-
Art. 58. O empenho de despesa é o ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento pendente ou não de implemento de condição. (Veto rejeitado no D.O. 05/05/1964)
Art. 59. O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos.
Art. 59 - O empenho da despesa não poderá exceder o limite dos créditos concedidos. (Redação dada pela Lei nº 6.397, de 1976)
§ 1º Ressalvado o disposto no Art. 67 da Constituição Federal, é vedado aos Municípios empenhar, no último mês do mandato do Prefeito, mais do que o duodécimo da despesa prevista no orçamento vigente. (Incluído pela Lei nº 6.397, de 1976)
§ 2º Fica, também, vedado aos Municípios, no mesmo período, assumir, por qualquer forma, compromissos financeiros para execução depois do término do mandato do Prefeito. (Incluído pela Lei nº 6.397, de 1976)
§ 3º As disposições dos parágrafos anteriores não se aplicam nos casos comprovados de calamidade pública. (Incluído pela Lei nº 6.397, de 1976)
§ 4º Reputam-se nulos e de nenhum efeito os empenhos e atos praticados em desacordo com o disposto nos parágrafos 1º e 2º deste artigo, sem prejuízo da responsabilidade do Prefeito nos termos do Art. 1º, inciso V, do Decreto-lei n.º 201, de 27 de fevereiro de 1967. (Incluído pela Lei nº 6.397, de 1976)
Art. 60. É vedada a realização de despesa sem prévio empenho.
§ 1º Em casos especiais previstos na legislação específica será dispensada a emissão da nota de empenho.
§ 2º Será feito por estimativa o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar.
§ 3º É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras, sujeitas a parcelamento.
Art. 61. Para cada empenho será extraído um documento denominado "nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
Art. 62. O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
Art. 63. A liquidação da despesa consiste na verificação do direito adquirido pelo credor tendo por base os títulos e documentos comprobatórios do respectivo crédito.
-
Letra B
(E) O empenho da despesa cujo montante não se possa determinar deverá ser realizado por meio de empenho global (por estimativa).
(C) Para cada empenho será extraído um documento denominado “nota de empenho” que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
(C) O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
-
Os empenhos podem ser classificados em:
- Ordinário: tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
- Estimativo: empenho utilizado para as despesas cujo não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
- Global: empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
-
Gabarito - B
(E) O empenho da despesa cujo montante não se possa determinar deverá ser realizado por meio de empenho global.
LRF - Art. 59, §3º - É permitido o empenho global de despesas contratuais e outras sujeitas a parcelamento.
(C) Para cada empenho será extraído um documento denominado “nota de empenho” que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
LRF - Art. 61 - Para cada empenho será extraido um documeno denominado "nota de empenho" que indicará o nme do credor, a representação e a importância da despesa bem como a dedução desta no saldo da dotação própria.
(C) O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
LRF - Art. 62 - O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regulr liquidação.
-
Em 29/05/2018, às 17:15:02, você respondeu a opção B.Certa!
Em 14/05/2018, às 16:12:42, você respondeu a opção E.Errada
-
I - Empenho por estimativa.
Fonte: Labuta nossa de cada dia.
-
Vamos analisar as afirmativas.
(E) O empenho da despesa cujo montante não se possa determinar deverá ser realizado por meio de empenho global.
Na verdade, o empenho da despesa cujo montante não se possa determinar deverá ser realizado por meio de empenho estimativo (e não global).
De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (MCASP), os empenhos podem ser classificados em:
a. Ordinário: é o tipo de empenho utilizado para as despesas de valor fixo e previamente determinado, cujo pagamento deva ocorrer de uma só vez;
b. Estimativo: é o tipo de empenho utilizado para as despesas cujo montante não se pode determinar previamente, tais como serviços de fornecimento de água e energia elétrica, aquisição de combustíveis e lubrificantes e outros; e
c. Global: é o tipo de empenho utilizado para despesas contratuais ou outras de valor determinado, sujeitas a parcelamento, como, por exemplo, os compromissos decorrentes de aluguéis.
(C) Para cada empenho será extraído um documento denominado “nota de empenho" que indicará o nome do credor, a representação e a importância da despesa, bem como a dedução desta do saldo da dotação própria.
Essa é a literalidade do artigo 61 da Lei n.º 4.320/64. Copiada e colada!
(C) O pagamento da despesa só será efetuado quando ordenado após sua regular liquidação.
Mais um “copia e cola". Essa é a literalidade do artigo 62 da Lei n.º 4.320/64.
A sequência correta, portanto, é: E – C – C.
Gabarito do Professor: Letra B.