SóProvas


ID
2451238
Banca
FEPESE
Órgão
JUCESC
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto.
Muito obrigado, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexo a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesmo recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibido a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigado, mais uma vez por sua interferência.
Sobre o texto, avalie as afirmativas que seguem.
1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal.
2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase.
3. O aviso posto no mural está corretamente redigido.
4. O texto é uma narrativa.
5. Não há desvio na colocação do pronome na expressão sublinhada, pois há corretamente uma ênclise.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Alternativas
Comentários
  • 1- Certo. São erros: Obrigado (deveria ser obrigada); anexo (anexos, pois se refere aos documentos); eu mesmo (eu mesma, pois é uma mulher que narra); é proibido (é proibida, por que "a conversa" está com o artigo - determinante) e obrigado (deveria ser obrigada).

    2- Certo.

    3 - Errado. O correto é: "É proibido conversa..." ou "É proibida a conversa..."

    4 - Certo.

    5 - Errado. Não pode ser ênclise por que o advérbio (não) atrai o pronome para se construir próclise: "Não me concentro na ..."

  • Reescrevendo o texto corretamente, ele ficaria assim :

    Muito obrigada, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexos a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesma recebi dele. Não me concentro na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibida a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigada, mais uma vez por sua interferência.

  • ''Não concentro-me...''

     

    Sabendo que palavras com valor negativo (nunca, jamais, não) atraem a próclise (pronome antes do verbo), já eliminamos alternativas A, B, E. Restam-nos apenas C e D.

     

     

    Analisemos o que foi escrito no mural:

     

    “É proibido a conversa durante o expediente de trabalho.”

     

    A expressão "é proibido" deveria ter sido flexionada no feminino, uma vez que há a presença de um determinante (artigo "a"). Portanto, o correto seria: "é proibida a conversa..." O trecho do mural está incorreto. Com isso, eliminamos a alternativa D.

     

    Gabarito C

  • O trecho possui, realmente, 5 erros de concordância. Vejamos:

     

    Muito obrigada, disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexos a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesma recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibida a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigada, mais uma vez por sua interferência.

     

     

     

  • Lembrando:

    A expressão “é proibido”, bem como “é preciso”, “é necessário”, “é bom”, “é permitido” permanecem invariáveis em gênero (masculino) e número (singular), quando o artigo “a” não aparecer.

     

    EX: A entrada de crianças menores de 6 anos é proibida

    EX: É proibida a entrada...

    EX: É proibido falar ao celular neste local!

  • Gabarito: C

     

    Muito obrigado (obrigada), disse ela angustiada em sua mesa de trabalho. Preciso enviar, anexo (anexos) a este ofício, os documentos solicitados por meu chefe, incumbência que eu mesmo (mesma) recebi dele. Não concentro-me na atividade por causa do barulho deste ambiente de trabalho. Já coloquei um aviso no mural, em que escrevi em maiúsculas: “É proibido (proibida) a conversa durante o expediente de trabalho”, mas de nada adiantou. Obrigado (obrigada), mais uma vez por sua interferência.

     

    Sobre o texto, avalie as afirmativas que seguem.

     

    1. O texto apresenta cinco desvios de concordância nominal. Correta. Os desvios estão destacados em vermelho no próprio texto, e as correções em azul.

     

    2. A palavra “anexo” deveria estar no plural “anexos” para a correção da frase. Correta. A palavra "anexo" deve concordar com seu referente, que no caso é "os documentos solicitados por meu chefe". Como o referente está no plural, "anexo" também irá para o plural.

     

    3. O aviso posto no mural está corretamente redigido.Errada. O aviso corretamente redigido seria: “É proibida a conversa durante o expediente de trabalho”.

     

    4. O texto é uma narrativa. Correta. Percebe-se claramente que o narrador é o próprio personagem central da narrativa, que nesse caso é uma mulher.

     

    5. Não há desvio na colocação do pronome na expressão sublinhada, pois há corretamente uma ênclise. Errada. A palavra "não", assim como todos os advérbios, atrai para si o pronome oblíquo átono e formando obrigatoriamente a próclise. A redação correta da expressão sublinhada é: "Não me concentro na...".

     

  • Só um adendo na palavra anexo, via de regra, ela concorda com a  palavra a que se refere, todavia, quando inserida a preposição EM, ela fica invariável.

     

    Ex: Em anexo, envio os documentos.

  • Tanto erro no texto que chega ser incomoda a leitura.

     

    PC SC

  • GABARITO: letra C

     

    Basta saber duais coisas pra resolver a questão:

    • O item 5 está errado;

    • O item 2 está certo ou o 3 está errado.

  • Comentário dessa questão nos 10 minutos do vídeo.

    https://youtu.be/5fk7KagEqMc