-
A questão requer uma leitura um pouco mais cuidadosa. Está correta, pelo fato de estar havendo períodos de seca na Amazônia Ocidental, há vários anos.
-
A distribuição de precipitação na bacia é sensivelmente menos uniforme. O movimento meridional do Sol entre os paralelos 23o27’ cruzando a linha do Equador duas vezes por ano em intervalos de seis meses conjuntamente com a fonte de água e ar quente que é o Oceano Atlântico, são os principais fatores que determinam os padrões de clima e conseqüentemente a pluviosidade da região Amazônica. A quantidade média de vapor de água armazenado na atmosfera (água precipitável) é da ordem de 35 mm, enquanto a media mundial é de 28 mm, conferindo à região condições isotérmicas, com alta pluviosidade. A pluviosidade anual é maior na costa Norte com valores acima de 3.250 mm, sendo que esse valor decresce em direção a Amazônia Central atingindo um mínimo de 1.750 mm., a partir da Amazônia Central, a quantidade anual de precipitação começa a aumentar, desta feita em direções Nordeste e Sudeste. Na direção Nordeste, encontraram-se os maiores índices, ficando em torno de 3.500 mm e a Sudeste, esses valores são menores alcançando 2.250 a 2.500 mm. Porem, esses índices pode chegar a 5.000 mm.ano-1, na região Andina.
QUESTÃO CORRETA.
-
Fazendo vista que a Amazônia possui clima do tipo equatorial, a amplitude favorece a formação pluviométrica por quase todo o ano.
-
Não seria HOMOGÊNEA? A chuva é bem distribuída durante o ano (temporal) no clima equatorial que é característico da Amazônia. Na questão espacial pode até ser. Essa questão me gerou grandes dúvidas.
-
Pelo fato que as arvores absorve a agua do solo e faz com que possa chegar aos mais altos galhos das arvores, fazendo com o que a produção de chuva seja bem distribuida em toda sua localização e periodp do ano.
-
Estudante concursos, também penso que deve ser Homogênea.
-
A distribuição das chuvas na Amazônia é bastante irregular, apresentando variabilidade espacial e temporal. As médias anuais de precipitações variam de mais de 6000 mm nas encostas dos Andes a aproximadamente 1600 mm na interface da Amazônia com o cerrado do Planalto Central Brasileiro sendo a média geral da ordem de 2300 mm anuais.
A afirmativa está correta.
-
Não entendi!! AMAZÔNIA( clima equatorial) a chuva bem distribuida ao longo do ano.
-
Galera, a distribuição pluviométrica não é homogênea, pois não ocorre o mesmo índice pluviométrico em toda a região. Questão certa!
"Na foz do rio Amazonas, no litoral do Pará e no setor ocidental da região, o total pluviométrico anual geralmente excede os 3.000 mm. De Roraima até o leste do Pará as chuvas ocorrem com menor freqüência, ficando em torno de 1.500 a 1.700 mm anuais. O período chuvoso da região ocorre nos meses de verão/outono, com exceção de Roraima e parte do Amazonas, onde as chuvas ocorrem mais no inverno."
FONTE: http://www.sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Clima/?pg=3
-
Vale a pena conferir a matéria sobre a seca na Amazônia Ocidental: https://www.ana.gov.br/noticias-antigas/seca-na-amazania-inflaciona-o-dia-a-dia.2019-03-15.5225785209
-
A floresta não possui uma grande homogeneidade, como costuma-se acreditar. A heterogeneidade é refletida inclusive no regime de chuvas.
A diversidade da floresta amazônica já foi objeto de apontamento de Aziz Ab´Saber, como podemos notar no trecho a seguir:
Os ecossistemas ocorrentes no domínio morfoclimático e fitogeográfico da Amazônia brasileira guardam interesses científicos e didáticos. O fato de a região ter sido apresentada sempre como o império das florestas equatoriais, de disposição zonal, acarretou distorções sérias nos estudos dos ecossistemas regionais. É certo que, em termos do espaço total amazônico, predominam esmagadoramente os ecossistemas de florestas dotadas de alta biodiversidade. Entretanto, se levarmos em conta o conceito original de ecossistema, independentemente das disparidades espaciais de sua ocorrência, chegaremos a um número bem maior de padrões ecológicos locais ou subregionais. - Ab'Sáber (2002)
Resposta: Errado