-
GABARITO B
(a) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já FAZ cinco anos que dura se prolongará.
(b) A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
(c) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que OCORREM por lá está abaixo do normal.
(d) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos FAZEM com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
(e) A baixa incidência de chuvas no Nordeste PROLONGARÁ a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
-
olho clínico
-
demorei muito mas acertei,sabia q era a B mas depois duvidei de outras, o segredo é identificar o sujeito,ao identificar não balbuciei mais
-
achei a redação da B ambígua. Errei
-
Para quem ficou em dúvida entre B e D:
Na D o sujeito composto está antes do verbo, então o verbo obrigatoriamente fica no plural ;)
(d) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos FAZEM com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
-
Achei que o "faz" na letra D fosse impessoal, fui seco nela, questão confusa
-
Tenho uma dúvida em relaçao ao enunciado, quando fala ''em conformidade com a norma-padrão de concordância'', tem que analisar também a colocaçao pronominal? Se há próclise, etc.
-
Alexandre Lacerda, falou em padrão de concordância ou qualquer termo no gênero, pode saber que a banca pede se tudo está correto e tal, pontuações, concordâncias e tal..
Gab: B
-
Pessoal, estou com uma dúvida referente à letra "B". No caso "deverá prolongar-se": a próclise/ênclise neste caso é facultativa? Caso não, qual a regra que está operando na assertiva para que seja ênclise e não próclise?
Obrigada!
-
À Colega Sarah Linke: não é facultativa a ênclise para verbos no infinitivo: entregar-lhe, prolongar-se.... A regra é essa: verbos no infinitivo pedem ênclise, exceto quando não precedido de:
* palavras ou expressões negativas: não, nunca, jamais, nada, ninguém, nem, de modo algum.
Se a reunião não se prolongar..
* conjunções subordinativas: quando, se, porque, que, conforme, embora, logo, que.
Quando se prolongar a saudade..
* Advérbios
Sempre se prolongar no discurso é errado .
* Pronomes relativos, demonstrativos e indefinidos.
A pessoa que se prolongar terá menos chance da próxima vez.
* Frases interrogativas, exclamativas ou optativas (que exprimem desejo).
É errado se prolongar tanto nessa conversa?
Em todos esses casos será próclise.
Bons Estudos!
-
a) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem [Faz] cinco anos que dura se prolongará.
b) A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
c) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre [Ocorrem] por lá está abaixo do normal.
d)Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz [Fazem] com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
e) A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão [Prolongará] a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
-
a) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem (faz) cinco anos que dura se prolongará.
b) A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
c) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre(m) por lá está abaixo do normal.
d) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz(em) com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
e) A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão (prolongará) a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
-
Me ajuda aí, produção: o problema da alternativa "d" é o verbo? Mas ele não está concordando, opcionalmente, com "uma seca"? Ele não é impessoal?
-
Silvia Lima, o problema da letra "d" é que o verbo "faz" não concorda com os dois sujeitos da frase, que são: chuvas abaixo do normal e uma seca. Como são dois sujeitos, o verbo "faz" deveria ter vindo no plural. E não, esse verbo não é impessoal.
-
Na opção e) ....prolongarão... está no futuro do indicativo...não teria também que ocorrer mesóclise? :/
-
A dúvida da Silvia Lima (alternativa D) é a mesma que a minha. Não seria facultativo o verbo concordar com o sujeito mais próximo? Os dois modos não estariam corretos? O verbo nesse caso não é impessoal msm!
-
(D) Sujeito composto anteposto - Verbo sempre no plural
João e Maria chegaram
Obs: quando for posposto - verbo no plural ou concordando com o mais próximo
Chegaram João e Maria / Chegou João e Maria
-
Muita atenção no português VUNESP.
Lucas Lucas, não há mesóclise na E não.
-
a) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos( ADJUNTO ADVERBIAL DE CONFORMIDADE), a seca que já fazem (FAZ, POIS É INDICAÇÃO DE TEMPO DECORRIDO), cinco anos que dura se prolongará.
b) A seca (SUJEITO) que há cinco anos o Nordeste enfrenta( ORAÇÃO SURBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA) deverá prolongar-se (SE PRONOME REFLEXIVO-OB. DIRETO), já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal (ORAÇÃO SURBORDINA ADVERBIAL CAUSAL)
c) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre(M) por lá está abaixo do normal.
d) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz(EM) com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
e) A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão(RÁ) a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
-
Difícil!
-
O verbo fazer indicando temperatura ou fenômeno da natureza num deve ficar no singular??
-
a) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem (faz) cinco anos que dura se prolongará.
quando tem sujeito composto anteposto ao verbo, o verbo concorda em numero e pessoa com o sujeto, exceto no caso do verbo HAVER E FAZER.
HAVER: no sentido de existir, o verbo fica no singular;
FAZER: no sentido de tempo cronologico, o verbo fica no singular;
b) A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
O verbo ha, esta conforme o enunciado acima, ok. Quando o pronome relativo antecede do verbo SER, entao este verbo concordara com o seu sucessor.
c) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre (OCORREM) por lá está abaixo do normal.
Sempre quando existir o pronome QUE, o verbo seguinte tem que concordar com oque antecede o pronome, no caso AS CHUVAS.
d) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura (duram) cinco anos faz com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.
A mesma coisa que foi explicado nos enunciados anteriores. Neste caso ha sujeito composto anteposto ao verbo, logo o verbo vai no plural por causa do pronome QUE
e) A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão (prolongara)a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.
Nota-se que, na concordancia verbal, o verbo concorda com o sujeito, no caso A BAIXA INCIDENCIA, logo o verbo ficara na 3° pessoa do singular
-
Em 14/02/2018, às 14:25:08, você respondeu a opção D
Em 24/01/2018, às 13:52:26, você respondeu a opção D.
um dia eu aprendo hahahaha
-
Eu ficaria mais confortável em assinalar a B se tivesse uma vírgula que pra mim faltou:
A seca, que há cinco anos o Nordeste enfrenta, deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.
Estou muito errado?
-
junio paulo,
a sua explicação sobre a alternativa D está equivocada.
Não é o verbo DURAR que deve ser flexionado e sim o verbo FAZER.
"DURA" está correto. O correto é flexionar o faz para "FAZEM".
Bons estudos! AVANTE
-
Caco Concurseiro, bom dia.
A frase da alternativa B (A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se...) poderia ser escrita sem vírgula, como na assertiva, ou com a pontuação (A seca, que há cinco anos o Nordeste enfrenta, deverá...). O que difere as duas formas é a intenção do escritor. Sem o uso da vírgula, a ideia seria de restrição; já com o seu uso, foi de explicação. Observe que o "que" é um pronome relativo e estamos trabalhando com o período composto, no caso, uma Oração Subordinada Adjetiva.
Um abraço,
-
-
-
Ficará no plural o verbo que estiver após o sujeito composto cujos núcleos sejam ligados pela conjunção E
d)Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos FAZEM com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.