-
Os ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos
Existem quatro tipos de ruídos de comunicação sendo eles:
- Físico
- Fisiológico
- Psicológico
- Semântico
-
Aproveitando a deixa.....
Afastamento por doença
Até os 15 (quinze) primeiros dias de afastamento serão computados como período de interrupção, sendo pagos os salários e a contagem do tempo de serviço para todos os efeitos legais (art. 60, § 3º , da Lei n. 8.213/91).
Posterior ao décimo quinto dia, a doutrina coube por classificar como hipótese de suspensão do contrato de trabalho, como conseqüência ao não pagamento de salários, apenas de recebimento do beneficio previdenciário.
-
É dito que "as etapas estarão conectadas para atingir o objetivo esperado", então se um colega falta ao trabalho há uma quebra de comunicação, certo? Podendo haver desencontro de informações.
Em minha opinião questões assim podem ter dois gabaritos.
Gab. E
-
ERRADO
Em um projeto do qual participem colaboradores de diferentes áreas, a comunicação deverá ser bem produzida e acompanhada, já que as etapas estarão conectadas para atingir o objetivo esperado. Nesse contexto, o afastamento de um colega por motivo de doença caracterizar-se-á como absenteísmo.
O Absenteísmo se dá pelas ausências do colaborador na empresa ( faltas injustificadas, justificadas, atrasos, férias e afastamentos).
-
Não poderemos afirmar que a ausência do colega dificultará (ruído) a transmissão de uma mensagem. Desde que os pontos importantes sejam repassados com objetividade, a comunicação fluirá.
-
Típica questão com 2 gabaritos.
Se os processos são interdependentes, claro que é um ruído. Quando o funcionário voltar, ele não irá saber sobre o que aconteceu no período que esteve fora, podendo adotar medidas que não são mais utilizadas.
-
Em um projeto do qual participem colaboradores de diferentes áreas, a comunicação deverá ser bem produzida e acompanhada, já que as etapas estarão conectadas para atingir o objetivo esperado. Nesse contexto, o afastamento de um colega por motivo de doença caracterizar-se-á como exemplo de ruído.(absenteismo). GABARITO ERRADO
Os ruídos na comunicação nada mais são do que qualquer elemento que interfira no processo da transmissão de uma mensagem de um emissor para um receptor. Os ruídos podem ser resultados de elementos internos e externos. São eles:
Ruído Físico: É de origem externa, nada mais são do que sons presentes em determinado lugar, acontecem do lado de fora da janela onde está ocorrendo a comunicação.
Ruído Fisiológico: Nada mais é do que qualquer questão fisiológica que bloqueie a comunicação. Exemplos: dor de cabeça.
Ruído Psicológico: É quando o indivíduo que está tentando dar atenção na mensagem propagada começa a deixar a mente vagar sobre outro assunto.
Ruído Semântico: Ocorre quando ouvimos algo que possui um significado diferente, quando a mensagem que está sendo dada possui muitos termos técnicos.
-
Se a historinha não se encaixa em nenhum desses tipos de ruídos- Físico- Fisiológico- Psicológico- Semântico é pq a questão está errada.;
-
A
questão em análise nos apresenta uma explicação sobre o “ruído", um conceito
relacionado à Comunicação Organizacional.
A comunicação é o processo pelo qual
as pessoas transmitem umas às outras informações a respeito de ideias,
sentimentos e emoções. Ela faz parte de todas as interações sociais. Assim,
antes de respondermos à questão, cabe conceituar “ruído": o ruído existe quando ocorre uma interpretação
errada da mensagem, ou seja, é qualquer força que interfira na comunicação
efetiva. Além disso, a mensagem comunicada deve ser transmitida com clareza, em
sua integralidade e não deve ser manipulada, pois isso cria uma barreira à
comunicação.
Em face do exposto, podemos afirmar que a questão está errada,
pois o afastamento de um colega de trabalho não caracteriza ruído, por si só.
Além disso, o fato de a pessoa está afastada por necessidade de saúde não é uma
barreira à comunicação, uma vez que a comunicação com esse pessoa não existirá
para ser embarreirada.
Gabarito do Professor: ERRADO.