SóProvas


ID
2472211
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Julgue o item seguinte acerca de gestão patrimonial.

Gerir o patrimônio de uma organização é gerir seu ativo e seu passivo. Edifícios, instalações, equipamentos e veículos estão incluídos nos ativos imobilizados, ao passo que os estoques – de matérias-primas, produtos em processo e acabados – fazem parte do ativo realizável.

Alternativas
Comentários
  • O Ativo Não Circulante está dividido em 4 grupos: Realizável a longo prazo, Investimentos, Imobilizado e Intangível.

    ATIVO REALIZÁVEL A LONGO PRAZO

    De uma forma geral, são classificáveis no Realizável a Longo Prazo contas da mesma natureza das do Ativo Circulante, que, todavia, tenham sua realização certa ou provável após o término do exercício seguinte, o que, normalmente, significa realização num prazo superior a um ano a partir do próprio balanço.

    As despesas apropriáveis após o exercício seguinte também são classificadas no Ativo Realizável a Longo Prazo.

    Os direitos não derivados de vendas, e adiantamentos ou empréstimos a sociedades coligadas ou controladas, diretores, acionistas ou participantes no lucro da empresa, que não constituírem negócios usuais na exploração do objeto da empresa, serão classificados no Ativo Realizável a Longo Prazo.

    Fontes:

    http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/ativo-realizavel-a-longo-prazo.htm

    http://www.socontabilidade.com.br/conteudo/BP_ativo4.php

  • "...ao passo que os estoques – de matérias-primas, produtos em processo (de que?) e acabados – fazem parte do ativo realizável."

    OBS.: Não sei se o erro de digitação é da banca ou do Qconcursos, mas vamos aos conceitos.

    De acordo com O MCASP e a NBC TSP 04, Estoques são ativos: (a) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos no processo de produção; (b) na forma de materiais ou suprimentos a serem consumidos (seja imediato ou não) ou distribuídos na prestação de serviços; (c) mantidos para venda (À VISTA ou A PRAZOou distribuição no curso normal das operações; ou (d) em processo de produção para venda (À VISTA ou A PRAZO; ou distribuição.  Nos atemos apenas nos Estoques mantidos para venda e em processo de produção para Venda. De a cordo com a ordem de liquidez dos ativos, os mesmos são classificados em "Ativo Circulante"  e "Ativo Não Circulante". Se os Estoques estiverem disponíveis para realização imediata ( venda à vista), ou se terem expectativa de realização até 12 (doze) meses da data das demonstrações contabéis (curto prazo; venda a prazo), são classificados no "Ativo Circulante". Já os Estoque que têm expectativa de realização após 12 (doze) meses da data das demonstrações contábeis, são classificados no Ativo Não Circulante que nos caso em tela, serão registrados no Ativo Realizável a Longo Prazo, seja para venda ou para produção. Entretanto a questão não mencionou nada a respeito da realização "à vista" ou "a prazo superior a 12 meses da data das DCs.", simplesmente generalizou, afirmando que os Estoques fazem parte do Ativo Realizável. Mesmo que a entidade tenha estoque de materia-prima para produção imediatavenha, sua gestão será no Ativo Circulante. Outra coisa é, se a entidade tem  "produtos abacados" disponívels para realização imediata, os mesmos estarão no Ativo Circulante. Outro sim, caso tal estoque seja volumoso e que sua realização se efetivará após 12 meses da data das DCs., estarão no Realizável a Longo Prazo. Quando resouvi a questão, marquei ERRADA. É o meu entendimento.

  • Estranho , achei que estoques eram registrados no AC , afinal a pespectiva de realização de um estoque é que seja realizada dentro do ciclo operacional da entidade.

     

  • Ativo realizável>sinônimo de ativo circulante

  • GABARITO: CERTO

    Ativo é dividido em CIRCULANTE e NÃO CIRCULANTE

    CIRCULANTE é dividido entre:

    1 DISPONÍVEL= Caixa, Banco, Aplicações de Liquidez imediata

    2 DIREITOS REALIZÁVEIS, NO CURSO DO EXERCÍCIO SOCIAL SUBSEQUENTE= Duplicatas a receber, Clientes, Estoques (Mercadorias, material de consumo, matéria prima, produtos em elaboração).

    3 DESPESAS ANTECIPADAS