- 
                                a– Preciso falar urgentemente com o senhor! (3º parágrafo) 
- 
                                O ponto de exclamação é um sinal de pontuação que confere à frase uma entoação exclamativa, estando relacionado com uma vertente emocional da linguagem e com a transmissão de um sentimento. É usado: - Em frases exclamativas, expressando sentimentos diversos, como admiração, desejo, alegria, espanto, raiva, entre outros. Exemplos: Que belo dia de sol! Quem me dera ficar em primeiro lugar! Que desgraça! Estou furiosa com você! - Em frases imperativas, expressando ordem. Exemplos: Pare imediatamente com esse barulho! Saia agora! - Em interjeições, expressando alegria, tristeza, dor, espanto, alívio, raiva, entre outros. Exemplos: Ufa! Que alívio! Ai! Cortei meu dedo! - Nos vocativos, substituindo a vírgula. Exemplos: Filipe! Está na hora de dormir. Não coma tão depressa, menina! Crianças! O ponto de exclamação pode ser utilizado com o ponto de interrogação, indicando surpresa na realização da pergunta. Exemplos: O quê?! Como foi isto acontecer?! O que será de nós?! O ponto de exclamação pode aparecer duplicado ou triplicado, quando enfatiza e intensifica o sentimento que está sendo expresso. Exemplos: Sim!!! Sim!!! – gritaram as meninas, cheias de alegria. Amei!!! Contem comigo, que ideia fantástica! 
- 
                                Acertei a questão, mas estou com uma dúvida, o texto está escrito de forma errada ao não colocar o ponto exclamação ou ele é facultativo? 
- 
                                vamos ser mais objetivo nos comentários, ao invês de pegar uma análise geral do que é EXCLAMAÇÃO (acredito que a maioria que está aqui sabe o que é)vamos focar no motivo dos erros das alternativas. Assim vamos economizar tempo em leituras desnecessárias.  
- 
                                Qual é o erro da alternativa D ? 
- 
                                Escolhi a D, mas acho que entendi o erro: no texto, as reticências "vai longe..." passam uma ideia de desdém. com a exclamação, para mim, a ideia passa a ser a de ironia.   
- 
                                O ponto de exclamação é um sinal de pontuação que confere à frase uma entoação exclamativa, estando relacionado com uma vertente emocional da linguagem e com a transmissão de um sentimento. É usado: - Em frases exclamativas, expressando sentimentos diversos, como admiração, desejo, alegria, espanto, raiva, entre outros. (Sinceramente, não tem como deixar a frase com tom de ironia mencionado pelo colega).   
- 
                                Marieli Soares
 A exclamação não preserva o sentido original do texto para essa mesma frase.
 Como a outra colega Debora FR disse, no texto a frase da alternativa D passa uma idéia de desdém, e com exclamação o sentio muda.
 
- 
                                Fiquei na dúvida entre a A e a D, foi necessário reler o texto e entender que na D tem ironia e a A já esta com o sentido esperado de uma exclamação. Gabarito A. 
- 
                                Como resolvi essa questão: TEXTO: Dias desses, fui ouvir as mensagens do celular. Uma voz aflita de mulher: – Preciso falar urgentemente com o senhor. O ponto de exclamação é um sinal de pontuação que confere à frase uma entoação exclamativa, estando relacionado com uma vertente emocional da linguagem e com a transmissão de um sentimento. => aflita TEXTO:  – Quando pequena ela queria ser professora, mas escolheu a carreira artística. Ainda bem! Comentei, muito discreto: – É... ela vai longe... As reticências são os três primeiros passos do pensamento que continua por conta própria o seu caminho.
 A utilização deste género de pontuação indica um pensamento ou ideia que ficou por terminar e que transmite, por parte de quem exprime esse conteúdo, reticência, omissão de algo que podia ser escrito, mas que não o é.
 Pra mim não podia substituir a reticência por exclamação, pois a ideia ficou por terminar. Diferente da letra "A" que explana a aflição da personagem. http://www.dicionarioinformal.com.br/significado/retic%C3%AAncia/1792/   
- 
                                GABARITO: letra A   Minha análise sobre a questão:   A) Ao meu ver, tanto o ponto final quanto a exclamação poderiam ser usados. A exclamação dá um tom mais expressivo à frase, mas não altera o sentido.   B) A frase é uma afirmação e não uma pergunta. Não é possível colocar um ponto de interrogação aqui.   C) O ponto e vírgula representa uma pausa mais forte que a vírgula. Neste caso, a vírgula poderia ser usada depois do adjunto adverbial ("quando pequena"), mas o ponto e vírgula seria um exagero.   D) As reticências dão uma noção de ironia à afirmação. Deste modo, não podemos trocar as reticências por um ponto de exclamação.   E) Os parênteses são usados para guardar uma explicação ou um comentário sobre o que está escrito; ou seja, o que está dentro dos parênteses não é essencial para o entendimento da frase. Neste caso, isolar "febre de fama" entre parênteses deixa a frase sem sentido ("Essa me dá calafrios" ⇨⇨⇨ essa o quê?). 
- 
                                TEM QUE MANTER O SENTIDO TBM! A) Dias desses, fui ouvir as mensagens do celular. Uma voz aflita de mulher: – Preciso falar urgentemente com o senhor.
 - Preciso falar urgentemente com o senhor! (3º parágrafo) (CORRETA)
 
 B) Como é uma pergunta indireta não tem interrogação.
 
 C)  – Quando pequena, ela queria ser professora, mas escolheu a carreira artística. (9º parágrafo)
 
 D) " Comentei, muito discreto: " Se ele comentou muito discreto, então não pode te exclamado.
 
 E) Parênteses são geralmente utilizados para isolar comentários acessórios.
 
- 
                                
                            
- 
                                Pra quem está reclamando de comentários mais detalhados sobre determinado assunto, uma solução muito simples existe: NÃO O LEIA!!! Não é porque você ou a maioria sabe que não terá utilidade a ninguém. Por mais óbvio e simples que pareça ser o assunto, há pessoas que podem não o conhecer, e quando o leem conseguem sanar alguma dúvida ou coisa nova que ainda não haviam visto. 
- 
                                GABARITO A     Travessão serve para --> No discurso direto, para indicar a fala da personagem ou a mudança de interlocutor nos diálogos.   Para separar expressões ou frases explicativas, intercaladas.   Para destacar algum elemento no interior da frase, servindo muitas vezes para realçar o aposto.   Para substituir o uso de parênteses, vírgulas e dois-pontos, em alguns casos. 
- 
                                Não entendi o porque desse trecho ser o terceiro parágrafo "– Preciso falar urgentemente com o senhor! ". Alguém pode apontar os dois parágrafos anteriores a esse parágrafo. 
- 
                                GAB  A
 Confesso que fiquei em duvida com a letra E, mas como o parênteses é apenas um termo acessório , e se nós retirarmos (febre de fama) da frase , ela fica estranha.
 
- 
                                Toda vez que tem um ponto parágrafo termina um parágrafo. E como identificar o ponto parágrafo no texto? É aquele que termina uma frase e a próxima só começa com letra maiúscula afastado da margem no parágrafo nacional ou só na próxima linha no parágrafo americano. 
- 
                                	A alternativa (A) é a correta, pois o advérbio “urgentemente” e a expressão anterior a esta frase “Uma voz aflita de mulher” transmitem que a fala da mulher tem um tom emotivo, o que sugere a inserção do ponto de exclamação.  	A alternativa (B) está errada, pois o contexto não admite uma pergunta, mas uma afirmação de que haveria perguntado algo. Dessa forma, há erro no emprego do ponto de interrogação.  	A alternativa (C) está errada, pois a estrutura adverbial não pode ser separada por ponto e vírgula.  	A alternativa (D) está errada, pois no texto original há o emprego de reticências,  	o que denota uma noção de prolongamento, realçando a ironia crítica. Com a mudança da pontuação, esta noção de prolongamento e de crítica perde força.  A alternativa (E) está errada, pois o sujeito “Essa febre de fama” não pode receber parênteses.  
 
 
 
 
 
 
- 
                                C) No caso do adjunto adverbial deslocado não cabe ponto e vírgula, o correto seria a vírgula. Prof. Alexandre Soares QC 
- 
                                Para mim o advérbio "urgentemente" deveria estar separado por vírgulas nesse caso, não?   Pois entendo que ele está colocado entre FALAR (VTI) e seu Objeto indireto COM O SENHOR.