SóProvas


ID
2474206
Banca
Quadrix
Órgão
CFO-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere à política nacional de arquivos públicos e privados, julgue o item subsequente.

Definir a política nacional de arquivos públicos e privados e exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo são responsabilidades do Conselho Nacional de Arquivos.

Alternativas
Comentários
  • Lei 8.159/91


    Art. 26 - Fica criado o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ), órgão vinculado ao Arquivo Nacional, que definirá a política nacional de arquivos, como órgão central de um Sistema Nacional de Arquivos (SINAR). 

     

  • Decreto 4073

     

            Art. 1o  O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo.

  • Gabarito: Certo

    -----

    Bizu:

    CONARQ: Órgão vinculado ao Arquivo Nacional. Define a política nacional de arquivos públicos e privados. É o órgão central do SINAR.

    SINAR: Aplica a política nacional de arquivos públicos e privados.

  • Organização e administração de instituições arquivísticas

    · A lei 8.159/1991 criou o Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ) órgão central do Sistema Brasileiro de Arquivos, responsável por definir a Política Nacional de Arquivos, que é presidido pelo Diretor-Geral do Arquivo Nacional.

    · A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas (federais, estaduais, DF e municipais).

    ·Compete ao Arquivo Nacional¸ a gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo, preservar e facultar o acesso dos documentos sob sua guarda, acompanhar e implementar a política nacional de arquivos

    · Quem define a política nacional de arquivos é o CONARQ e quem acompanha e implementa a política nacional de arquivos é o Arquivo Nacional.

    ·A eliminação de documentos produzidos por instituições públicas é realizada mediante autorização da instituição arquivísticas pública, dentro de sua competência / a cessação das atividades das instituições públicas implica o recolhimento de sua documentação à inst. Arquiv. ou transferência a instituição sucessora.

    ·Quem desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerado de valor público ou social ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa.

  • definir - conarq

    implementar - arquivo nacional

  • CONARQ- DEFINIR>>>>>>>

                                                         >>>> POLITICA NACIONAL DE ARQUIVOS PUB E PRIV

    SINAR- APLICA >>>>>>>

  • CORRETA

    CONARQ = DEFINE A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS E ESTABELECE AS DIRETRIZES PARA O SINAR.

    SINAR = IMPLEMENTA A POLÍTICA NACIONAL DE ARQUIVOS PÚBLICOS E PRIVADOS.

  •  

    CONARQ- DEFINIR 

                                                         

    SINAR- IMPLEMENTA

     

  •  sim, o Conarq define a Política e o Sinar implementa. Já a atribuição destacada na questão é um dever do poder público segundo o art. 1º da Lei nº 8.159/91. Entretanto, no site do Conarq, em algumas normativas elaboradas por ele temos essa atribuição como competência do Conarq, então está correto.

    Resposta: certa

  • certo

    Conselho Nacional de Arquivos (CONARQ)

    o  Definir a política nacional de arquivos públicos e privados;

    o  Exercer orientação normativa com vistas à gestão documental e à proteção aos documentos de arquivo;

    o  estimular programas de gestão e de preservação de documentos públicos;

    o  Vinculado ao arquivo nacional;

    o  Estabelece as diretrizes para o SINAR;

    o  Presidido pelo diretor-geral do arquivo nacional;

    o  Funciona na sede do arquivo nacional;

    o  É órgão central do SINAR;

     Sistema Nacional de Arquivos (SINAR)

    o  Implementa a política nacional;

    o  Implementar a racionalização das atividades arquivísticas, de forma a garantir a integridade do ciclo documental;

    o  Visa à gestão, à preservação, e ao acesso aos documentos de arquivo;

    Arquivo Nacional

    o  Gestão e o recolhimento dos documentos produzidos e recebidos pelo Poder Executivo Federal;

    o  Preservar e facultar o acesso aos documentos sob sua guarda;

    o  Acompanhar e implementar a política nacional de arquivos;

  • O Decreto nº 4.073/2002, que regulamenta a Lei nº 8.159/91, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados, trazia, em seu art. 1º a seguinte redação, que corresponde 100% com o que afirma a questão:  

    Art. 1o O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado, vinculado ao Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados, bem como exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo. 

    Entretanto, esse parágrafo possui uma nova redação, atribuída pelo Decreto nº 10.148/2019, que retirou a parte que atribui como competência do Conarq "exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo". Veja:

          Art. 1º O Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, órgão colegiado instituído no âmbito do Arquivo Nacional, criado pelo art. 26 da Lei nº 8.159, de 8 de janeiro de 1991, tem por finalidade definir a política nacional de arquivos públicos e privados. (Redação dada pelo Decreto nº 10.148, de 2019) 

    No entanto, "exercer orientação normativa visando à gestão documental e à proteção especial aos documentos de arquivo" é uma ação que está distribuída nas diversas competências do Conarq, ainda que de forma não explícita.  

    Portanto, cabe a ressalva da nova redação e a atenção para as futuras questões que cobrem esse artigo do Decreto nº 4.073/2002.

    BRASIL. Decreto nº 4.073 de 3 de janeiro de 2002. Regulamenta a Lei no 8.159, de 8 de janeiro de 1991, que dispõe sobre a política nacional de arquivos públicos e privados. Disponível em: Site do Planalto. Acesso em: 05 de janeiro de 2021.

    BRASIL. Decreto nº 10.148 de 2 de dezembro de 2019. Institui a Comissão de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da administração pública federal, dispõe sobre a Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, as Subcomissões de Coordenação do Sistema de Gestão de Documentos e Arquivos da Administração Pública Federal e o Conselho Nacional de Arquivos, e dá outras providências. Disponível em: Site do Planalto. Acesso em:05 de janeiro de 2021.


    Gabarito do Professor: Certo.