SóProvas


ID
2471428
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

      A moléstia conservou durante muitos dias – dias angustiosos e terríveis – um caráter de excessiva gravidade; durante longo tempo, Fadinha, que estava com todo o corpo cruelmente invadido pela medonha erupção, teve a existência por um fio. Entretanto, os cuidados da ciência e a ciência dos cuidados triunfaram do mal, e Fadinha ficou boa, completamente boa, depois de ter estado suspensa entre a vida e a morte.

      Ficou boa, mas desfigurada: a moça mais bonita do Rio de Janeiro transformara-se num monstro. Aquele rosto intumescido e esburacado não conservara nada, absolutamente nada da beleza célebre de outrora. Ela, porém, consolou-se vendo que o amor de Remígio, longe de enfraquecer, crescera, fortificado pelo espetáculo do seu martírio.

      A mãe, conquanto insensível às boas ações, não pôde disfarçar a admiração e o prazer que o moço lhe causou no dia em que lhe pediu a filha em casamento, dizendo:

      – Só havia um obstáculo à minha felicidade: era a formosura – de Fadinha. Agora que esse obstáculo desapareceu, espero que a senhora não se oponha a um enlace que era o desejo de seu marido.

      Realizou-se o casamento. D. Firmina, desprovida sempre de todo o senso moral, entendeu que devia ser aproveitado o rico enxoval oferecido pelo primeiro noivo; Remígio, porém, teve o cuidado de fazer com que o restituíssem ao barão. A cerimônia efetuou-se com toda a simplicidade, na matriz do Engenho Novo.

      Um ano depois do casamento, Fadinha estava outra vez bonita, não da boniteza irradiante e espetaculosa de outrora, mas, enfim, com um semblante agradável, o quanto bastava para regalo dos olhos enamorados do esposo. Remígio dizia, sinceramente, quem sabe? que a achava assim mais simpática, e os sinais das bexigas lhe davam até um “não sei quê”, que lhe faltava dantes.

      – Não é bela que me inquiete, nem feia que me repugne. Era assim que eu a desejava.

      O caso é que ambos foram muito felizes. Ainda vivem. Remígio é atualmente um alto funcionário, pai de cinco filhos perfeitamente educados.

(Arthur Azevedo, “A moça mais bonita do Rio de Janeiro”. Em: Seleção de Contos, 2014. Adaptado)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C.

     

    Quais são os erros das alternativas B e D, mesmo?

  •  a) Nada conservara-se da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera. ( Nada é uma palavra negativa e atrai a próclise) Nada se conservara.

     b) A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha transformado-se num monstro. ( Não se usa o pronome após particípio)

     c) Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava. (correta, com substantivo pode ocorrer próclise ou ênclise. O "QUE" atrai o pronome) GABARITO!

     d) Remígio incomodaria-se caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo. (o Verbo está no Futuro do Pretérito (correto seria: incomodar-se-ia). Ocorre mesóclise também no Futuro do Presente.

     e) O semblante da esposa de Remígio não inquietava-o e nem repugnava-o, pois assim ele desejava-a. (O "não" e o "nem" atraem os pronomes = não o inquietava; nem o repugnava.

  • O certo na alternativa B seria: ...tinha se transformado num monstro?

  • Danilo Orben isso mesmo, pois verbo auxiliar + particípio (verbos terminados em ADO, IDO ou ITO) o pronome pode estar no início ou no meio, mas nunca pode estar após o particípio, por isso o correto seria: A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha se transformado num monstro.

  • Danilo, exatamente.

     

  • a) Nada se conservara da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera. ( Nada é uma palavra negativa que atrai o pronome pra junto dela, assim como: Nada, nem)

     

     b) A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha se transformado num monstro. ( Não se usa o pronome após particípio, se usa antes)

     

     c) Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava. (próclise ou ênclise, tanto faz. O "QUE" atrai o pronome) GABARITO!

     

     d) Remígio incomodar-se-ia caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo. (o verbo está no Futuro do Pretérito, cabe a mesóclise)

     

     e) O semblante da esposa de Remígio não o inquietava e nem o repugnava, pois assim ele desejava-a. (Não e Nem são palavras negativas e que atraem os pronomes)

  • Verbo no partícipio não aceita ênclise nem próclise.

    O correta é: tinha-se transformado

  • Na alternativa A, existem dois termos atrativos, portanto o correto seria:

    Nada se conservara da beleza anterior de Fadinha, que se consolou vendo que o amor de Remígio crescera.

  •   a - Nada SE = Nada atrativo ( Próclise)   que consolou-se /     Que = pronome relativo atrai próclise 

    b -  tinha transformado-se  ( ado, ido não se usa pronome após palavras terminadas em Participio)  TINHA SE TRANSFORMADO

    C -  GABARITO

    d - Remígio incomodaria-se ( Mesoclise - palavras terminadas no Futuro do Pretérito)

    e -  Não o inquietava ( palavra atrativa = proclise)

  • a) Nada se conservara... (caso de próclise obrigatória, visto que há palavra atrativa antes do verbo.)
    b) ...tinha se transformado num monstro. (proibida a ênclise, visto que não se usa P.O.A. após particípio.)
    c) Certo.
    d) Remígio (se) incomodar-(se)-ía. (Nesse caso é ênclise é proibida, pois o verbo está no futuro pretério do indicativo, logo pode ocorrer mesóclise, porém não é um caso obritório, mas sim facultando, visto que também podria ocorrer uma próclise.)
    e) ...Remígio não o inquietava... (caso obrigatório de próclse, visto que há um palavra negativa anteposto ao verbo.)

  • Na alternativa D, a mesóclise é obrigatória ou facultativa?

  • NA letra C a vírgula depois de simpática não estaria ERRADA?!

    Alguém? ...

    OBG...

  • Kayanoki, nesse caso é facultativo, pois não é início de frase. Sempre que o verbo estiver no futuro do pretérito ou futuro do presente é proíbido usar o ênclise, devendo ser usado a mesóclise ou a próclise quando não for início de frase.

     

  •  Remígio achava-[a mais] simpática, com algo [que o] encantava

    Mais ===> adv intensidade (atrativo)

    Ela era a aluna mais simpática da classe. (advérbio de intensidade).​

  • LEMBRE: Depois de particípio não pode haver ÊNCLISE.

  •  a) Nada conservara-se da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera. NADA SE... QUE SE CONSOLOU.... 

     b) A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha transformado-se num monstro.TINHA-SE TRANSFORMADO OU TINHA SE TRANSFORMADO. 

     c) Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava. CERTA

     d) Remígio incomodaria-se caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo.  INCOMODAR-SE-IA

     e) O semblante da esposa de Remígio não inquietava-o e nem repugnava-o, pois assim ele desejava-a. NÃO A.... NEM O REPUGNAVA....

  • Pessoal , quando houver uma locução verbal em que o verbo principal está no particípio a colocação pronominal será a seguinte:

    O médico tinha-me consultado.

    Quando houver uma partícula atrativa ficará:

    O médico NÃO me tinha consultado.

  • Gab. C

    A questao D e uma mesoclise. Toda mesoclise que tem verbo na conjugaçao do futuro do preterito... Portanto verbos com finais "ia" (passearia, curtia, etc...) pedem mesoclise

  • Nada conservara-se da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera.

     que é palavra invariável, portanto o haveria próclise.

    A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha transformado-se num monstro.

     transformado está no particípio, portanto não aceita ênclise.

    Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava.

     certo!!!

    Remígio incomodaria-se caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo.

     incomodaria está no futuro, portanto não aceita ênclise

    O semblante da esposa de Remígio não inquietava-o e nem repugnava-o, pois assim ele desejava-a.

    não é palavra invariável, portanto haveria próclise.

  • Nao tem nada a ver a enclise ser atraida pelo "mais".

    No caso da C ela é facultativa

  • c) Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava.

    Sujeito (Remígio) explícito sem palavra atrativa a colocação é facultativa (Próclise/Enclise). 

  • o   Gabarito: C.

    .

    A. ERRADA: Nada conservara-se da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera. - Há duas ênclises incorretas. Primeiramente, a palavra "nada" é pronome indefinido que atrai a próclise. Em segundo lugar, o pronome "que" também atrai a mencionada colocação pronominal. O correto seria: "Nada se conservara" e "que se consolou".

    B. ERRADA: A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha transformado-se num monstro. - Em locuções verbais com verbo principal no particípio, não havendo fator atrativo de próclise, o correto será a ênclise, localizando-se o pronome após o verbo AUXILIAR, e não principal. O correto seria: "tinha-se transformado".

    C. CORRETA.

    D. ERRADA: Remígio incomodaria-se caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo. - Ênclise nunca é aplicada a verbo no futuro. O correto seria a mesóclise: "incomodar-se-ia".

    E. ERRADA: O semblante da esposa de Remígio não inquietava-o e nem repugnava-o, pois assim ele desejava-a. - As palavras negativas "não" e "nem" são fatores atrativos de próclise. O correto seria: "não o inquietava e nem o repugnava".