SóProvas


ID
2477596
Banca
Quadrix
Órgão
CRMV-DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Julgue o item seguinte com relação à gestão da qualidade.

Os principais teóricos da gestão da qualidade são A. Feigenbaum, W. E. Deming, J. M. Juran, K. Ishikawa, G. Taguchi e P. B. Crosby.

Alternativas
Comentários
  • Certo

     

    Armand Feigenbaum

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.

     

    Joseph Juran

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a ausência de deficiências”.

     

     

    Kaoru Ishikawa

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”.

     

    Philip Crosby

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações”.

     

    William Edwards Deming

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.

     

    Fonte: TGA

  • Próxima prova perguntam qual o ano cada livro foi escrito. ¬¬

  • CERTO

     

    Não conhecia o G. Taguchi.... 

     

    Genichi Taguchi: Associou qualidade ao custo de um produto e afirmou que esses eram fatores determinantes, em grande medida, pelo design e pelo processo de fabricação, assentada no controle estatístico, ou seja, a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variabilidade estatística em relação aos objetivos fixados. Focou nas atividades de projeto e não de produção, que batizou de controle da qualidade off-line. A única forma de satisfazer ao cliente era criar produtos de qualidade robusta.

     

     

    FONTE: Adm. geral e pública para concursos - ELISABETE DE ABREU E LIMA MOREIRA- pág. 160

  • Parece que as bancas encontraram nesta matéria a forma de burlar a legitimidade dos concursos, pois é IMPOSSÍVEL prever quais serão as novidades sem comprar um gabarito. Sou formada em adm, mas gostaria que ela saísse dos editais.

  • Uma dica para a galera: as provas militares (CIAAR, Esfcex e EEAR) são um bom recurso de estudo para a matéria de administração. Elas cobram a literalidade de cada autor e de cada teoria. Força!

  • Quadrix tá de brincadeira. Quem é Taguchi e cadê o Shewhart?

  • falta só perguntar a nacionalidade e qual deles morreram primeiro. Gestão de qualidade oferece aos leitores da literatura adminitrativa saberes relevantes para que bons examinadores elaborem questões com qualidade didática, mas quadrix, infelizmente, não é uma banca examinadora de qualidade para explorar essas referências, portanto, decorar nome de gurus é de uma bestialidade.

     

  • É o que faltava agora né, sei que não ajuda nada reclamar das bancas aqui, mas difícil não faze-lo quando diante de perguntas como essas.

  • Bom vc acaba acertadno por afinidade, por conhecer alguns nomes, mas essa banda é brincadeira, msa eles todos estão presentes em quem faz um curso completo  de admnistração publica. 

    mas é um horror de questão 

  • Se você que está lendo este comentário for um examinador ou vai ser um examinador, NÃO ELABORE QUESTÕES DESSE TIPO, POR FAVOR, ISSO É COISA DE ALUNO DO FUNDAMENTAL!

    Gab.: CERTO

  • Não sei se teria coragem de responder essa questão valendo ponto de verdade

  • Pois fiquem sabendo que são essas questões que deixam os candidatos láááá em baixo, pois elas são obrigação de acertarmos, mas o que acontece é que no dia da prova não estamos no conforto de nossas casas para respoder como respondemos aqui. Uma dica!!!!!

  • Questão que não afere nível de conhecimento. É tentar a sorte de ter lido e lembrado. Taguchi? Nunca ouvi falar, os outros até que vão.

  • Quem estudou pelo material do Estratégia saberia responder numa boa, o prof. Carlos Xavier explica todos os teoricos, até mesmo sobre o Genichi Taguchi. 

  • Parece que eu ouço a voz do Xavier falando o nome deles: A. Feigenbaum, W. E. Deming, J. M. Juran, K. Ishikawa, G. Taguchi e P. B. Crosby.

  • Armand Feigenbaum

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a correção dos problemas e de suas causas ao longo de toda a série de fatores relacionados com marketing, projetos, engenharia, produção e manutenção, que exercem influência sobre a satisfação do usuário”.

     

    Joseph Juran

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a ausência de deficiências”.

     

     

    Kaoru Ishikawa

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto que é mais econômico, mais útil e sempre satisfatório para o consumidor”.

     

    Philip Crosby

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações”.

     

    William Edwards Deming

     

    Sua mais famosa definição sobre o assunto: “Qualidade é tudo aquilo que melhora o produto do ponto de vista do cliente”.

     

    Fonte: TGA

  • Faltou Shewhart, o "pai do C.E.Q, também criou o ciclo PDCA. Deming popularizou o PDCA e foi aluno de Shewhart.

    Errei a questão por isso.

  • Conheço o TAMAGOCHI, aquele brinquedo do tempo que não tinha stress e eu dormia.

  • que questão podre, eu tenho é vergonha disso aí

  • TAMAGUCHI

  • Disseram ao examinador... Esses 6 teóricos presentes no edital precisam ser contemplados na prova... o examinador apressado já querendo imprimir o caderno de provas... deu nisso aí! o melhor do Brasil é o brasileiro kkkkkkk

     

    Mas aí veio o colega "Tiago Costa" e arrumou essa questão pra nos enriquecer aqui sem perder tempo... obrigada!

  • JOSEPH JURAN :  é também considerado "o pai da qualidade" parece besteira dizer isso , mas já vi cair em prova 

    aplicou a qualidade à estratégia empresarial, em vez de a ligar meramente à estatística ou aos métodos de controle total da qualidade. Na sua opinião, a qualidade pode ser definida segundo dois contextos. Segundo uma óptica de resultados a qualidade consiste nas características do produto que satisfazem as necessidades do cliente e geram lucros. Logo, alta qualidade implica, geralmente, maiores custos. De acordo com uma ótica de custos, a qualidade é a ausência de defeitos ou erros de fabricação. Logo, alta qualidade custa, em regra, menos dinheiro para as empresas. Juran defende que a gestão da qualidade se divide em três pontos fundamentais : “A famosa trilogia de Juran”: planejamento; melhoria; e controle de qualidade.

     

    KAOURU ISHIKAWA: Responsável pela Círculos de Controle da Qualidade no Japão, um Círculo de Controle de Qualidade (CCQ) é um conjunto de pessoas voluntárias compostos de trabalhadores que fazem reuniões regularmentes para melhorar o local de trabalho. Tipicamente os tópicos discutidos são a melhoria da segurança. Fundador das 7 ferramentas  da qualidade” • Diagrama de causa-e-efeito (“Espinha de Peixe”)

     

    shikawa mostrou a importância das sete ferramentas da qualidade: - Diagrama de Pareto; - Diagrama de causa e efeito; - Histograma; - Folhas de verificação; - Gráficos de dispersão; - Fluxograma; e - Cartas de Controle.

     

     

    ARMAND V. FEIGENBAUM :  Feigenbaum é o pai do conceito de controle da qualidade total (total quality control). De acordo com a sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores. Mais do que uma técnica de eliminação de defeitos nas operações industriais, a qualidade é uma filosofia de gestão e um compromisso com a excelência. É voltada para o exterior da empresa — baseado na orientação para o cliente — e não para o seu interior — redução de defeitos.

     

    W.EDWARD DEMING O essencial da obra: Para Deming, a qualidade é defendida consoante as exigências e as necessidades do consumidor. Como elas estão em permanente mudança as especificações de qualidade devem ser alteradas constantemente. Só que Deming considera não ser suficiente cumprir as especificações. É preciso utilizar os instrumentos de controle estatístico de qualidade, em vez da mera inspeção de produtos. Esta não melhora a qualidade, não a garante e até aceita um certo número de defeitos. Ele recomenda igualmente uma seleção criteriosa dos fornecedores com que a empresa trabalha.

     

     

  • Continuação....

     

    PHILIP CROSBY

     Sua principal contribuição foi no conceito de ZERO DEFEITO, onde o objetivo das operações é procurar acertar desde o primeiro momento. Crosby propôs um programa para melhoria da qualidade, os 14 pontos abaixo estão descritos em seu livro “Qualidade é Investimento” (Crosby, 1983). - Comprometimento da Gerência; - A equipe de melhoria da qualidade; - Cálculo da qualidade; - Custo da qualidade; - Conscientização; - Ação Corretiva; - Planejamento de Zero defeitos; - Treinamento de supervisor; - Dia zero defeito; - Fixação de metas; - Erradicação da causa de erros; - Reconhecimento; - Conselhos da qualidade; e - Recomeçar do princípio.

     

    GENICHI TAGUCHI ( Confesso que não conhecia esse rsrs)

    colaborou amplamente para estudos da qualidade.  Genichi Taguchi, recentemente popularizou o conceito da função perda, focalizando o impacto da variação da qualidade. Ele tem retratado a ideia de que a variação do alvo desejado acarreta perdas para a sociedade. Taguchi aponta que, mesmo o produto estando dentro dos limites de especificação, há um custo definido para a sociedade se a característica não está exatamente no valor nominal; quanto mais longe do nominal, maior o custo.

    A qualidade de um produto não pode ser aperfeiçoada a menos que suas características possam ser identificadas e medidas. Dentro deste contexto, a variabilidade é uma característica importante de controle para o bom desempenho do produto. Taguchi divide o processo de controle de qualidade em duas etapas - controle de qualidade. Para Genichi Taguchi a chave para reduzir as perdas não está na conformidade com as especificações, mas na redução da variância estatística em relação aos objetivos fixados.

  • Quem não chutou? Então você deu um Ctrl C Ctrl V, tem lógica não.

  • Gente que questão é essa? KKKKKKKKKK

  • É fácil pra quem já estuda a mais tempo, quem tá começando não seria tão fácil assim.

  • Na dúvida: pula, pula, pula,...
  • Acho que o comentário mais votado troca Juran com Crosby.

  • CERTO.

  • Faltou Shewhart. Por isso marquei E. Shewhart criou o PDCA (popularizado por Deming) e criou as Cartas utilizadas nas ferramentas de Ishikawa. Concurseiro vê questão assim, baseia-se nela, e se lasca na prova. :(((
  • Lida a questão, vamos para a resolução.

    Gestão da Qualidade teve origem nos Estados Unidos, no início do século XX, com William Edwards Deming. Entre seus principais teóricos, podemos destacar:

    - William Edwards Deming – introdutor do movimento da qualidade no Japão. Deming criou 14 princípios para o controle de qualidade.

    Joseph Juran – entre seus principais trabalhos, destaca-se a trilogia da qualidade: planejamento, controle e aperfeiçoamento. 

    - Armand Feigenbaum – conhecido pelo seu trabalho na General Eletric. “Pai" da Total Quality Control. Para ele a qualidade deve ser um esforço sistêmico.

    - Philip Crosby – introduziu a ideia de “defeito zero". Para ele, as empresas deveriam “fazer certo desde a primeira vez".

    - Kaoru Ishikawa – difundiu os círculos da qualidade e o Diagrama de Causa e Efeito ou “espinha de peixe".

    - Genichi Taguchi – utilizada uma metodologia estatística para aumentar a qualidade dos produtos e diminuição de defeitos.

    Em face do exposto, podemos afirmar que a questão em análise está correta.


    Gabarito do Professor: CERTO.