SóProvas


ID
243430
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
PC-RN
Ano
2009
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Assinale a opção correta em relação aos poderes administrativos e à organização administrativa.

Alternativas
Comentários
  • A - INCORRETA

    Trata-se do poder discricionário

    B - INCORRETA

    Trata-se do poder vinculado

    *Houve inversão da letra A com a letra B

    C - INCORRETA

    Poder disciplinar -  Poder de aplicar penas disciplinares. 

    D - INCORRETA

     

    A desconcentração é simples técnica administrativa, e é utilizada, tanto na Administração Direta, quando na Indireta.

    Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.Na desconcentração, as atribuições administrativas são outorgadas aos vários órgãos que compões a hierarquia, criando-se uma relação de coordenação e subordinação entre um e outros. Isso é feito com o intuito de desafogar, ou seja, desconcentrar, tirar do centro um grande volume de atribuições para permitir o seu mais adequado e racional desempenho.

    Na desconcentração, as atribuições administrativas são outorgadas aos vários órgãos que compões a hierarquia, criando-se uma relação de coordenação e subordinação entre um e outros. Isso é feito com o intuito de desafogar, ou seja, desconcentrar, tirar do centro um grande volume de atribuições para permitir o seu mais adequado e racional desempenho.

    E - CORRETA

  • Gabarito E

    Ocorre a chamada descentralização administrativa quando o Estado (União, DF, estados ou municípios) desempenha algumas de suas funções por meio de outras pessoas jurídicas. A descentralização pressupõe duas pessoas jurídicas distintas: o Estado e a entidade que executará o serviço, por ter recebido do Estado essa atribuição.

    Ocorre a chamada desconcentração quando a entidade da Administração, encarregada de executar um ou mais serviços, distribui competências, no âmbito de sua própria estrutura, a fim de tornar mais ágil e eficiente a prestação dos serviços.

  • Poder Discricionário - é aquele do qual dispõe a Adminstração Pública para editar atos discricionários, aqueles para os quais a lei permite ao adminstrador liberdade de avaliação quanto aos critérios de conveniência e oportunidade em função do interesse público, nos limites da lei.  

    Poder Vinculado   - é aquele que a lei confere à Administração Pública para a prática de ato de sua competência, determinando os elementos e requisitos necessários à sua formalização, neste a administração fica "presa" aos dispositivos legais, ele tem de agir conforme a lei exige.

    Poder Disciplinar - é aquele pelo qual a Administração Pública pode, ou melhor, DEVE apurar as infrações e, conforme o caso, aplicar devidas punições a seus servidores públicos e demais pessoas sujeitas à disciplina interna da Administração.

  • a) Errada. No poder vinculado o agente administrativo deve agir exatamente como manda a lei, sem margem de tolerância para a conveniência e oportunidade.

    b) Errada. O poder discricionário não é expresso. Ao contrário. O poder discricionário é aquele onde o agente deverá decidir pois a lei não alcançou completamente o que fazer no caso concreto.

    c) Errada. A discrição da assertiva está se referindo, em parte, ao poder hierárquico.

    d) Errada. O examinador fez uma grande mistura dos conceitos de desconcentração (criação de um órgão sem personalidade jurídica) e a descentralização.

    e) Correta.
     
  • DESCENTRALIZAÇÃO x DESCONCENTRAÇÃO 

    A atividade administrativa pode ser prestada de duas formas, uma é a centralizada, pela qual o serviço é prestado pela Administração Direta, e a outra é a descentralizada, em que o a prestação é deslocada para outras Pessoas Jurídicas.

    Assim, descentralização consiste na Administração Direta deslocar, distribuir ou transferir a prestação do serviço para a Administração a Indireta ou para o particular. Note-se que, a nova Pessoa Jurídica não ficará subordinada à Administração Direta, pois não há relação de hierarquia, mas esta manterá o controle e fiscalização sobre o serviço descentralizado.

    Por outro lado, a desconcentração é a distribuição do serviço dentro da mesma Pessoa Jurídica, no mesmo núcleo, razão pela qual será uma transferência com hierarquia.

    Autor: Daniella Parra Pedroso Yoshikawa

  • A) refere-se ao poder discricionário; ERRADA
    B) refere-se ao poder vinculado; ERRADA
    C) refere-se ao poder hierárquico; ERRADA
    D) Desconcentração => divisão de órgãos, a Administração Direta continua com a execução do serviço, há subordinação;
         Descentralização => Administração Direta para a outra entidade por ela criada a titularidade e a execução do serviço, não há subordinação, mas vinculação ou controle finalístico, também chamado de tutela administrativa. ERRADA
    E) CORRETA.
  • GABARITO: E

    VOCÊ QUE NAO TEM ACESSO, APERTE ÚTIL !

  • Foi duro encontrar a menos errada nesta questão, hein?!

     Para mim, tanto a "D" como a "E" possuem atecnicas. Na "D", o examinador conseguiu misturar tudo! Desconcentração...descentralização...

    Na "E", entendo que no fenômeno da descentralição por outorga legal, há a transferência de titularidade do serviço da entidae política para a entidade administrativa e, não, apenas a "atribuição de desempenho".

     

    A menos bizarra foi a "E" mesmo.

     

     

  • DESCONCENTRAÇÃO: Órgão

     

    DESCENTRALIZAÇÃO: Entidade

     

    beijos

  • GAB: LETRA E

    Complementando!

    Fonte: Manual de Direito Administrativo 6ª edição Licinia Rossi (pg 253)

    A alternativa A está errada: no poder vinculado não há margem de opção para a vontade do agente. A assertiva A conceitua poder discricionário.

    Alternativa b: erradaesta assertiva conceitua poder vinculado.

    Alternativa c: erradaesta assertiva conceitua poder hierárquico.

    Alternativa d: errada. Vide esquema abaixo:

    DESCENTRALIZAÇÃO

    ---> Há a criação de uma NOVA PESSOA JURÍDICA – são criadas entidades com personalidade jurídica autônoma.

    ---> Não há hierarquia entre o ente que descentralizou e o ente descentralizado

    ---> As entidades descentralizadas respondem judicialmente pelos prejuízos que causarem aos particulares

    ---> Ex.: Transferência da execução de um serviço público para a Administração Indireta ou para a iniciativa privada

    DESCONCENTRAÇÃO

    ---> A distribuição ocorre na MESMA PESSOA JURÍDICA – os órgãos públicos não possuem personalidade jurídica.

    ---> Há hierarquia e subordinação entre os órgãos – vinculação hierárquica.

    ---> Os órgãos, por não possuírem personalidade jurídica, não podem ser acionados diretamente perante o Poder Judiciário

    ---> Ex.: Transferência entre órgãos da MESMA pessoa política.

    Portanto, correta a alternativa e, que deveria ser assinalada.

  • Descentralização

     

    1. Conceito: Consiste na criação de uma entidade com personalidade jurídica, vinculada ao ente que o criou, sujeita ao controle finalístico.

     

    CESPE/MPU/2015/Analista Judiciário: A criação de autarquia é uma forma de descentralização por meio da qual se transfere determinado serviço público para outra pessoa jurídica integrante do aparelho estatal. (correto)

     

    CESPE/PC-RN/2009/Delegado de Polícia Civil: A descentralização pressupõe pessoas jurídicas diversas: a que originalmente tem ou teria titulação sobre certa atividade e aquela a que foi atribuído o desempenho da atividade em causa. (correto)

     

    2. Características

    a) Cria uma nova pessoa jurídica

    b) Não há hierarquia, apenas controle e fiscalização.

    c) Relação de vinculação.

     

    3. Classificação

    a) Outorga, descentralização por serviço, funcional ou técnica

    a.1) É transferida a titularidade e a execução do serviço público

    a.2) É conferida para pessoas jurídicas de direito público

    a.3) É realizada mediante lei específica

     

    CESPE/MEC/2014/Técnico: Caracteriza-se a descentralização por , quando o Estado, por meio de , atribui a pessoa jurídica de direito público a titularidade e a execução de serviço público. (errado)

     

    b) Delegação ou descentralização por colaboração

    b.1) Apenas a execução é transferida, a titularidade continua sob custódia do Estado

    b.2) É conferida às entidades de direito privado ou a particulares

    b.3) É realizada mediante ato ou contrato

  • Em relação aos poderes administrativos e à organização administrativa, é correto afirmar que: A descentralização pressupõe pessoas jurídicas diversas: a que originalmente tem ou teria titulação sobre certa atividade e aquela a que foi atribuído o desempenho da atividade em causa.

  • Os macetes ajudam muito nessas horas

    DesCONcentração - COM hierarquia

    Descentralização - Sem hierarquia