SóProvas


ID
2471953
Banca
Quadrix
Órgão
CRM - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                   Número de casos de HIV entre adolescentes no

                            DF sobe de 6 para 40 em 5 anos

Boletim aponta aumento de 700% nos casos entre jovens de 15 a 19 anos. Dado mais recente é de 2014; Capital tem 10 mil pessoas em tratamento.

      O número de jovens entre 15 e 19 anos com o vírus HIV no Distrito Federal passou de 6 para 40 entre 2009 e 2014, aponta o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde divulgado nesta sexta-feira (5). Segundo a pasta, os dados fazem com que a preocupação com a prevenção faça parte da lista de prioridades do governo, não apenas no Carnaval, mas durante todo o ano. 

      Segundo o gerente de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids da Secretaria de Saúde, Sérgio D'Ávila, há 10 mil pessoas com HIV/Aids em tratamento no DF. Ele diz que houve aumento na detecção precoce, por meio de ações de testagem, o que contribuiu para a inclusão de 800 novos pacientes em tratamento.

       A secretaria disse que recebe anualmente do Ministério da Saúde 15 milhões de preservativos masculinos, 400 mil preservativos femininos e gel lubrificante, para oferecer à população.

       Neste ano, a campanha de conscientização trabalha com o conceito “Não importa qual sua fantasia, use sempre camisinha”.

      “Enfatizamos o uso da camisinha como prevenção primária, no entanto, estimulamos as pessoas que busquem a testagem e, caso necessitem, depois de uma situação de risco, busquem orientação numa unidade de saúde para avaliar a necessidade de realizar o PEP”, afirmou D'Ávila.

      O profissional aconselha que pacientes que passem por situação de risco devem buscar orientação em uma unidade de saúde para fazer o teste. No mesmo local, um especialista avalia a necessidade da profilaxia pós-exposição – tratamento com antirretroviral por 30 dias (mais acompanhamento por 3 meses).

      É importante verificar se a última situação de risco para infecção ocorreu há pelo menos 30 dias, para não haver chance de o resultado ser um falso negativo, já que ainda não existem anticorpos no sangue para detecção.

      Todos os usuários do SUS têm direito a fazer o teste. Há exames cujo resultado pode sair em alguns dias, ou o paciente pode recorrer à testagem rápida, que sai em 30 minutos. Em caso positivo para HIV, a pessoa é encaminhada para um dos serviços de referência para início de tratamento preconizado pelo Ministério da Saúde.

http://g1.globo.com/distrito-federal/noticia/2016/02/n-de-casosde-hiv-entre-adolescentes-no-df-sobe-de-6-para-40-em-5-anos.html. Acesso em 21/03/2016

Analise o seguinte período e assinale a alternativa que traz a correta classificação da oração em destaque.

"O profissional aconselha que pacientes que passem por situação de risco devem buscar orientação em uma unidade de saúde para fazer o teste."

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    Antes de PR (QUE- no caso) não tem virgula - RESTRITIVA

  • GABARITO LETRA A.

     

    Direto ao ponto: Notem que é são orações que tem dependência sintaticamente, logo é subordinada, até aqui OK. Na segunda parte observem que há uma restrição, pois nao stão apenas pacientes em geral, mas é um caso específico, ou seja, são pacientes que ESTÃO EM SITUAÇÃO DE RISCO, logo há uma restrição, portanto, não são todos os pacientes, mas somente os que oferencem risco.

    Dessa forma, estamos diante de uma ORAÇÃO SUBORDINADA ADJETIVA RESTRITIVA.

     

    Nos encontramos na posse ;)

  • O profissional aconselha que pacientes que passem por situação de risco devem buscar orientação em uma unidade de saúde para fazer o teste.

    Não são todos os PACIENTES, mas os que passam por situação de risco!

    Restringindo

  • Restritiva, RESTRINGI apenas aos pacientes que passam por situação de risco.

  • O profissional aconselha que pacientes [OS QUAIS] que passem por situação de risco.

    Sem virgulas são restritivas

  • Segue a minha contribuição.

    As orações subordinadas adjetivas iniciam sempre com pronome relativo (pronome relativo se refere a um termo anterior chamado de antecedente).

    Principais pronomes relativos:

    Simples > que, quem, onde, cujo, quanto

    Composto > o qual, a qual, os quais, as quais

    Obs.: Como os colegas comentaram anteriormente existe uma classificação nas orações subordinadas adjetivas elas podem ser de natureza restritiva ou de natureza explicativa. Para identificar você analisa se elas estão ou não acompanhadas de vírgula/parênteses/travessões.

    Sem vírgulas/parênteses/travessões restritiva

    Com vírgulas/parênteses/travessões explicativa.

    Muita atenção!!!!! Como trata-se de oração subordinada o sujeito vai ser o pronome relativo, apenas a referência é que vai ser do termo anterior.

    Abraço!!!