SóProvas


ID
2442979
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Os administradores de rede com uma carga de trabalho excessiva não têm tempo para gerenciar a rede de forma a promover melhorias e otimizações. O relato de problemas por parte dos usuários diretamente com esses administradores é um dos fatores que contribuem para a grande carga de trabalho. É necessário minimizar o impacto no negócio, garantindo que os níveis de qualidade de serviço acordados sejam mantidos. Qual processo do ITIL V3 pode melhorar esta situação?

Alternativas
Comentários
  • Alternativa correta: E. 

     

    Gerenciamento de Incidentes: restaura a operação do serviço (reativo). 

     

    No meu ver o correto seria "Cumprimento de Requisições", pois a questão fala "[...] O relato de problemas por parte dos usuários diretamente com esses administradores é um dos fatores que contribuem para a grande carga de trabalho [...]". Ou seja, o fato dos problemas serem relatados diretamente com os administradores está contribuindo para essa situação. 

     

    Sendo assim, o correto seria implementar o processo "Cumprimento de Requisições" para administrar essa demanda dos usuários de uma forma melhor. E além de tudo isso a questão não disse que há problemas na rede, para justificar o gerenciamento de incidentes. Enfim, comentem!

  • Também marquei letra b. Contudo, analisando a questão e tentando buscar uma justificativa para o gabarito, cheguei nas seguintes conclusões:

     

    1º - Quando a questão diz que os administradores de rede com uma carga de trabalho excessiva não têm tempo para gerenciar a rede de forma a promover melhorias e otimizações, percebe-se que a qualidade do serviço pode ter sido afetada, ou seja, pode ser que o serviço não esteja operando dentro da normalidade e que isso seja um incidente. Mais adiante, a questão reforça esse entendimento quando diz que é necessário minimizar o impacto no negócio, bem como garantir que os níveis de qualidade de serviço acordados sejam mantidos. Para tanto, o Gerenciamento de Incidentes poderia resolver esse incidente o mais rápido possível, restabelecendo o serviço normal dentro do prazo acordado nos ANSs através de alguma solução de contorno, fazendo uma avaliação do incidente e informando as possíveis causas ao processo de Gerenciamento de Problema ;

     

    2º - Nesse momento, o Gerenciamento de Problema poderia identificar a causa raiz do problema, que consiste no fato de relatos de problemas por parte dos usuários estarem sendo informados diretamente aos administradores de rede ao invés de serem através da Central de Serviço. Dessa forma, o Gerenciamento de Problema identificaria a causa do incidente e preveniria sua recorrência.

     

    3º - Uma provável solução seria implementar o processo Cumprimento de Requisição ou criar uma Central de Serviço, evitando que os usuários informem os problemas diretamente com os administradores.

     

    Portanto, o processo do ITIL V3 que pode melhorar a situação apresentada, minimizando o impacto no negócio, garantindo que os níveis de qualidade de serviço acordados sejam mantidos e atuando de forma reativa ao evento que pode estar comprometendo a qualidade é o Gerenciamente de Incidentes, que, por sua vez, iria resolver o incidente o mais rápido possível, restabelecendo o serviço normal dentro do prazo acordado nos ANSs. Não seria Gerenciamento de Problemas, pois ele seria usado para identificar a causa raiz (o relato de problemas por parte dos usuários diretamente com os administradores). Não seria Cumprimento de Requisição, pois este processo poderia ser utilizado como solução, após atuação do Gerenciamento de Incidentes e do Ger. de Problemas.

     

    Resumidamente, a ordem seria a seguinte: Gerenciamento de Incidentes ->  Ger. de Problemas -> Cumprimento de Requisição.

     

    Enfim, foi apenas uma tentativa de justificar a questão e levantar uma discussão.

  • fui de letra E

     

    No itil está bem explícito assim

     

    minimizar o impacto dos incidentes que não pode ser previstos ==> problemas

     

    minimizar impacto para o negócio ==> incidente

  • Quando uma questão é mal formulada de uma banca que provavelmente é  vendida, temos questões como essa que à bibliotéca de ITIL é clara em expressar que o Gerenciamento de Demanda  seria a forma de diminuir a quantidade de trabalho do Administrador de Rede.
    De acordo com a apostila do Prof. Cesar Felipe
    ( https://s3.amazonaws.com/ppt-download/apostilaoficialitilv3-www-cesarfelipe-com-br-121226145518-phpapp01.pdf?response-content-disposition=attachment&Signature=AZAAigRR%2Fd6WpqXwcVJNeDzJFAA%3D&Expires=1500746537&AWSAccessKeyId=AKIAJ6D6SEMXSASXHDAQ )
    Temos o seguinte conceito:
    A Demanda não gerenciada de forma eficiente é uma fonte de rescos para o provedor de serviços, pois causa incerteza da demanda.  Capacidade em excesso gera custos sem criar valor para prover uma base para recuperá-los. 

  • Relato de problemas tem a ver com incidentes e Service Desk. Requisições é outro assunto
  • O relato de problemas por parte dos usuários diretamente com esses administradores é um dos fatores que contribuem para a grande carga de trabalho. 

    Por causa desse trecho, pensei que era a B.