SóProvas


ID
2448478
Banca
VUNESP
Órgão
UNESP
Ano
2015
Provas
Disciplina
História
Assuntos

A África só começou a ser ocupada pelas potências europeias exatamente quando a América se tornou independente, quando o antigo sistema colonial ruiu, dando lugar a outras formas de enriquecimento e desenvolvimento das economias mais dinâmicas, que se industrializavam e ampliavam seus mercados consumidores. Nesse momento foi criado um novo tipo de colonialismo, implantado na África a partir do final do século XIX [...].
(Marina de Mello e Souza. África e Brasil africano, 2007.)

A partilha da África entre os países europeus, no final do século XIX,

Alternativas
Comentários
  • (A) buscou conciliar os interesses de colonizadores e colonizados, valorizando o diálogo e a negociação política.

    Falso. Os interesses discutidos eram os dos países europeus.

    (B) respeitou as divisões políticas e as diferenças étnicas então existentes no continente africano.

    Falso. Não se respeitou nenhum tipo de divisão pré-existente na África.

    (C) ignorou os laços comerciais, políticos e culturais até então existentes no continente africano.

    Correto. Não houve respeito às estruturas já instituídas na África.

    (D) privilegiou, com a atribuição de maiores áreas coloniais, os países que haviam perdido colônias em outras partes do mundo.

    Falso. Não houve este tipo de pensamento, e isso fica claro quando se observa o caso de Portugal, que obteve poucas terras.

    (E) afetou apenas as áreas litorâneas, sem interferir no Centro e no Sul do continente africano.

    Falso. Com exceção da Etiópia e da Libéria, todos os países africanos foram dominados.

    https://brainly.com.br/tarefa/13397205#readmore

  • GABARITO - C

    Os europeus não se preocuparam com as diferentes religiões e costumes dos diferentes povos africanos, eles simplemesmente dividiram o território da maneira deles, o que resultou em diversos conflitos físicos entre os africanos.

    Caveira!

  • A) Incorreta. A partilha da África foi realizada considerando somente os interesses econômicos e geopolíticos dos países colonizadores, cujos povos colonizados foram subjugados.

    B) Incorreta. Os europeus dividiram o continente africano de forma arbitrária, como lhe convinham. Muitas fronteiras foram criadas sem levar em conta os aspectos políticos e as diferentes etnias.

    C) Correta. A partilha do continente africano, que foi realizada entre os países europeus: Inglaterra, Alemanha, França, Bélgica, Itália, Portugal e Espanha, no final do século XIX, desintegrou a estrutura dos países africanos, provocando a ocidentalização desses países. Os europeus impuseram seu domínio político e econômico, desarticulando relações políticas, econômicas e sociais tradicionais. Geraram violência e incentivaram rivalidades entre grupos para que se enfraquecessem.

    D) Incorreta. As colônias na África foram conquistadas pelos países europeus através de novos domínios territoriais e permanências de possessões anteriores. A Conferencia de Berlim foi realizada para regulamentar a divisão do território e tentar resolver os problemas advindos da partilha, cujas fronteiras foram delineadas através de uma corrida dos países pela conquista dos territórios. Os países que tinham sua industrialização consolidada, Inglaterra e França, lideraram a partilha.

    E) Incorreta. Os europeus partilharam 90% do território africano, ou seja, praticamente todas as áreas do continente foram afetadas pelo neocolonialismo europeu.

    Gabarito: C

    Estratégia Concursos