-
GABARITO: E
É o perito que apresenta as opiniões e previsões de forma imparcial e neutra, discriminando os fatores psicológicos em jogo, sem adentrar no julgamento da questão legal.
-
A) A maior contribuição do perito será em relatar o que viu e ouviu, evitando a interferência de seu conhecimento técnico. PAPEL TESTEMUNHAL.
b) O perito deve atender aos interesses de uma das partes, trabalhando com isenção e seguindo os referenciais técnicos e éticos. FALSO. QUANDO ESOLHE UM DOS LADOS É O PERITO ADVERSARIAL.
c) O perito trabalha no sentido de trazer a "verdade" que interessa ao seu cliente. PERITO PISTOLEITO
d) É o perito que realiza um trabalho conclusivo, posicionando-se claramente e de forma categórica ao que lhe é perguntado pelo juízo, ou seja, definindo a questão legal. ESSE SERIA A CORRETA POSTURA DO PERITO, MAS A QUESTÃO PEDE O IMPARCIAL.
e) É o perito que apresenta as opiniões e previsões de forma imparcial e neutra, discriminando os fatores psicológicos em jogo, sem adentrar no julgamento da questão legal. CORRETO - ESSE É O PERITO IMPARCIAL: é neutro, não oferece recomendações conclusivas, não propõe desfecho. SHINE (2005)
AMIGOS, BONS ESTUDOS!
-
A maior contribuição do perito será em relatar o que viu e ouviu, evitando a interferência de seu conhecimento técnico. obs: Se fosse assim, não precisaria ser um psicólogo
O perito deve atender aos interesses de uma das partes, trabalhando com isenção e seguindo os referenciais técnicos e éticos. A questao é por si mesma contraditória
O perito trabalha no sentido de trazer a "verdade" que interessa ao seu cliente. verdade interesseira = falso
É o perito que realiza um trabalho conclusivo,(errado) posicionando-se claramente e de forma categórica ao que lhe é perguntado pelo juízo, ou seja, definindo a questão legal (errado)
É o perito que apresenta as opiniões e previsões de forma imparcial e neutra, discriminando os fatores psicológicos em jogo, sem adentrar no julgamento da questão legal. correto
-
- a) trata-se do papel do psicólogo como testemunha (factual);
- b) trata-se do perito parcial (ou assistente técnico) que é contratado por uma das partes;
- c) trata-se do perito pistoleiro;
- d) trata-se do perito adversarial, que é aquele designado pelo juiz, mas que estabelece uma conclusão em relação à questão legal;
Gabarito: E