-
NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um computador dedicado a compartilhamento de arquivos através de NFS, CIFS ou DAFS (Direct Access Files). Cabe ressaltar que é um dispositivo dedicado exclusivamente ao compartilhamento de arquivos, centralizando a responsabilidade de servir os arquivos em uma rede e desse modo liberando recursos de outros servidores. Um dispositivo NAS combina a tecnologia dos arrays de discos com a inteligência de uma pequena unidade de processamento. Nesse sentido, é possível adicionar armazenamento na rede sem ser necessário desligar o servidor. Em outras palavras, o termo NAS (Network Attached Storage) refere-se, basicamente, a um servidor de discos capaz de exportar áreas por protocolos como o NFS, CIFS ou até mesmo o HTTP. Para isto, é utilizada a rede local, o que traz a vantagem de permitir que qualquer host da rede tenha acesso a dados comuns, porém possui as desvantagens de congestionar o tráfego da rede, bem como uma velocidade de acesso pequena, se comparada à de uma SAN.
Uma outra grande vantagem da arquitetura NAS é que os dados podem ser compartilhados entre diversos hosts, inclusive de sistemas operacionais diferentes, enquanto em uma SAN os dados são dependentes do sistema operacional.
Resposta: B.
-
Comparando a Letra D
Altos níveis de disponibilidade ==> duas ou mais interfaces de rede, e fonte redundante.
Segurança ==> suporte para administração via SSH
Tolerância a falhas ==> Vários drives SSD configurados em RAID nível 1
Desempenho. ==> suporte a protocolos peer-to-peer para transferência de arquivos,
Agora, Comparando a Letra B
Altos níveis de disponibilidade ==> duas ou mais interfaces de rede, fonte redundante,
Segurança ==> e suporte para SSL na comunicação com os clientes.
Tolerância a falhas ==> Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 1, software de suporte para clusterização,
Desempenho. ==> um ou mais drives SSD para cache
Sinceramente. Não sei o porquê a D estar errada.
-
B) CORRETA
A) "Vários drives de disco rígido configurados em RAID nível 0" => não provê tolerância a falhas.
C) "Sistemas operacional de tempo real" => este tipo de SO é utilizado somente em aplicações que a demandem como aviões, sistemas industriais, usinas...
D) "suporte para administração via SSH" => a administração ou gerencial não é requisito do enunciado. "Suporte a peer-to-peer" => salada de ideias para confundir o candidato.