SóProvas


ID
2466001
Banca
AOCP
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

As políticas de proteção social, nas quais se incluem a saúde, a previdência e a assistência social, são consideradas produto histórico das lutas do trabalho, na medida em que respondem pelo atendimento de necessidades inspiradas em princípios e valores socializados pelos trabalhadores e reconhecidos pelo Estado e pelo patronato. E, é reconhecida e nomeada na Constituição Federal de 1988 como

Alternativas
Comentários
  • Lembrar do Tripé da Seguridade Social : Saúde, Assistência Social e Previdência 

  • A seguridade social refere-se a um conjunto de políticas destinadas a classe trabalhadora que visam prover sua subsistência e garantir seus acesso a serviços sociais. No Brasil, a seguridade social conforme nos informa Ivanete Boschetti (Seguridade social no Brasil: conquistas e limites a sua efetivação. In: Serviço Social: direitos sociais e competências profissionais. ABEPSS/CFESS, Brasília, 2009. Disponível on line), apresenta caráter de seguro ao regulamentar acesso a determinados benefícios por meio de prévia contribuição. Sendo assim, no Brasil a seguridade social que é composta pela tríade das políticas de Saúde, Assistência Social e Previdência Social conjuga direitos híbridos pois aquela primeira é de acesso universal, a segunda seletiva e última para quem está inserido no mercado de trabalho e contribui previamente. Fato é que com a Constituição Federal de 1988 e a instituição da seguridade social brasileira os trabalhadores obtiveram inúmeras conquistas e acesso a tais serviços ao passo que anteriormente a carta magna o acesso a saúde a previdência social eram apenas para aqueles que encontravam no mercador formal de trabalho e a assistência social não era reconhecida enquanto política pública. Após essa breve análise iremos comentar cada alternativa:

    a) Esta alternativa está incorreta. O enunciado refere-se as políticas de saúde, assistência social e previdência social, as quais compõem a seguridade social brasileira, conforme prevê a Constituição Federal de 1988 em seu Art. 194. Já responsabilidade social está relacionada a atuação de empresas na área social.

    b) Esta alternativa está incorreta. Estado de bem estar social ou Welfare State diz respeito ao momento de expansão das políticas sociais no pós-segunda Guerra Mundial, o que ocorre na Europa Ocidental. Naquele período, caracterizado também como "anos de ouro" do capitalismo, ocorre a expansão das políticas de seguridade social para os trabalhadores e um pacto entre capital X trabalho. Assim, em troca daquelas conquistas os trabalhadores deveriam relegar a um futuro bem distante seu projeto histórico societal.

    c) Esta alternativa está incorreta. Welfare State, como explicitamos na alternativa anterior (letra "b") é o mesmo que Estado de bem estar social e não se refere as políticas mencionadas anteriormente existentes no Brasil e instituídas na Constituição de 1988.

    d) Esta alternativa está correta. Conforme mencionamos anteriormente, a seguridade social brasileira é instituída a partir da Constituição Federal em 1988 e reconhece como política integrantes da mesma a Saúde, a Assistência Social e Previdência Social, como encontra-se disposto no Art. 194 da Carta Magna.

    e) Esta alternativa está incorreta. De acordo com o exposto acima, as políticas mencionadas e contidas na Carta Magna brasileira são constituintes da proteção social brasileira, sendo que tal tripé compõe a chamada seguridade social brasileira.


    RESPOSTA: D

  • Duas respostas são iguais: B e C se referem ao mesmo instituto, na Constituição Federal de 88, no título da Ordem social, a Seguridade Social foi a novidade no âmbito das políticas sociais.

  • Resposta D

    Lembrar do Tripé da Seguridade Social : Saúde, Assistência Social e Previdência