SóProvas


ID
2472472
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas Varas de Família, há um crescente esforço para que os casais resolvam seus conflitos por meio de

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra A.  

    Em regra, é recomendável que os conflitos familiares, por envolverem uma relação de perpetuação/continuidade), sejam resolvidos por meio da mediação (um meio de solução consensual autocompositivo).

  • Segundo Macedo (2015),

    "surgem novas formas de intervir nos conflitos familiares: os meios alternativos de solução de conflitos para a resolução dos litígios familiares, em especial a mediação, pois busca resolver o conflito através de técnicas adequadas e comunicação entre as pessoas, com finalidade de resultar em acordos duráveis entre os litigantes. É ultrapassado o entendimento de que só é possível obter resultado de conflitos familiares através de resolução judicial, uma vez que podemos obter os mesmos resultados, até mesmo mais benéficos para as partes, por intervenção de meios alternativos de conflitos, em especial a mediação. Além de acordo, a mediação permite atuar no nascedouro do conflito, identificando-o e trabalhando na sua desconstrução, fazendo com que os mediandos solucionem não somente o problema aparente, mas o que o motivou, dando, assim, a oportunidade para as famílias de restabelecerem uma comunicação, com o objetivo de esclarecer o mal-entendido, podendo evitar a quebra de relação familiar sem necessidade".

    Segundo Rosa (2010),

    “o processo de mediação familiar requer do mediador conhecimento de relações interpessoais, habilidade no manejo do conflito e em negociação e conhecimentos básicos de Direito de Família. Isso se consegue com o trabalho interpessoal/interdisciplinar de um psicólogo (ou de outro profissional da área de saúde) e de um advogado" (p. 91).

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: A