SóProvas


ID
2471503
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Nas últimas décadas, houve um crescente reconhecimento dos direitos humanos e sociais, expresso, sobretudo, por meio de conquistas legais. No entanto, verifica-se um movimento por meio do qual a sociedade passa a incumbir o judiciário na tarefa de efetivar tais direitos por meio de ações públicas e da recorrência aos juizados especiais. Esse fenômeno, denominado judicialização da questão social, transfere para o Poder Judiciário a responsabilidade de realização da cidadania social em substituição aos poderes que legislam e executam as políticas públicas. Reconhecer a atribuição do Poder Judiciário de responder aos desdobramentos da questão social pode ser positivo na medida em que a força da lei será aplicada, no entanto, a centralidade desta instância estatal na gestão de conflitos promove respostas

Alternativas
Comentários
  • Alguem sabe explicar porque é a A???????

  • A resposta da Lou Brito, na questão 48, também responde bem a essa questão. Isso porque a judialização da questão social, acaba por dar respostas individuais, ou seja, apenas aos que buscam seus direitos junto ao poder judiciário, tornando- se assim, focalizadas.

    AGUINSkY, B. G. Judicialzaçao da questão social: rebatimentos nos processos de trabalho dos assistentes sociais no Poder Judiciário.

  • A alternativa correta é a letra E: Individuais e Focalizadas

  • Nem deu recurso neste questão, nada haver a letra A

     

  • O fenômeno da judicialização da questão social ocorre em uma superposição de responsabilidades do Judiciário às demais instâncias da esfera pública. Esta forma de acesso à justiça se dá, via de regra, de forma individual e por um segmento seletivo de sujeitos – os que conhecem ou conseguem acessar este canal jurídico. Mas a efetivação dos direitos dependerá de outros fatores que não somente o seu reconhecimento, como a capacidade de atendimento e de financiamento à demanda apresentada. Diante deste quadro, discute-se este processo de efetivação de direitos que, ao privilegiar cada vez mais a via judicial, rebate no descomprometimento do Estado com o enfrentamento da questão social e na despolitização da esfera pública. Esta conjuntura adversa desafia os assistentes sociais a fazerem sentido ético-político em suas respostas profissionais às demandas de judicialização da questão social que se apresentam cotidianamente ao Poder Judiciário.

    Judicialização da questão Judicialização da questão Judicialização da questão social: rebatimentos nos social: rebatimentos nos social: rebatimentos nos processos de trabalho dos processos de trabalho dos processos de trabalho dos assistentes sociais no Poder assistentes sociais no Poder assistentes sociais no Poder Judiciário

    Beatriz Gershenson Aguinsky Doutora em Serviço Social pela PUCRS. Bacharel em Direito. Professora e Coordenadora do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Ética e Direitos Humanos, Faculdade de Serviço Social da PUCRS. Assistente Social do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul.

    http://www.scielo.br/pdf/rk/v9n1/a02v9n1.pdf

     

    resposta e

  • Mudou o gabarito dessa questão???? Marquei letra E

     

  • sim mudou...