-
Aposto é o termo que especifica, explica, esclarece, desenvolve ou resume outro termo da oração. Na escrita, vem separado por dois-pontos, vírgula ou travessão. Em A, o aposto do termo mercadoria é batata, cebola e alho. Em D, o aposto é a antiga Vila Rica do período da mineração, termo que esclarece, amplia o significado de Ouro Preto. Quando não há pausas na leitura, o aposto não vem separado do termo ao qual se refere por sinais de pontuação. Nesse caso, ele é chamado de aposto especificativo, a exemplo do que ocorre em B: o termo Mário de Andrade é aposto de poeta. Apenas em C não ocorre aposto. O trecho entre vírgulas, que se refere ao termo Tiradentes, classifica-se como oração adjetiva explicativa, e não como aposto.
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa - Com a Nova Ortografia da Língua Portuguesa. 48. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2008, p. 365 e 366.
-
A letra C é uma oração subordinada adjetiva explicativa, visto que vem separado por virgulas. Caso fosse uma oração s. s. apositiva, talvez pudesse, dependendo do enunciado, ser considerada uma questão correta. ^~
RESP: C
DEUS ABENÇOE!
-
-
A) Aqui está a mercadoria perdida: batata, cebola e alho.= Aposto enumerativo.
B) O poeta Mário de Andrade participou da Semana de Arte Moderna.= Aposto especificativo
C) Tiradentes, que fica em Minas Gerais, é a mais simpática das cidades históricas.=
Oração subordinada adjetiva explicativa ! Não confunda com aposto.
D) Ouro Preto, a antiga Vila Rica do período da mineração, recebe milhares de visitantes todos os anos.= Exerce função de aposto.
Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!
-
Oração Subordinada Adjetiva Explicativa
Com Pontuação, Funciona como aposto, Refere-se a um unidade ou faz generalização.
Quando acrescenta qualidades ou esclarece melhor o significado do termo a que se refere.
EX: O Brasil, que luta pela democracia, passou por uma forte crise.
-
o posto especificativo não teria de vir necessariamente entre vírgulas?