Vamos analisar item por item.
(V) A fieira é o dispositivo básico da trefilação. É constituída por três partes cônicas e uma parte cilíndrica.
VERDADEIRO. A fieira é constituída de quatro regiões distintas conforme imagem a seguir:

Onde 1 é o cone de entrada, 2 é o cone de trabalho, 3 o cilindro de calibração e 4 o cone de saída.
(F) No trabalho a frio, é necessária uma menor energia para deformar o metal, já que a tensão de escoamento decresce com o aumento da temperatura.
FALSO. A afirmativa fala que a tensão de escoamento diminui com o acréscimo de temperatura, ou seja, no trabalho a frio é necessária uma maior energia para deformar o material, pois a tensão de escoamento será maior, essa mesma relação pode ser feita com a dureza que decresce com o aumento de temperatura. Já o trabalho a quente requer um menor esforço mecânico permitindo assim que para a mesma quantidade de deformação utiliza-se máquina de menor capacidade que no trabalho a frio.
(V) Entre as vantagens do processo de trefilação, podemos citar a elevada redução transversal e a precisão dimensional, inferior apenas àquela obtida por laminação a frio.
VERDADEIRO. As vantagens da trefilação são:
· O material pode sofrer uma redução transversal mais do que com qualquer outro processo;
· A precisão dimensional obtida só não é maior do que a laminação a frio;
· A superfície produzida é uniformemente limpa e polida;
· O processo influi nas propriedades mecânicas do material, atingindo, em combinação com um tratamento térmico adequado, de uma gama variada de propriedades com a mesma composição química.


(F) Entre os defeitos de trefilação, podemos citar: fratura irregular, causada por partículas duras que ficam retidas na fieira e posteriormente se desprendem, e diâmetro irregular formando cones, causado por redução pequena e ângulo de fieira muito grande, com acentuada deformação da parte central.
FALSO. A questão troca os defeitos e a causa dos defeitos. Os defeitos mais comuns em trefilação são:
· (a) Diâmetro irregular ou escalonado: causado por partículas duras que ficam retidas na fieira e posteriormente se desprendem.
· (b) Fratura irregular com estrangulamento: causada por esforço excessivo devido à lubrificação deficiente ou redução excessiva.
· (c) Fratura com risco lateral ao redor da marca de inclusão: causada por partícula dura inclusa no fio inicial proveniente da laminação ou extrusão.
· (d) Fratura com trinca aberta em duas partes: causada por trincas de laminação.
· (e) Marcas em forma de “v” ou fratura em ângulo: causadas por redução grande e parte cilíndrica pequena com inclinação do fio na saída, ruptura de parte da fieira com inclusão de partícula no contato fio-fieira, inclusão de partículas duras estranhas.
· (f) Fratura irregular formando cones: causado por redução pequena e ângulo de fieira muito grande, com acentuada deformação da parte central.

Portanto, a resposta correta é a alternativa (B).
Resposta: B