SóProvas


ID
2457445
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
CBM-PE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Texto 2                                         

                                                 A transformação pelo fogo

                    "Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua sendo milho para sempre."

   Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira. São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.

    Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos: a dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, o pai, a mãe, perder o emprego ou ficar pobre. Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.

  Há sempre o recurso do remédio: apagar o fogo! Sem fogo o sofrimento diminui. Com isso, a possibilidade da grande transformação também.

    Imagino a pobre pipoca fechada dentro da panela. Lá dentro cada vez mais quente, pensa que sua hora chegou: vai morrer. Dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não pode imaginar um destino diferente para si. Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada para ela.

   A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM! E ela aparece como uma outra coisa completamente diferente, algo com que ela mesma nunca havia sonhado.

   Bom, mas ainda temos o piruá, que é o milho da pipoca que se recusa a estourar. É como aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o seu jeito de ser. A presunção, o medo são a dura casca do milho que não estoura. No entanto, o destino do piruá é triste, já que ficará duro a vida inteira.

   Piruás não vão se transformar na flor branca, macia e nutritiva. Piruás nunca vão dar alegria para ninguém.

Rubem Alves (da obra O amor que acende a lua). Disponível em: http://metaforas.com.br/a-transformacao-pelo-fogo. Acesso em: 10/03/2017. Adaptado.

No Texto 2, como verificamos em todo texto escrito, as orações e os períodos se organizam para atender a certos propósitos comunicativos do escritor. Acerca dessa organização, assinale a alternativa CORRETA. 

Alternativas
Comentários
  • Gab. A

    Questão simples e que pude responder sem grandes dificuldades.

    No segmento "Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira.” há dois verbos (em destaque) e consequentemente 2 sujeitos. Já que a questão pede o sujeito do verbo FICA vamos ao ponto fazer a pergunta.

    Quem ficará do mesmo jeito a vida inteira? Quem não passar pelo fogo.

  • Pq só eu não vejo os termos sublinhados? 

  • a

    No trecho: “Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito a vida inteira.” (1º parágrafo), o segmento sublinhado é o sujeito da forma verbal „fica‟ e está expresso na forma de uma oração. "Faço a pergunta ao verbo para encontrar o sujeito(quem é que fica?) resposta =(Quem não passa pelo fogo)". alternativa correta   (A)

    b

    No trecho: “São pessoas de uma mesmice e de uma dureza assombrosas. Só que elas não percebem e acham que seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.” (1º parágrafo), a expressão destacada introduz uma relação semântica de causalidade. "Esse (só que) tem o mesmo sentido de (porém) uma adversitade,oposição = uma oração coordenada sindética adversativa"  

    c

     No trecho: “Pode ser fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão ou sofrimento cujas causas ignoramos.” (2º parágrafo), se o segmento destacado for substituído por “que as causas ignoramos”, a coerência estará mantida. " O pronome cujo não adminite substituição na lingua portuguesa,se a questão falar que ele pode ser substituido,já pode marcar que está errado"

    d

    No trecho: “Sem fogo o sofrimento diminui.” (3º parágrafo), pode-se evidenciar uma relação semântica temporal. "não ,aqui temos uma condição"

    e

    No trecho: “A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz.” (5º parágrafo), a preposição destacada é opcional e poderia ser substituída por “em”.  "Não é pcional! . O verbo capaz rege a preposição (de) e não (em), porque quem é capaz é capaz de aguma coisa ou capaz de algo"

  • QUESTÃO DIFICULTOSA, PORÉM A [A] TRÁZ UM SENTIDO CORRETO DE SUJEITO, POIS QUEM PRONOME INDEFINIDO, É O SUJEITO DE FICA.

     

  • O termo destacado da letra A (o gabarito) é um sujeito oracional!

    Vejamos:

     “Quem não passa pelo fogo /fica/ do mesmo jeito a vida inteira.

    Pergunta antes, acha o sujeito: Quem fica? Não ficaria coerente dizer que a resposta seria QUEM, o correto seria dizer que o sujeito é: Quem não passa pelo fogo.

    Mas ai eu te pergunto: quem não passa pelo fogo?

    Resposta: Não se sabe.. por isso que este é um sujeito classificado como Sujeito Oracional!


    Espero ter ajudado, bons estudos!

  • Welligton Vanderley,

    capaz é um adjetivo e não verbo;
    A letra E está se referindo ao verbo imaginar que é um verbo transitivo direto.

  • não meu amigo (Concurseiro anônimo). verbo imaginar tem seu objeto direto que é (aquilo)! o adjetivo Capaz reger a proposição DE (de que ela é capaz)

  • estuda, que a vida muda haha!