SóProvas


ID
2463322
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
CRM - MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

TEXTO I

                         Que medicina nos espera amanhã?

Temos medicina primária que não necessita de minhas críticas. Basta consultar a imprensa diariamente. Essa endemia na saúde, que persiste há décadas, mata milhares de vezes mais que as epidemias virais que hoje nos acometem. Os órgãos oficiais fazem campanhas, muitas vezes demagogicamente, apenas na hora da desgraça, não entendendo, ou não querendo entender, o significado da palavra prevenção, que é o pilar fundamental de qualquer sistema de saúde.

Metade da população não é servida por saneamento básico. Em compensação, a medicina terciária, da qual nos orgulhamos pela qualidade atingida, deveria estar em centros especializados devidamente localizados, espalhados pelo país, de preferência perto de centros universitários, de acordo com as necessidades regionais. Os gastos com tecnologia se reduziriam muito e equipamentos caríssimos não ficariam encaixotados, deteriorando-se, ou em mãos inexperientes, sem condições de ser utilizados. Por que, então, foram encaminhados a esses locais?

Para agravar, a maioria das escolas forma profissionais especializados, geralmente mais interessados em técnicas e métodos, e não em clínica. O contato com o paciente, o ouvir, o olhar, o palpar, o auscultar foram substituídos pelos exames complementares. O indivíduo transformou-se em algo secundário, meio de fazer funcionar uma máquina de produzir dinheiro, pois a medicina se transformou num grande negócio, nas mãos de empresários com enorme poder econômico. Julgo precisarmos mais de ética que de técnica. Mas ética “não dá dinheiro”.

A tecnologia transformou-nos numa tecnocracia dominadora amoral, quando deveria estar a serviço do paciente, comequilíbriodeinteressesenecessidades.Ela nos dá poder material que, quando não contrabalançado por um poder intelectual, pode tornar-se destrutiva.

A ciência também é amoral e deve ser digerida pela moral social. Quanto de tecnologia inútil se produz e se utiliza diariamente e quanto de ciência se publica para apenas engrossar currículos, sendo colocadas logo após na biblioteca do esquecimento, das inutilidades, sem colaborar em nada para uma saudável evolução? Quantos artigos médicos, além de aulas e conferências, são fraudados para convencer os menos informados a assumir determinadas condutas? Essa cultura já impregnou as academias médicas e as piores consequências se fazem sentir na qualidade do ensino e da assistência.

Como dizia Karl Marx, os setores que dominam o sistema financeiro, “ao fundarem a produção econômica na exploração da ciência aplicada, e ao monopolizarem em seu proveito as invenções tecnológicas”, caminhariam a passos largos para um domínio sem escrúpulos, amoral, das ciências. O paciente tornou-se um meio, e não um fim. Mesmo não sendo marxista, admiro a antevisão que teve esse pensador.

Demorará para sairmos desse padrão, em direção a uma situação eticamente aceitável, pois a mudança depende dos responsáveis por essa situação.

[...]

MADY, Charles. Que medicina nos espera amanhã? Estadão. 5 abr. 2016. Disponível em:<https://goo.gl/OFL5vW> . Acesso em: 20 mar. 2017 (Fragmento adaptado).

Releia o trecho a seguir.

“A tecnologia transformou-nos numa tecnocracia dominadora amoral, quando deveria estar a serviço do paciente, com equilíbrio de interesses e necessidades.”

A respeito da palavra destacada, analise as afirmativas a seguir.

I. Trata-se de um adjetivo que qualifica a palavra “dominadora”.

II. Possui o mesmo significado que “imoral” em qualquer contexto.

III. É formada por uma derivação sufixal.

De acordo com a norma padrão, estão incorretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Letra : D. 

    I. Trata-se de um adjetivo que qualifica a palavra “dominadora”.

    II. Possui o mesmo significado que “imoral” em qualquer contexto.

    III. É formada por uma derivação sufixal.

  • Item I: incorreta

     

    A palavra amoral é um adjetivo que está qualificando a palavra tecnocracia (substantivo) e não a palavra dominadora (adjetivo). O adjetivo não pode qualificar outro adjetivo.

     

    Item II: incorreta (ambos sentidos diferentes)

    Significado de Amoral

    Substantivo  masculino: Pessoa indiferente à moral; quem não se opõe nem concorda com os preceitos morais: era juiz, mas agia como um amoral.

    Adjetivo: Que não se opõe nem concorda com as regras morais. Desprovido de senso moral por falta de conhecimento, por indiferença ou por reprovar os códigos morais. Não confundir com: imoral.

    Significado de Imoral

    Adjetivo: Que não tem nenhum princípio moral; que vive contrariamente à moral: homem imoral. Contrário à moral, às normas de conduta estabelecidas por um grupo social, aos bons costumes: obra imoral. Que se opõe ao pudor, à decência; indecente: comportamento imoral; relacionamento imoral.

    Substantivo masculino e feminino Devasso; quem leva a vida de maneira libertina.

     

    Item III: incorreta

     

    A palavra amoral tem derivação prefixal; não, sufixal.

     

     

     

  • AMORAL: que não tem moral.

     

    A - MORAL -> derivação prefixal, ou seja, é o acrescimo de prefixos no início da palavra.

  • Tudo errado.

    I. qualifica a palavra "tecnocracia"

    II. imoral é o oposto de moral. Alguém é imoral quando age sem ética ou honra. Amoral é alguém que não é motivado por moral, que faz decisões não baseadas em princípio éticos. Imoral geralmente implica intenção de fazer algo sabendo que é errado (e.g.: um político corrupto), enquanto que amoral é ignorância deste conceito (e.g.: um bebê ou alguém com deficiência intelectual).

    III. É formada por uma derivação prefixal..

  • Vamos ao que segue...

     

    I - Diferentemente de alguns comentários aqui, para mim, o erro dessa alternativa é que a palavra "amoral" nesse contexto é ADVÉRBIO (e não adjetivo como diz a afirmativa) que modifica o adjetivo "dominadora". Você pode perceber isso, pois se variarmos o sujeito "tecnocracia", o termo "amoral" não varia (advérbios são invariáveis, adjetivos são)

     

    II - Amoral = ausência de moral

        Imoral = que não tem moral (negação)

     

    III - é derivação prefixal.

     

    Espero ter ajudado.

     

    Abraço

  • INNNNNNNNNNNNNNNNNcorretas... 

     

    e eu aqui achando que tô ficando doida procurando as corretas EhuSHUAhSAuhSAHUusa

  • Imoral = algo que contraria a moral

    Amoral = algo sem moral (desconhecimento de qualquer conjunto de valores morais - relativo)

     

  • Gente que não leu o incorretas e ficou puto da cara sem entender nada. add

  • @Fabricio Acunha, a respeito da sua afirmação:

    " I - Diferentemente de alguns comentários aqui, para mim, o erro dessa alternativa é que a palavra "amoral" nesse contexto é ADVÉRBIO (e não adjetivo como diz a afirmativa) que modifica o adjetivo "dominadora". Você pode perceber isso, pois se variarmos o sujeito "tecnocracia", o termo "amoral" não varia (advérbios são invariáveis, adjetivos são) "

     

    Acredito que na realiade não se trata de um Adverbio, mas sim de um Adjetivo. Posso estar enganado e corrija-me se eu estiver errado! Mas para mim " tecnocracia dominadora amoral" - amoral estaria caracterizando a tecnocracia e não o adjetivo dominadora. 

     

    A tecnocracia é domindora e amoral. Não seria a dominação que teria "ausência de moral", mas justamente a própria tecnocracia, oriunda da tecnologia, criticada pelo texto.

     

    Portanto, na primeira afirmativa :

    I. Trata-se de um adjetivo que qualifica a palavra “dominadora”

    Estaria correto se fosse:

    I. Trata-se de um adjetivo que qualifica a palavra “tecnocracia”

  • Solicitem o comentário da questão ao professor do QC. 

  • Cara que BANCA fuleira kkkkk a palavra AMORAL pode ser formado por dois processos de formação prefixal ou sufixal

    AMORAL = A + MORAL = Prefixal

    AMORAL = AMORA+AL (Plantação de amora) = Sufixal 

    Show de bola, agora, temos de além de estudar igual a um desgraçado ter que adivinha o que a banca quer cobrar....ai fica dificil de mais !!!!!!!!

  • juliano cecilio. é só observar o texto que você verá que a plantação de amora não se encaixa.   devemos considerar o contexto tbm.

  • Diferença entre IMORAL e AMORAL

    Vejamos o seguinte exemplo: um bebê se perde dos pais durante uma excursão e vive mais de dez anos na selva, sendo criada no meio de chimpanzés. Um dia, o adolescente é encontrado por um grupo de biólogos que o levam para a cidade. Quando ele regressa, consegue fugir de uma instituição, e anda pelas ruas sem roupa, roubando para comer e fazendo as suas necessidades em qualquer lugar. Para uma pessoa que foi criada naquela sociedade, este comportamento pode ser considerado imoral, mas na realidade a criança é amoral, porque não conhece as regras da moralidade e não sabia que o que estava fazendo era considerado errado naquele contexto. 

    (https://www.significados.com.br/amoral/)

  • Juliano cecilio 

    kkkkkkkkkkkkkkkkk, tá estudando de mais, ta vendo coisa onde não tem kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

     

  • Na minha estatística pouco confiável, quando há essa questão de itens e pergunta sobre incorretas, na maioria das vezes todas estão incorretas. Fiquem atentos.

  • I. Trata-se de um adjetivo que qualifica a palavra “dominadora”. (Qualifica na verdade a tecnocracia)

    II. Possui o mesmo significado que “imoral” em qualquer contexto. (Se fosse a mesma coisa, não teriam nomes diferentes. Amoral quer dizer neutro moralmente, e imoral que dizer que não tem moral, ou contrário de moral)

    III. É formada por uma derivação sufixal. (Formado por uma derivação prefixal)

     

    A boa é a letra (D

  • Amoral: pessoa com ausência de moral.

    Imoral: pessoa adversa à moral.

    Fundep adora colocar como alternativa correta "todos os itens'...

  • Deveria ser Prefixial a-moral para mim este gabarito esta errado !
  • A Fundep tem essa característica de pedir as incorretas.