SóProvas


ID
2426293
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Qual parâmetro promove aumento da eficiência de uma coluna de cromatografia líquida de alta eficiência?

Alternativas
Comentários
  • Gab: B (Partículas regulares na fase estacionária. Por que isso aumenta a eficiência? Essas partículas estão relacionados ao recheio que compõem a fase estacionária, quando mais regulares, uniformes e pequenas, menor será o tempo em que as moléculas, relacionadas à determinado analito, levaram para alcançar a superfície, ou seja, teram menos caminhos para percorrer até atingirem o detector.. Isso resulta em um menor alargamento da banda cromatográfica, e consequentemente uma maior eficiência.   

     

     

     

     c) Difusão molecular na coluna. ErradaQuanto maiores as difusões da molécula em uma FM pior será a eficiência. Por que isso acontece? Porque as moléculas tenderão a se difundir mais na FM, tendo um espalhamento delas. Logo, atingiram o detector em instantes diferentes, resultando em um banda mais larga, com consequente diminuição da eficiência. 

     

     d) Vazão muito baixa de fase móvel. Errada. Vazões muito baixas, acabam proporcionando um aumento do tempo em que os analitos levam para chegar ao detector. Isso resulta em picos cada vez mais largos, resultando em uma diminuição da eficiência.

     

     

     e) Partículas grandes na fase estacionária. ErradaParticulas são que nem poros, quando maiores as partículas, mais caminhos múltiplos as moléculas encontrarão para percorrer até chegar à superfície, resultando em um tempo diferente que as diversas moléculas de um mesmo analito gastam para atingir o detector. Isso promove um alargamento da banda, consequentemente, uma diminuição da eficiência da separação cromatográfica.