SóProvas


ID
2471326
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

A respeito de administração orçamentária e financeira, julgue o item.

O encerramento da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei orçamentária anual.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito ERRADO

    CF
    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro
    § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    bons estudos

  • ERRADO

    ART. 57

    § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.
     

  • GABARITO:E
     


    CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988

     

    Art. 57. O Congresso Nacional reunir-se-á, anualmente, na Capital Federal, de 2 de fevereiro a 17 de julho e de 1º de agosto a 22 de dezembro. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 50, de 2006)   


    § 1º As reuniões marcadas para essas datas serão transferidas para o primeiro dia útil subseqüente, quando recaírem em sábados, domingos ou feriados.


    § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias. [GABARITO]


    § 3º Além de outros casos previstos nesta Constituição, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal reunir-se-ão em sessão conjunta para...

     

    Lei de Diretrizes Orçamentárias

     

    LDO - Lei de Diretrizes Orçamentárias: compreende as metas e prioridades da administração pública federal, incluindo as despesas de capital para o exercício financeiro subsequente, orientará a elaboração da lei orçamentária anual, disporá sobre as alterações na legislação tributária e estabelecerá a política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

  • Errado.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (CESPE - Analista em Ciência e Tecnologia– Contabilidade – CAPES - 2012)

    A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias (art. 57, § 2º, da CF/1988).

     

    Resposta: Certa

  • Contribuindo:

     

    Assim, a CF/1988 dispõe que a sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação da LDO, ou seja, não haverá recesso parlamentar se a LDO não for aprovada. Entretanto, como tal regra não se aplica à LOA ou ao PPA, pode haver recesso com a LOA ou com o PPA pendentes de aprovação.

     

    Prof. Sérgio Mendes

     

     

    bons estudos
     

  • O encerramento da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei orçamentária anual (LOA não! LDO)

  • Recesso, LDO e LOA - prazos e datas

    Recesso
    É a suspensão das atividades do Congresso Nacional, e ocorre nos períodos de 18 a 31 de julho e de 23 de dezembro a 1º de fevereiro. Para haver o recesso de julho, é necessário que o Congresso aprove o projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Com objetivo de zelar pelas prerrogativas do Legislativo, funciona no período de recesso a Comissão Representativa (ver verbete), à qual são conferidos alguns poderes, como o de aprovar créditos adicionais solicitados pelo governo e fiscalizar os atos do Executivo.

    Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO)
    Estabelece diretrizes para a confecção da Lei Orçamentária Anual (LOA), contendo metas e prioridades do governo federal, despesas de capital para o exercício financeiro seguinte, alterações na legislação tributária e política de aplicação nas agências financeiras de fomento. Também fixa limites para os orçamentos do Legislativo, Judiciário e Ministério Público e dispõe sobre gastos com pessoal e política fiscal, entre outros temas. Tem que ser enviada pelo Executivo ao Congresso até 15 de abril e aprovada pelo Legislativo até 17 de julho. Se não for aprovada nesse período, o Congresso não pode entrar em recesso.

    Lei Orçamentária Anual (LOA)
    É o orçamento anual enviado pelo Executivo ao Congresso que estima a receita e fixa a despesa do exercício financeiro, ou seja, aponta como o governo vai arrecadar e gastar os recursos públicos. Contém os orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimento das estatais. O projeto de lei que trata do orçamento anual deve ser enviado pelo Executivo ao Congresso até o dia 31 de agosto e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa.

  • encerramento da Sessão Legislativa (22/12) só ocorrerá após a APROVAÇÃO da LOA (Lei Orçamentária Anual), e não somente a votação.

    A Sessão Legislativa não será interrompida (17/07) antes da aprovação da LDO

     

    Encerramento e interrupção não são a mesma coisa !

    Encerramento da SL => 22 de Dezembro

    Interrupção(recesso) da SL => 17 de Julho

  • Só a LDO (a sua não aprovação) tem o condão de brecar o recesso legislativo.

    Fonte: Labuta nossa de cada dia.

  • Opa, o filho do Chiavenato por aqui sacando de orçamento (labuta nossa de cada dia)... Rs.. kkkk.

    Essa matéria de orçamento é complicadinha. Adm é bem mais tranquila até de aprender!

  • Questão sobre a etapa de votação do ciclo orçamentário.

    Conforme Paludo¹, o ciclo orçamentário é constituído de quatro fases: (1) elaboração; (2) votação e aprovação; (3) execução orçamentária/financeira; (4) controle e avaliação. Na etapa de votação e aprovação, que é a etapa que nos interessa na questão, o projeto de lei orçamentária (PLOA) enviado pelo Poder Executivo tramita na CMO, compreendendo audiências públicas, relatórios preliminares, distribuição por áreas temáticas, apresentação de emendas, discussões e votações, aprovação do parecer final, encaminhamento ao Plenário do Congresso Nacional e aprovação final em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, com consequente devolução para sanção.

    Dentro desse contexto, a CF88 não traz nenhuma regra que vincula a aprovação do PLOA (ou do projeto de PPA) pelo Congresso Nacional ao encerramento da sessão legislativa.

    Dica! A sessão legislativa pode ser ordinária ou extraordinária. A sessão legislativa ordinária corresponde a um ano de trabalhos legislativos (de 02 de fevereiro a 22 de dezembro, sendo esta a data de encerramento, com intervalo entre 18 de julho e 31 de julho, também chamado de recesso parlamentar).

    Ocorre que, diferentemente do PLOA, quando tratamos do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, existe uma regra que trata da interrupção da sessão legislativa, estabelecida no art. 57 da CF88:
    Art. 57 § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    Atenção! Reparem que interrupção e encerramento da sessão legislativa não se confundem! Aquela, como vimos, pode ser afetada pela não aprovação do PLDO. Já o encerramento é uma data fixa (22 de dezembro) sem qualquer disposição que o flexibilize.

    Já vimos que não existe regra que vincule a votação do PLOA ao encerramento da sessão, o que já invalida a assertiva. Mas é importante saber que existe uma disposição constitucional que determina o prazo de devolução para sanção até o encerramento da sessão legislativa, conforme art. 35 do ADCT:
    Art. 35. III - o projeto de lei orçamentária da União será encaminhado até quatro meses antes do encerramento do exercício financeiro e devolvido para sanção até o encerramento da sessão legislativa

    Perceba que o examinador quis confundir o candidato misturando a regra do PLDO com a do PLOA. Dito isso, já podemos identificar o ERRO da assertiva:
    O encerramento da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei orçamentária anual.

    A interrupção da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.


    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7ª. ed. rev. e atual. - Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.


    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Questão sobre a etapa de votação do ciclo orçamentário.

    Conforme Paludo¹, o ciclo orçamentário é constituído de quatro fases: (1) elaboração; (2) votação e aprovação; (3) execução orçamentária/financeira; (4) controle e avaliação. Na etapa de votação e aprovação, que é a etapa que nos interessa na questão, o projeto de lei orçamentária (PLOA) tramita na CMO, compreendendo audiências públicas, relatórios preliminares, distribuição por áreas temáticas, apresentação de emendas, discussões e votações, aprovação do parecer final, encaminhamento ao Plenário do Congresso Nacional e aprovação final em sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

    Dentro desse contexto, a CF88 não traz nenhuma regra que vincula a aprovação do PLOA (ou do projeto de PPA) pelo Congresso Nacional ao encerramento da sessão legislativa.

    Dica! A sessão legislativa pode ser ordinária ou extraordinária. A sessão legislativa ordinária corresponde a um ano de trabalhos legislativos (de 02 de fevereiro a 22 de dezembro, com intervalo entre 18 de julho e 31 de julho).

    Ocorre que diferentemente do PLOA, quando tratamos do projeto de lei de diretrizes orçamentárias, existe sim uma regra, estabelecida no art. 57 da CF88:

    Art. 57 § 2º A sessão legislativa não será interrompida sem a aprovação do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    Perceba que o examinador quis confundir o candidato trocando esses dois instrumentos. Dito isso, já podemos identificar o ERRO da assertiva:

    O encerramento da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei orçamentária anual.

    O encerramento da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.

    Gabarito do Professor: Errado

    ¹ Paludo, Augustinho Vicente Orçamento público, administração financeira e orçamentária e LRF I Augustinho Vicente Paludo. - 7. ed. rev. e atual.- Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO: 2017.

  • ERRADO

    interrupção da sessão legislativa só ocorrerá após a votação, pelo Congresso Nacional, do projeto de lei de diretrizes orçamentárias.