-
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.
-
Podem me explicar uma coisa? Não seria o poder coercitivo uma conseqüência do poder de posição? Já que primeiro há a definição da posição e, com base nela, define-se quem tem o poder coercitivo.
Abraço.
-
MEU ENTENDIMENTO: O PODER COERCITIVO É UMA MANIFESTAÇÃO DE POSIÇÃO DO ESTADO EM RELAÇÃO A AULGUMA SITUAÇÃO.
-
Os cinco tipos de poder:
Poder de recompensa: Baseia-se na capacidade para alocar (dispor) resultados recompensadores – seja o recebimento de coisas positivas ou a eliminação de coisas negativas. Exemplos: Elogio, promoções, aumentos..
Os gerentes influenciam o comportamento por meio do uso de recompensas (uma variedade delas), para estimular o funcionário. Quando o poder de recompensa não for utilizado como forma de manipulação, ele é bem-vindo como forma de reconhecimento.
Poder Coercitivo: Baseia-se na distribuição de resultados indesejáveis – seja a recepção de algo negativo ou a remoção de algo positivo. O poder coercitivo explora o medo. Para influenciar o comportamento dos subordinados, os superiores recorrem a punições, como: “repreensões públicas”, designação para tarefas indesejáveis, descontos no pagamento, entre outros. OBS: Em algumas situações é necessário para corrigir comportamentos indesejáveis.
Poder Legítimo: Baseia-se nas normas, valores e crenças no sentido de que certos indivíduos possuem direito legítimo de governar ou influenciar os outros.
Na infância, as pessoas aprendem a aceitar ordens de figuras com poder – primeiro, os pais, depois os professores, e por fim, os chefes (líderes). Envolve a compreensão de hierarquia.
Poder de referência: É o poder de influenciar o outro pela força do seu carisma ou por características pessoais que são admiradas e servem como referência. Tem como base a identificação com o outro, desejo de ser semelhante ao outro.
Famosos líderes religiosos e personalidades políticas geralmente desenvolvem e usam o poder de referência – também chamado poder carismático-, para envolver e conquistar o público.
Poder de Especialização: Baseia-se na posse de experiência, conhecimento e talento. Pessoas que são vistas como especialistas numa determinada área podem influenciar as outras fornecendo-lhes conhecimento ou esperando conformidade com seus desejos.
-
Tá... Mas o que é o poder de posição afinal?
-
Certo,
De acordo com Peci/Sobral:
Existem cinco tipos de fontes de poder:
1) posição ou de cargo
2) carisma
3) especialização
4) acesso à informação
5) oportunidade
Poder de posição ou de cargo: é a posição que o indivíduo ocupa na estrutura organizacional.
Espero ter ajudado.
-
O enunciado está correto. O poder coercitivo é baseado no medo. A pessoa se submete ao poder de outra por medo das consequências negativas do comportamento. Emana, portanto, da aplicação (ou possibilidade) de sanções.
Gab: CERTO
-
Lida a questão, vamos para a resolução.
A questão em análise aborda um assunto relacionado ao processo
decisório ou à tomada de decisão, a qual sofre influência do poder da
liderança. Para respondê-la, precisamos explicar brevemente alguns exemplos de
poder: poder manipulativo - relacionado à manipulação (sentido negativo da
palavra) dos subordinados para a execução da decisão da chefia; poder
alienatório - é aquele em que o líder influencia seus liderados para que não se
envolvam com determinadas situações e se alienem do processo decisório; poder
calculista é aquele relacionado à antecipação dos fatos. É aquele em que o
líder atua de forma planejada e coordenada para atingir um resultado já pré-definido;
e o poder coercitivo – o qual é aquele de imposição de vontades, ou seja,
característico de lideranças autoritárias ou coercitivas.
Em face do exposto,
podemos afirmar que o poder coercitivo é decorrente do poder de posição da
liderança e, portanto, a questão em análise está correta.
Gabarito do Professor: CERTO.
-
@Robson Rachid, respondendo a sua pergunta: acontece que o poder coercitivo é FORMAL, está ligado a empresa, ao cargo. Como, por exemplo, o chefe dar uma punição ao subordinado. Também tipos de poder informais, tipo aquele colega seu que está na mesma hierarquia, mas pelo carisma ele motiva a equipe