SóProvas


ID
2426488
Banca
Quadrix
Órgão
CRO - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Em todas as organizações existem valores, símbolos, rituais e práticas que surgiram no processo de aprendizagem para lidar com problemas de adaptação externa e integração interna. A cultura organizacional significa o conjunto de valores, crenças, rituais e normas existentes em uma organização, caracterizando-se pela sua aceitação implícita pelos membros da organização. Ela pode ser reforçada pelo próprio processo de seleção, que elimina as pessoas com características discrepantes com relação aos padrões estabelecidos, ou enfraquecida caso a escolha recaia em elementos diametralmente opostos. A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas representam:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito dado como A.

    A cultura, para Mondin (1980), “é tudo aquilo que o homem adquire ou mesmo produz com o uso de suas faculdades: todo o conjunto do saber e do fazer, ou seja, da ciência e da técnica, e tudo aquilo que, com o seu saber e seu fazer, extrai da natureza”.

    Para uma melhor compreensão do trabalho, Ferreira e Assmar (2002), também tomando por base os estudos de Schein (1991), conceituam o que são artefatos, crenças e valores e pressupostos básicos, como elementos de uma Cultura Organizacional, conforme adaptamos abaixo:

    ·  Artefatos e criações: se caracterizam como o nível mais superficial da cultura, configurando as estruturas e processos organizacionais e as manifestações visíveis, que incluem a linguagem, arquitetura, tecnologia, objetos decorativos, vestuários e as cerimônias observadas;

    ·  Crenças e valores: são as filosofias, estratégias e metas, ou seja, são as regras, princípios, normas e valores éticos que direcionam o comportamento de um grupo, seus objetivos e os meios utilizados para atingi-los. Vale destacar que crença é tudo aquilo que as pessoas acreditam ser verdade dentro das suas metas e objetivos, enquanto valor significa o que as pessoas acreditam ser importante;

    ·  Pressupostos básicos e premissas: esses refletem as crenças inconscientes e inquestionáveis, que estão no nível mais profundo, sendo perceptíveis a partir de uma investigação mais profunda da Cultura Organizacional. São os valores, as crenças, percepções, sentimentos compartilhados pelos membros da organização e que dão resultado positivo, repetindo-se e sendo aceitos, incorporando-se e consolidando-se no nível do inconsciente e se transformando em um pressuposto básico.

     

    Fonte: http://www.administradores.com.br/artigos/academico/artefatos-culturais-no-mundo-do-trabalho/70725/

  • Gab. A.

    mas poderia ser E tb.

  • Não entendi o porquê de a alternativa E não ser considerada a resposta da questão.

    Força, foco e fé que dá certo! 

  • Marquei letra E e errei.

    Gabarito:A

  • Depende do autor, Maximiano que considerada os símbolos, outros, como Chiavenato, engloba os símbolos dentro dos artefatos.

    Fazer o quê? De acordo com a banca verificar qual autor ela utiliza.

  • Estudar para concurso é complicado. Tem que conhecer muito bem a banca e estudar so por ela, pois não conheço essa banca e ela considera a letra A como gabarito sendo que para mim e para outros, a correta seria letra E Artefatos. Affff, 

  • DEFINIÇÃO DE CHIAVENATO(2004) 

     

    A arquitetura do edifício, as salas e mesas, o tamanho e arranjo físico dos escritórios que definem o grau de igualdade ou diferenciação entre as pessoas  e o tipo de comportamento desejado representam símbolos materiais. 

     

    OBS : LEMBRE-SE QUE OS SÍMBOLOS CONSTITUEM A COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL