SóProvas


ID
2472490
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O juízo competente para pedidos de guarda em que os menores envolvidos não têm seus direitos violados, o que constitui situação regular, é

Alternativas
Comentários
  • GABARITO ALTERNATIVA "A"

    .

    CONFLITO DE COMPETÊNCIA - AÇÃO DE GUARDA E RESPONSABILIDADE DE MENOR - VARA DA INFÂNCIA E JUVENTUDE E VARA DE FAMÍLIA - INEXISTÊNCIA DE SITUAÇÃO IRREGULAR OU DE RISCO QUE JUSTIFIQUE O PROCESSAMENTO DO FEITO NA VARA ESPECIALIZADA.

    01. O Juízo da Infância e Juventude só é competente para julgar feitos relativos a guarda irregular; porém, não é o que ocorre no presente caso, pois a menor já vive na companhia de terceiro desde antes do falecimento da genitora. 
    02. Não estando o menor em situação irregular ou de risco, há que se afastar a competência da Vara da Infância e da Juventude que, em se tratando de pedido de guarda, só tem competência nas hipóteses elencadas no art. 98, da Lei 8.069/90. 
    03. Conflito julgado procedente para fixar a competência do Juízo da 2ª Vara de Família, Órfãos e Sucessões de Taguatinga. Unânime.

    (TJDFT, CCP -Conflito de Competência, Processo: 20110020230336CCP)

    .

  • ECA:

    Art. 148. A Justiça da Infância e da Juventude é competente para: [...]

    Parágrafo único. Quando se tratar de criança ou adolescente nas hipóteses do art. 98, é também competente a Justiça da Infância e da Juventude para o fim de:

    a) conhecer de pedidos de guarda e tutela;

     

    Art. 98. As medidas de proteção à criança e ao adolescente são aplicáveis sempre que os direitos reconhecidos nesta Lei forem ameaçados ou violados:

    I - por ação ou omissão da sociedade ou do Estado;

    II - por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável;

    III - em razão de sua conduta.