SóProvas


ID
2449480
Banca
UFMT
Órgão
POLITEC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido. Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções criminosas que lá encontram mão de obra disponível. Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações com organizações criminosas, não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam sendo colocados nas mesmas celas de autores de estupros e homicídios.

A respeito do uso da vírgula, segundo as normas da escrita padrão, analise as afirmativas a seguir.

I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial que, se estivesse no final da frase, não haveria necessidade do uso desse sinal de pontuação.

II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução adverbial no início da frase como modificador da direção do discurso.

III - Em Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal.

IV - No trecho Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do pronome relativo.

Estão corretas as afirmativas 

Alternativas
Comentários
  • Analisando as alternativas:

    I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial (Correto) que, se estivesse no final da frase, não haveria necessidade (Correto.) do uso desse sinal de pontuação.

     

    II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução adverbial(Correto) no início da frase como modificador da direção do discurso.

     

    III - Em Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal. Correto

     

    IV - No trecho Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do pronome relativo. (ERRADO!)

    Apesar de "EM QUE" retomar o termo "TRÁFICO PRIVILEGIADO",  isso não quer dizer que as vírgulas estão ali por sua causa. Elas estão na frase funcionado mais como um termo EXPLICATIVO para dá mais ênfase ao termo anterior ao pronome relativo.

     

    Só nos resta a letra A.

     

     

    * Tipo de questão desse tipo sempre é bom verificar as alternativas erradas, pois assim podemos ir eliminando-as, assim, fica mais fácil encontrarmos o gabarito.

     

    * Claro que é remendável aplicar sempre o conhecimento em primeiro lugar!

  • IV - No trecho Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à delimitação da oração subordinada adjetiva explicativa

  • Não seria concessiva? Se alguém puder me auxiliar. Obrigada

  • Brenda, existe uma subordinada adjetiva dentro da subordinada adverbial concessiva.
  • As concessivas concedem ou admitem uma situação contrária que foi dito na or. principal.

    ex: Irei mesmo que ele não vá.

    Embora fizesse muito calor, levei o agasalho.

    Ela gosta do marido, apesar dos defeitos dele.

    Espero ter ajudado.

    Força e fé

  • A respeito do uso da vírgula, segundo as normas da escrita padrão, analise as afirmativas a seguir.

    I - Em Nas prisões, o comércio de drogas não é coibido., a vírgula separa a expressão adverbial que, se estivesse no final da frase, não haveria necessidade do uso desse sinal de pontuação. Correto. Nas prisões é adj adverbial de lugar.

    II - No trecho Ao contrário, ele surge como atividade principal de poderosas facções, a vírgula se deve à presença da locução adverbial no início da frase como modificador da direção do discurso. Correto

    III - Em Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" [...] não ser mais considerado crime hediondo, detidos continuam, a vírgula foi usada para separar a oração subordinada da principal. Correto.

    Apesar de o chamado "tráfico privilegiado" (oração subordinada adverbial concessiva)

    detidos continuam sendo colocados nas mesmas celas de autores de estupros e homicídios (oração principal)

    IV - No trecho Apesar de o chamado "tráfico privilegiado", em que não existem relações, a vírgula deve-se à presença do pronome relativo.

    A vírgula está presente por causa da oração subordinada adjetiva explicativa que no caso é a seguinte: , em que não existem relações com organizações criminosas