SóProvas


ID
2466946
Banca
UFES
Órgão
UFES
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

Sobre o conceito de reversibilidade abordado, na Teoria Contemporânea da Restauração, por Salvador Muñoz Viñas, é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B

    Complementando....

    Salvador Muñoz Viñas faz crítica a alguns princípios clássicos defendidos, sobretudo por Brandi.Vinãs discute e pondera alguns conceitos como:

    1º. LEGIBILIDADE: “[...] a restauração não pode restituir a legibilidade do objeto, mas privilegia uma das possíveis leituras em detrimento de outras” (VIÑAS, 2003, p. 117). 

    2º AUTENTICIDADE/originalidade: só é possível resgatar a autenticidade do que é presente no objeto, pois é o único estado real e verdadeiro que pode ser atingido. O restante é testemunho de sua história, pois o estado autêntico está embutido em cada tempo com a alteração dos materiais e a pretensão do artista (VIÑAS, 2003, p.83-96}. 

    3º. REVERSIBILIDADE: “[...] dificilmente pode-se optar por materiais que sejam totalmente reversíveis ou irreversíveis” (VIÑAS,2003, p. 109). A reversibilidade de um material depende de muitas circunstâncias alheias ao produto usado, sendo mais prudente pensar em termos do “grau” de reversibilidade que um determinado material tem ao ser aplicado mediante o processo em um objeto específico (VIÑAS, 2003).