SóProvas


ID
2431870
Banca
FGV
Órgão
AL-MT
Ano
2013
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto

                                           Portas fechadas

      A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

      A primeira é ter universidades e institutos de pesquisas, públicos e privados, com padrões internacionais, convivendo com o setor produtivo em um robusto Sistema Nacional do Conhecimento e da Inovação, interagindo com os qualificados centros científicos e tecnológicos do mundo.

      A segunda envolve as empresas. Não entra no mundo da inovação o país cujos empresários se limitem a produzir apenas o que é inventado fora, porque têm aversão a investimentos em pesquisas e desenvolvimento ou porque o setor público despreza a inovação ao não vincular seus financiamentos à criatividade da empresa. Para entrar no mundo da inovação é necessário que os incentivos fiscais e financeiros exijam contrapartida criativa das empresas beneficiadas.

      A terceira porta trata da estabilidade institucional. Não é possível o país ser inovador se professores e pesquisadores são obrigados a parar por falta de recursos ou salários ou se leis instáveis mudam constantemente as regras de funcionamento dos centros de pesquisa. Da mesma forma, não há como um país ser inovador se seus empresários não souberem quais leis nortearão o funcionamento da economia, a política fiscal, o grau de abertura comercial e de intervenção estatal.

      Uma quarta e decisiva porta para o mundo da inovação é a educação básica de qualidade máxima e equivalente para todas as crianças e jovens. Cada criança que não aprende idiomas, regras básicas das ciências e da matemática é um capital inovador interrompido.

      Mas a mais necessária porta para o mundo da inovação é a vontade nacional de dar um salto para ingressar no seleto conjunto de países inovadores. O Brasil não parece ter a vontade para fazer hoje os sacrifícios necessários para entrar em um mundo inovador, daqui a 20 ou 30 anos. Nossa mentalidade imediatista e obscurantista não olha a longo prazo, nem dá valor aos produtos da inteligência, mantendo fechadas as portas que nos separam do mundo da inovação.

                                                                                                                    (Cristovam Buarque)

Para ingressar neste mundo...”. Sobre o emprego da forma do demonstrativo sublinhada é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Matheus, o "nessa" retoma um termo anterior no texto (nesse caso ele retoma "mundo de inovação" do final da oração anterior) e o "nesta" faz referência a algo que vai ser dito a frente no texto. O que acontece é que os autores de textos nem sempre usam esses dois termos de maneira correta e a FGV acaba "se aproveitando" disso para elaborar questões acerca desse tema.  

  • A FGV adora questões com Pronomes Demonstrativos, principalmente com os pronomes Este/esse.

  • Difícil digitarem GABARITO A? Tem gente que estuda no "limitado" aqui.

  • Letra A.

     

    Este(a) e seus derivados (deste(a), destes(as)...) - Podem ser catafóricos e anafóricos, vai depender do contexto.

    Esse(a) e seus derivados - Só podem ser anafóricos.

     

    No caso do texto o "neste" está retomando o "mundo da inovação".

  • DICA: Finalize a frase no pronome demonstrativo...Se conseguir entender a o que ele se refere, então será corretamente o ESSE ou seus derivados!!

     

      A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste.....NESTE OQ?? MUNDO DA INOVAÇÃO.... Termo anteriormente comentado no texto. Então o correto seria NESSE!!!

  • NESTE: Quando se refere a algo ou alguém que está próximo de quem fala // Quando se refere ao presente ou futuro;

    NESSE: Quando se refere a algo ou alguém que está próximo a quem se fala // Quando se refere ao passado ou a algo que já foi dito anteriormente.

    GABARITO A

  • ''A história oferece uma certeza: não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.''

    ''Neste mundo'' o pronome demonstrativo está certo, pois o "T" faz referência catafórica, ou seja, futura. Isso olhando de maneira isolada as passagens.

    Não obstante, a questão pede a substituição para ''NESSE'', está correta ? SIMMMM

    Nesse, agora, vai se referir a mundo da inovação que é o mesmo mundo que o NESTE está se referindo.

    A letra E está errada justamento por isso: no segmento, percebe-se que o NESTE foi empregado para referir ao "mundo das inovações" e não propriamente ''MUNDO"

  • Nem li as outras questões. A primeira a resposta é "nessa" faz menção a termo anterior (anafórica). Já o termo "neste" não está devidamente adequado pois faz menção ao futuro.

  • Gabarito A

    for non-subscribers

  • Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas

    Note que tal mundo ainda não existe, logo podemos usar, normalmente, o nisso ( em + isso)

    Este, esta e isto indicam coisas próximas de quem fala , e o esse, essa e isso indicam algo próximo à pessoa com quem fala.

    "liga‐se ao termo mais próximo, entre dois citados anteriormente."

    Na verdade, até poderia ligar, mas tal pronome não teria um termo após o mesmo.

    Exemplo :

    "Para ingressar neste" , dai estaria retornando " parte do mundo da inovação"

    Gabarito A)

  • GABARITO - A

    não tem passaporte para o futuro econômico e social o país que não for capaz de fazer parte do mundo da inovação. Para ingressar neste mundo, o país deve abrir pelo menos cinco portas.

    NESSE / NESSA - ANAFÓRICOS - Retomam o que fora dito

    NESTE / NESTA - CATAFÓRICOS - Antecipam o que vai ser dito.

    Estamos retomando uma ideia apresentada.

  • A✓,faz referência a um termo já dito anteriormente.

  • FGV + Substituição de Neste por Nesse = Correto