Gerentes de primeira linha. Em uma organização, o nível mais baixo em que indivíduos são responsáveis pelo trabalho de outros é chamado de administração ougerência de primeira linha, ou de primeiro nível. Os gerentes de primeira linha dirigem apenas empregados de execução; não supervisionam outros gerentes. Exemplos de gerentes de primeira linha são o “capataz”, ou o supervisor de produção numa fábrica, o supervisor técnico num departamento de pesquisas e o supervisor administrativo num grande escritório. Os gerentes de primeiro nível são frequentemente chamados de “supervisores”
Segundo Robert L. Katz:
●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de um organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).
http://tgasegsemestre.blogspot.com.br/
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre as habilidades gerenciais propostas por Katz. Neste caso, devemos marcar a alternativa que contém o nível hierárquico em que a habilidade técnica é mais utilizada.
Conforme a lição de Maximiano (2018), Robert Katz é um dos principais nomes quando o assunto posto à mesa é o estudo das habilidades gerenciais. Katz é responsável por retomar e aprofundar algumas ideias de Fayol. No quesito que estamos estudando aqui (Habilidades gerenciais), ele as dividiu em três categorias. Sendo elas:
- Habilidade técnica: é a habilidade intimamente relacionada com a atividade específica do gerente. Estão relacionados às habilidades técnicas: os conhecimentos, métodos e equipamentos necessários para a realização das atividades que estão no campo da sua área especializada do gestor.
- Habilidade humana: é a área que envolve a compreensão das pessoas e das suas necessidades, interesses e atitudes. Tem a ver com a capacidade de entender, liderar e trabalhar com pessoas.
- Habilidade conceitual: é a habilidade que envolve a capacidade de compreender e lidar com a complexidade da organização como um todo e usar, a partir disso, o intelecto para formular estratégias. A criatividade, planejamento, raciocínio abstrato e entendimento do contexto são representações da habilidade conceitual.
De acordo com Chiavenato (2014, p.10): "à medida que se sobe para os níveis mais elevados da organização, diminui a necessidade de habilidades técnicas, enquanto aumenta a necessidade de habilidades conceituais. Os níveis inferiores requerem considerável habilidade técnica dos supervisores para lidar com os problemas operacionais concretos e cotidianos da organização."
Dito isso, podemos tirar as seguintes conclusões:
A e B - incorreta. A habilidade conceitual é mais usada na administração superior, alta gerência.
C - incorreta. A habilidade humana é mais usada na gerência intermediária.
D - correta. A habilidade técnica é típica da supervisão de primeira linha.
Entendemos, portanto, que a alternativa "D" é a correta.
GABARITO: D
Fontes:
CHIAVANATO, I. Introdução à Teoria Geral da Administração. 9. ed. Barueri, SP: Manole, 2014.
MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.