SóProvas


ID
244600
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um incêndio está ocorrendo na cozinha de um
restaurante situado no segundo andar de um prédio de doze
andares. O edifício conta com os seguintes sistemas de proteção
contra incêndios: extintores portáteis, hidrantes e chuveiros
automáticos (sprinkles). Além disso, há, no prédio, uma brigada
de incêndio.

Considerando a situação hipotética descrita acima, julgue os itens
a seguir, acerca de prevenção e combate a incêndios.

O fato de o restaurante utilizar gás liquefeito de petróleo (GLP) para preparar as refeições faz supor que o fogo pertença à classe B, devendo-se, então, utilizar pó químico seco em seu combate.

Alternativas
Comentários
  • Os extintores são carregados com agentes extintores que ajudam a combater um incêndio. Diferentes agentes combatem incêndios usando suas diferentes propriedades, podendo ser mais ou menos eficazes dependendo do material que está em combustão.


    • Água pressurizada, que extingue o fogo por resfriamento. Utilizada em materiais sólidos como madeira, papel, tecidos e borracha.
    • Bicarbonato de sódio, também chamado de Pó Químico.
    • Dióxido de Carbono, também chamado de Gás Carbônico, que extingue o fogo por retirar o oxigênio. Utilizado em líquidos e gases (como a gasolina, o álcool e o GLP) e materiais condutores que estejam potencialmente conduzindo corrente elétrica.
    • Halon, utilizado em equipamentos elétricos por apagar incêndios sem deixar resíduos. Foi banido pelo Protocolo de Montreal por ser nocivo a camada de ozônio.
    • NAF, indicado para extinção em áreas ocupadas ou que possuam equipamentos eletrônicos. É considerado um Agente Limpo, pois não é residual, possui baixa toxicidade e não prejudica a camada de ozônio. Também não conduz eletricidade e é eficaz, substituindo o uso do Halon.
    • Não entendi! O item 23.13.3 da NR 23 diz que o extintor tipo "químico seco"  usar-se-á  nos fogos das Classes B e C.
    • A questão te induz a achar que o fogo é da classe B só porque o restaurante utiliza gás GLP ( leia a questão: faz supor que o fogo seja da classe B ). A questão não te afirma que o fogo é classe B, No restaurante o maioria dos focos de incêndio serão da classe A.

    • Na verdade, como se trata de um retaurante, portanto trabalho na cozinha batante intenso, eu creio que é mais importante o extintor de incendio classe K, utilizado em oleos e gorduras de cozinha.

    • A classe B, seria uma gasolina, uma tinta, uma graxa, um líquido que se queimaria na superfície, por mais que o gás ai seja líquido, na atmosfera ele age como um gás, causando uma explosão, devido a sua pressão.

      ele está falando do gás de cozinha, o butijão ou o gás canalizado.