SóProvas


ID
2475934
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O espaço urbano se constitui pela combinação de áreas edificadas e áreas livres, relacionadas entre si, de maneira mais ou menos coesa, e também por redes de infraestrutura, serviços e equipamentos. O sistema de redes de infraestrutura de uma cidade pode ser dividido em vários subsistemas, como o viário, o sanitário, o energético, sistema de comunicações etc. A respeito do espaço urbano, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:


( ) O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano.

( ) Os custos dos sistemas de infraestrutura urbana se dividem em: sistema viário (45%), sistema sanitário (20%), sistema energético (19%) e sistema de comunicações (16%).

( ) Quanto às declividades das vias para uso de pedestres, além de considerar as condições topográficas do local, para haver conforto na utilização, a porcentagem da declividade vertical deve ser inferior a 12%.

( ) No desenho do sistema viário, há alternativas quanto a inibidores de velocidade para uso em vias urbanas. Dentre eles, são opções: o desvio de tráfego intenso para a periferia da cidade, ruas em curva e contracurva contínua, alteração do eixo da via e alamedas.


Assinale alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Declividade vertical externa = 3%

    Gabarito E

     

  • alguém sabe de onde é esse dado? "O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano."

  • Também queria saber, Mariana! Que eu saiba é de 20 a 25%

  • DECLIVIDADES TRANSVERSAIS DAS CALÇACAS

    As declividades transversais devem ser de no mínimo 1% e no máximo 3% de inclinação;

    Quando não for possível, devido a grandes diferenças entre o leito carroçável e o piso das edificações, deve ser preservada a área de circulação livre mínima de 1,20m, sendo admissível 0,90m para casos extremos.

    DECLIVIDADES LONGITUDINAIS DAS CALÇADAS

    Possíveis ajustes na declividade da via e o lote devem ser resolvidos sempre dentro dos lotes; Eventuais desníveis ou degraus nas calçadas já existentes devem ser ajustados através de rampa com inclinação recomendada entre 5% e 7% e máxima admissível de 12,50% tendo largura recomendada de 1,20m e mínima aceita de 0,90m para casos extremos. 

  • ( V ) O sistema viário ocupa normalmente de 30 a 40% do solo urbano.

    ( V) Os custos dos sistemas de infraestrutura urbana se dividem em: sistema viário (45%), sistema sanitário (20%), sistema energético (19%) e sistema de comunicações (16%).

    ( F ) Quanto às declividades das vias para uso de pedestres, além de considerar as condições topográficas do local, para haver conforto na utilização, a porcentagem da declividade vertical deve ser inferior a 12%. Declividade vertical externa = 3%

    ( V ) No desenho do sistema viário, há alternativas quanto a inibidores de velocidade para uso em vias urbanas. Dentre eles, são opções: o desvio de tráfego intenso para a periferia da cidade, ruas em curva e contracurva contínua, alteração do eixo da via e alamedas.

    Complementando:

    Sistema Viário 45% (onde 73% pavimentação, e 27 % drenagem)

    Sistema Sanitário 20% (onde água potável 30% e esgoto 70%)

    Sistema Energético 19% (onde energia elétrica 58% e gás 42%)

    Sistema de Comunicação 16% (telefonia 75% e TV a cabo 25%)