SóProvas


ID
2425396
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A solução é uma forma farmacêutica líquida, límpida e homogênea, que contém um ou mais princípios ativos dissolvidos em um solvente adequado ou numa mistura de solventes miscíveis. Considere a seguinte definição: “solução de reagente, de concentração conhecida, destinada ao uso em determinações quantitativas”. Assinale a alternativa que apresenta o correto tipo de solução correspondente à definição apresentada:

Alternativas
Comentários
  • Conforme o Formulário Nacional da Farmacopeia Brasileira, 2ª ed., revisão 02, 2012:

    A. Solução volumétrica: É a solução de reagente, de concentração conhecida, destinada ao uso em determinações quantitativas. Na Farmacopeia Brasileira a concentração das soluções volumétricas é expressa em molaridade. É designada por “SV”.

    B. Solução molar: É a solução que contém uma molécula-grama do soluto em 1000 mL da solução. Os múltiplos e submúltiplos da solução molar, também, são designados por números inteiros ou frações decimais como: 2 M, 1 M, 0,5 M, 0,1 M etc.

    C. Solução indicadora: É a solução de indicador em solvente específico e concentração definida. É designada por “SI”.

    D. Solução normal: (Sem definição no Formulário Nacional.) A normalidade é uma forma de expressar a concentração de uma solução. A normalidade indica o número de equivalentes-grama do soluto em 1 (um) litro de solução. Esta é calculada através do quociente entre o número de equivalente-grama (eg) de soluto dissolvidos e o volume de solução em litros.

    E. Solução corretiva: (Sem definição no Formulário Nacional.) Pode-se dizer de solução para adição de componentes que serão agregados para a adequação da forma farmacêutica.