SóProvas


ID
2462245
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

O Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional da Casa Civil da Presidência da República, desenvolveu a terminologia arquivística brasileira, com o objetivo de disseminar e recuperar a informação contida nos documentos. Com base no disposto, numere a coluna da direita de acordo com sua correspondência com a coluna da esquerda, que trata da terminologia aplicada ao controle de documentos de arquivo.

1. Avaliação.

2. Depósito.

3. Notação.

4. Protocolo.

5. Tabela de temporalidade.


( ) Ato pelo qual arquivos ou coleções são colocados, fisicamente, sob custódia de terceiros, sem que haja transferência da posse ou propriedade.

( ) Denominação geralmente atribuída ao setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso.

( ) Instrumento de destinação que determina os prazos de guarda em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos.

( ) Elemento de identificação das unidades de arquivamento, constituída de números, letras, ou combinação de números e letras, que permite sua localização.

( ) Processo de análise da documentação de arquivos, visando a estabelecer sua destinação, de acordo com seus valores probatórios.

Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Gaba: D

  • GAB. D

    Algumas considerações:

    (AVALIAÇÃO) Processo de análise da documentação de arquivos, visando a estabelecer sua destinação, de acordo com seus valores probatórios. PS: a avaliação pertence à fase de Destinação da Gestão de docs. (P.U.D).

    (DEPÓSITO) Ato pelo qual arquivos ou coleções são colocados, fisicamente, sob custódia de terceiros, sem que haja transferência da posse ou propriedade.

    (PROTOCOLO) Denominação geralmente atribuída ao setor encarregado do recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos em curso. PS: a ''autuação'' é uma tarefa exclusiva do setor Protocolo. O protocolo recebe, classifica, registra, autua, distribui, movimenta e expede.

    (TABELA DE TEMPORALIDADE) Instrumento de destinação que determina os prazos de guarda em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos. PS: somente são estabelecidos prazos para arquivos corrente e intermediário, para o arquivo permanente cabe recolhimento (pois a guarda é eterna, então não há que se falar em prazo).

    (NOTAÇÃO) Elemento de identificação das unidades de arquivamento, constituída de números, letras, ou combinação de números e letras, que permite sua localização.