De início, é importante se destacar a diferença entre grupo de trabalho e equipe de trabalho.
O grupo de trabalho pode ser definido como todo conjunto de profissionais que de alguma forma faz parte de um mesmo projeto, desenvolvendo as suas tarefas em busca de objetivos previamente definidos. E é sobre isso que o enunciado da questão trata.
Segundo Robbins (2005), um grupo de trabalho não tem a necessidade de se unir em um esforço conjunto em prol do alcance de algum objetivo. O desempenho do grupo é mensurado apenas pelo somatório dos resultados e contribuições de cada indivíduo.
Por outro lado, uma equipe de trabalho gera uma sinergia positiva por meio de esforço coordenado. Os esforços individuais resultam em um nível de desempenho maior do que a soma daquelas contribuições individuais (ROBBINS, 2005, p.213).
Sobre os demais itens, esses não fazem parte da interação entre seus componentes com finalidade de dividir informações e tomar decisões em uma organização.
A letra B está errada: Os Grupos de Ajuda Mútua (GAM) são encontros abertos, voluntários e gratuitos de pessoas que partilham um mesmo problema e que, partilhando as suas experiências esperam diminuir o stresse associado ao problema e aumentar as competências para lidar com o mesmo.
A letra C está errada: Time de resgate é parte das operações de salvamento.
A letra D está errada: Equipes de contato é parte das atividades de atendimento ao público em uma empresa.
A letra E está errada: Colegas de trabalho nem sempre estão disponíveis para qualquer ajuda, muitas vezes torcem para que você fracasse para depois comentar sua derrota com os demais.
Gabarito: Letra A.
Fonte:
ROBBINS, Stephen P. Comportamento Organizacional. Tradução técnica Reynaldo Marcondes. 11. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.