Gabarito: letra E.
Não tenho certeza, mas acho que os erros são:
a) Para ler um conto, uma crônica, uma poesia, não é necessário, pode-se afirmar, qualquer informação complementar explicativa sobre os mesmos.
Correto: não é necessária (a informação).
b) Um fato, no entanto, não pode ser ignorado. Para ler bem e sempre melhor, é preciso ler sempre. Uma das questões está em que, até então, ainda não foi definido, no Brasil, ao contrário de outros países, políticas articuladas e claras em favor da leitura.
Correto: não foram definidas (políticas articuladas e claras).
c) Os leitores existem, é claro, os escritores também – consequência óbvia de uma sociedade em desenvolvimento –, mas ainda o volume de leitura está muito aquém do desejado, é inexpressiva.
Correto: é inexpressivo (o volume de leitura).
d) Nesse cenário, em que pode contribuir a escola? Num mesmo compasso, o que pode fazer as outras instituições públicas? Não se deve mais alimentar ilusões?
Correto: Neste.
e) Mas não nos enganemos quanto à posição pouco corajosa da escola no sentido de formar leitores. É forçoso fazer esse destaque, sem nenhuma preocupação com ferir suscetibilidades. (correta).
As expressões do tipo "É PROIBIDO,É BOM, É NECESSÁRIO, É PRECISO ficam invariáveis quando o sujeito vier sem determinante (artigo, pronome, adjetivo).
Ex: Não é necessário informação
Como na letra A há um determinante, um adjetivo, a expressão varia: Não é necessáriA qualquer informação complementar explicativA.
Eu entendi assim :)