SóProvas


ID
2439004
Banca
IBADE
Órgão
PC-AC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal
Assuntos

Sobre as características do inquérito pode se dizer que ele é:

Alternativas
Comentários
  • (D)

    CARACTERÍSTICAS DO INQUERITO POLICIAL:

    INQUISITORIAL: Não há contraditório. O inquérito policial é um procedimento...Sendo assim, não possui contraditório...Logo, ele é inquisitivo.

    INFORMATIVO: O inquérito policial não pode servir de fundamentação para a sentença...Tendo em vista que os seus atos não foram submetidos ao contraditório...O inquérito policial serve unicamente de peça informativa...Que autoriza a propositura da ação penal (justa causa = lastro probatório mínimo)...

    ESCRITO:O artigo 9º do CPP dispõe que:“Todas as peças do inquérito policial serão, num só processado, reduzidas a escrito ou datilografadas e, neste caso, rubricadas pela autoridade”.

    INDISPONÍVEL:A autoridade policial não possui discricionariedade para arquivar o inquérito policial...Sendo assim, após a sua instauração, somente o Juiz poderá arquivar o inquérito policial...


    DISPENSÁVEL OU PRESCINDÍVEL:A instauração do inquérito policial não será obrigatória...O MP pode obter a prova da materialidade do crime e os indícios de autoria...Através de peças de informação, termo circunstanciado ou justa causa...


    SISTEMÁTICO: A investigação criminal é uma tentativa de reconstrução histórica do fato criminoso...Sendo assim, deve ser organizada de forma lógica...Obedecendo à ordem cronológica dos fatos.


    UNIDIRECIONAL:A finalidade do inquérito é apurar fatos e encaminhar os resultados à apreciação do MP...Logo, não cabe à autoridade policial formular qualquer juízo de valor sobre a investigação...O objetivo (direcionamento) do inquérito é exclusivamente o Ministério Público.

  • Nao se pode confundir sistema processual acusatorio com a caracteristica do IP que é inquisitório

  • ODISEI

     

    Obrigatório/Indisponível ---> para o delegado

    Dispensável ---> para o MP

    Inquisitório/Inquisitivo

    Sigiloso

    Escrito

    Informal

  • SAI AÍ DOIDO! E

     

    S igiloso

    A dministrativo

    I nquisitivo

     

    A utoridade

    I nformal

     

    D ispensável

    O ficioso

     I ndisponível

    D iscricionário

    O ficial

     

    E scrito (não sei aonde encaixar! kkkk..)

  • GABARITO: LETRA D

     

    Inquisitório --> NÃO HÁ CONTRADITÓRIO E AMPLA DEFESA

  • Incorreta

    A) inquisitivo e público sigiloso

    incorreta

    B) acusatório e informativo o que é acusatório é a ação penal. O IP é inquisitivo.

    Incorreta

    C) igiloso e contraditório no IP não tem contraditório nem ampla defesa, porém tem defesa que não é ampla.

    Correta

    D) inquisitório e informativo

    Incorreta

    E) sigiloso e acusatório.o que é acusatório é a ação penal. O IP é inquisitivo.

  • D ispensável (para MP ou querelante)

    I nquisitivo

    E escrito

    S igiloso

    D iscricionário

    O ficial

    O ficioso

    I ndispensável

  • Será sigiloso (Art.20, cpp) salvo, ao advogado parcialmente, que só saberá das coisas depois da realização dos atos do ip.

  • GB D

    PMGO

  • Características do IP:

    Inquisitivo - não há acusação, não há contraditório e ampla defesa;

    Discricionário - margem de conveniência e oportunidade. Não cabe discricionariedade quando houver requisição do Juiz/MP/Min. da Justiça;

    Escrito - em forma de Relatório. Característica NÃO absoluta;

    Ofisioso - pode ser iniciado de ofício quando a AP for pública;

    Oficial - presidido por Autoridade Policial;

    Dispensável - é peça informativa, não vinculando a abertura da ação penal;

    Indisponível - não pode desistir, não pode arquivar (apenas o Juiz!);

    Sigiloso - visa blindar vítima/investigado.

  • Olha o pacote anticrime pra mudar essa questão

  • O inquérito policial é um complexo de diligências que são efetivafas pela polícia investigativa, com o objetivo de reunir elementos de informação suficientes a respeito da autoria e materialidade de uma determinada infração, a fim de proporcionar a futura ação penal, por parte do titular da ação ( MP) .
  • SEI-DOIDÃO

    S- igiloso

    E- scrito

    I- ndisponivel

    D- ispensável

    O- ficioso

    I- nquisitivo

    D- iscricionario

    A- administrativo

    O-ficial

  • O Inquérito Policial é um procedimento administrativo, preparatório da ação penal e presidido pelo Delegado de Polícia, que visa apurar as infrações penais e sua autoria, conforme previsto no artigo 4º e seguintes do Código de Processo Penal Brasileiro.



    O Inquérito Policial possui características, como: 1) OFICIOSIDADE: a autoridade policial deverá atuar de ofício; 2) DISCRICIONARIEDADE: diz respeito as condução da investigação e as diligências determinadas pelo Delegado de Policia; 3) ESCRITO: as peças do Inquérito Policial serão reduzidas a termo e juntadas no caderno investigatório; 4) SIGILOSO: com atenção ao acesso do advogado as peças já produzidas e documentadas, conforme súmula vinculante 14 do STF; 5) AUTORITARIEDADE: presidido pelo Delegado de Polícia que é autoridade Pública; 6) INDISPONIBILIDADE: a Autoridade Policial não poderá mandar arquivar os autos do Inquérito Policial; 7) INQUISITIVO: não há neste momento o contraditório; 8) OFICIALIDADE: o inquérito policial é um procedimento oficial; 9) AUTORITARIEDADE: presidido pelo Delegado de Polícia, artigo 144, §4º, da Constituição Federal.

    Com relação aos prazos para o término do inquérito policial, este tem como regra geral o disposto no artigo 10 do Código de Processo Penal, ou seja, 10 (dez) dias, se o indiciado estiver preso e 30 (trinta) dias, quando estiver solto.


    É preciso ter atenção com relação aos prazos previstos na legislação extravagente, como exemplos a lei 11.343/2006 (lei de Drogas) que prevê o prazo de 30 (trinta) dias para o indiciado preso e 90 (noventa) dias para o indiciado solto, e os inquéritos policiais militares, que deverão terminar no prazo de 20 (vinte) dias se o indiciado estiver preso e de 40 (quarenta) dias quando estiver solto.


    Outro ponto desta matéria que é preciso ter atenção é com relação a contagem dos prazos, no caso de indiciado preso a regra a ser seguida é a do artigo 10 do Código Penal: “O dia do começo inclui-se no cômputo do prazo. Contam-se os dias, os meses e os anos pelo calendário comum", ou seja, começa a contar do dia da prisão. Já no caso do indiciado solto o prazo será contado na forma do artigo 798, §1º, do Código de Processo Penal, vejamos: “Não se computará no prazo o dia do começo, incluindo-se, porém, o do vencimento"


    A) INCORRETA: O inquérito policial realmente é inquisitivo e não há neste momento o contraditório, mas ao contrário do descrito na presente alternativa o IP é sigiloso, artigo 20 do Código de Processo Penal:


    “Art. 20.  A autoridade assegurará no inquérito o sigilo necessário à elucidação do fato ou exigido pelo interesse da sociedade."

    B) INCORRETA: a presente alternativa está incorreta na primeira característica citada, visto que o inquérito policial é inquisitivo e não há neste momento o contraditório. Já a segunda característica está correta, pois o inquérito policial é um procedimento administrativo que visa a fornecer elementos de informação ao Ministério Público para o ajuizamento da ação penal.


    C) INCORRETA: A presente alternativa está incorreta pelo fato de que o inquérito policial é um procedimento inquisitivo e não há, neste momento, o contraditório.



    D) CORRETA:  O inquérito policial é um procedimento inquisitivo e não há, neste momento, o contraditório e é um procedimento administrativo que visa a fornecer elementos de informação ao Ministério Público para o ajuizamento da ação penal.



    E) INCORRETA: o inquérito policial realmente é um procedimento sigiloso, artigo 20 do Código de Processo Penal, mas é um procedimento inquisitório.


    Resposta: D




    DICA: Leia sempre mais de uma vez o enunciado das questões, a partir da segunda leitura os detalhes que não haviam sido percebidos anteriormente começam a aparecer.



  • PM PB BORAH 2022