C)
12.11. Melhoria dos Processos
Para melhorarmos um processo, temos de melhorar a sua média (aumentar ou reduzir, de acordo com a situação) e sempre reduzir sua variabilidade.19
Vamos voltar ao nosso caso citado? Se o processo de fabricação de um brinquedo está apresentando os resultados analisados a seguir, um de nossos objetivos será baixar o valor da média.
32+35+36+38+38+38+39+42+45= 38,11
Dessa forma, o ideal é produzir em menos tempo, não é mesmo? Assim, ao reduzirmos o tempo médio de fabricação, ganharemos eficiência.
Outro objetivo importante é o da redução da variabilidade. Isso decorre do fato de que não nos adianta muito ter uma boa média se os resultados variam muito.
No caso em questão, a redução da variabilidade do tempo gasto na produção nos forneceria uma maior previsibilidade do processo de fabricação – auxiliando no planejamento.
Além disso, a previsibilidade também é fundamental quando estamos falando dos requisitos de qualidade e do tempo de entrega ao cliente, por exemplo.
A moderna gestão da qualidade é focada exatamente na redução da variabilidade dos processos de trabalho. Dentre os programas mais conhecidos que focam nesse ponto, podemos citar o Seis Sigma, programa desenvolvido na Motorola nos anos 1980 que tem como objetivo reduzir o número de problemas para menos de 3,4 partes por milhão.