-
A pluviometria nas pradarias,não apresenta regularidade,ao contrário,são baixas.
"São regiões muito amplas e oferecem pastagens naturais para animais de pastoreio e as principais espécies agrícolas alimentares foram obtidas das gramíneas naturais através de seleção artificial. Ocorre em regiões onde a queda pluviométrica é muito baixa para suportar a forma de vida da floresta ou em regiões de floresta onde as questões edaficas favoreçam o desenvolvimento de gramíneas e desfavoreça o de plantas lenhosas"
-
O clima da região é ameno devido a sua posição subtropical, e o regime de chuvas é constante e há ocorrências de geadas nos meses mais frios. O clima da região é denominado subtropical úmido.
As pradarias tropicais são quentes durante o ano, mas as pradarias temperadas têm estações quentes e frias.
Sua amplitude térmica alcança índices elevados, como em Uruguaiana, considera a mais alta do Brasil, com 7° a/a.
-
No domínio das pradarias, (Região Sul) a distribuição anual da pluviometria e da temperatura do ar apresenta elevada regularidade (Elevada IRREGULARIDADE/variação de chuvas e temperatura) em função da posição geográfica da área, (subtropical) seu relevo, e a atuação dos sistemas atmosféricos intertropicais e polares. (massa de ar Polar)
-
Discordo de quem disse que a pluviometria nas pradarias é baixa ou irregular. O ERRO NÃO ESTÁ AQUI. As pradarias apresentam distribuição regular de chuvas durante o ano, porém não é tão alta (até +/- 1200mm), mas também não é tão baixa. O erro é pelo fato de afirmar que as temperaturas apresentam regularidade, sendo que é a região com maior variação/amplitude de temperatura do Brasil, podendo atingir de 0 a 35°C e, inclusive, nevar em alguns locais.
Dica de ouro: Isso que foi dito é fato porque quanto mais distante da linha do Equador, ou seja, quanto maior a latitude do lugar, MAIOR será sua amplitude térmica (posição geográfica).
Fontes:
- http://portaldomeioambiente-pampasgaucho.blogspot.com.br/2010/06/o-clima.html
- http://www.todamateria.com.br/tipos-de-clima/
- Disciplina de agrometereologia na universidade.
-
O bioma das pradarias encontra-se espalhado por diversas partes do planeta, como as áreas centrais dos Estados Unidos, Canadá, sul do Brasil, Argentina e Uruguai. Pode ser encontrado perto de desertos, em climas tropicais e climas temperados. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude.
A afirmativa está incorreta.
-
Pradarias = pampas = Sul do Rio Grande do Sul = Subtropical = grande amplitude térmica e incidência da mCe no verão e mTa e mPa no inverno.
Portanto,regularidade na temperatuda, ERRADO; regularidade na distribuição pluviométrica anual, CERTO.
-
"Típicos de regiões de clima subtropical e com chuvas regulares, é a vegetação típica do Sul do Brasil e de regiões da Argentina e Uruguai."
http://www.infoescola.com/geografia/campos/
No verão a temperatura nos pampas pode chegar a 35ºC e no inverno pode chegar abaixo de zero, em algumas regiões acontecem geadas. A precipitação anual é por volta de 1.200 mm. Para você ter uma ideia, a precipitaçãos média anual do semiárido é inferior a 800 mm.
O erro do enunciado foi afirmar que a distribuição anual da temperatura do ar apresenta elevada regularidade.
"Barbaridade tche!"
Um salve para nossos amigos gaúchos
-
Os pampas (pradaria brasileira) estão no Sul do Brasil, onde o clima é o subtropical.
Nesta região, no inverno, há a penetração de frente polar da mPa, o que dá origem a chuvas frontais, geadas e BAIXAS TEMPERATURAS, contribuindo para a grande amplitude térmica da região, que não conta com regularidade da temperatura do ar.
As médias anuais de pluviosidade são elevadas e há boa distribuição das chuvas durante todo o ano.
Resposta: Errado
-
QUESTÃO DE GEOGRÁFIA das brabas...
-
As pradarias (ou relvados) indicam um tipo de vegetação herbácea fechada semelhante aos estepes, ou seja, coberta de vegetação rasteira (grama, capim) em vastas planícies desprovidas de árvores e arbustos, geralmente formada próxima aos desertos. A diferença essencial entre as pradarias e os estepes é determinada pelo clima, ou seja, as pradarias ocorrem em climas mais úmidos, enquanto os estepes em climas mais secos. Devido a sua posição geográfica, a distribuição anual de pluviometria e de temperatura do ar não é regular, apresentando elevada amplitude.
A afirmativa está incorreta.
fonte;https://www.todamateria.com.br/geografia