De acordo com Chiavenato (2009) existem três tipos de barreiras comunicativas:
Barreiras pessoais: influenciam nas barreiras pessoais certos hábitos falhos na hora de ouvir, envolvendo emoções e outros tipos de sentimentos pessoais. Estas barreiras, como denominado pelo próprio nome, são pessoais, ou seja, singulares e distintas a cada pessoa.
Barreiras físicas: interferências físicas que ocorrem dentro do ambiente de comunicação. Ruídos no ambiente externo, uma janela que se abre no decorrer da conversa, a distância física entre a fonte e o destinatário, interferências na comunicação por aparelhos móveis, etc.;
Barreiras semânticas: limitações e distorções da comunicação feita através de símbolos – como gestos, sinais, etc. – que podem ter diferentes sentidos para cada pessoa, distorcendo o real significado da mensagem inicial.
CERTO.
I. Barreiras pessoais: são interferências que decorrem de limitações, emoções e valores humanos de cada pessoa. As mais comuns em situações de trabalho são os hábitos deficientes de ouvir, as emoções, as motivações, os sentimentos pessoais.
II. Barreiras físicas: são as interferências que ocorrem no ambiente em que decorre o processo de comunicação, como exemplo, ruídos estáticos na comunicação por telefone.
III. Barreiras semânticas: são as limitações ou distorções decorrentes dos símbolos por meio dos quais a comunicação é feita.
Está correto o que se afirma em:
d) todas.