SóProvas


ID
2426905
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

Alguns esteroides presentes na natureza são caracterizados pela sua alta especificidade e poderosa ação que exercem no músculo cardíaco. Esses esteroides ocorrem como glicosídeos esteroidais e devido a sua ação sobre o músculo cardíaco são denominados de glicosídeos cardioativos ou cardíacos. Sobre os glicosídeos cadioativos, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:


I. Embora os termos glicosídeo digitálico e glicosídeo cardioativo sejam, em geral, utilizados como sinônimos, glicosídeo cardioativo é um termo muito mais abrangente; o termo digitálico deve ser reservado para os agentes derivados das espécies do gênero Digitalis (popularmente conhecidas como digital ou dedaleira).

II. A digoxina pode ser chamada de glicosídeo digitálico porque  é extraída da Digitalis lanata. A ação farmacológica da digoxina é decorrente da sua capacidade de inibir a adenosina trifosfatase sódio potássio (Na+-K+-ATPase), principalmente em células do músculo cardíaco, o que gera um aumento de sódio intracelular e diminuição de potássio intracelular. O aumento da concentração sódica intracelular induz um aumento da concentração cálcica intracelular, via canais de Na+-Ca++, resultando em efeito global inotrópico positivo.

III. Apesar de ser capaz de produzir arritmias cardíacas, a digoxina é uma droga considerada segura quando comparada à digitoxina, já que não fornece risco de ocorrência de bloqueio átrio-ventricular e bradicardia, reações adversas comuns com a digitoxina (classificada como droga com índice terapêutico estreito). A digitosina é extraída da espécie Digitalis purpúrea.

 

Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Tanto a digoxina quanto a digitoxina são fármacos com baixo índice terapêutico.

    A digoxina é uma das mais utilizadas.

    Ambas apresentam o risco de bloqueio AV e bradicardia (reflexo vagal aumentado decorrente do aumento do efeito inotrópico positivo)

    Rang & Dale 2016.