SóProvas


ID
247840
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A ordenação de uma série documental

Alternativas
Comentários
  • A princípio, para se chegar à definição de série é preciso saber as seguintes definições:

    Arranjo: 1- Processo que ,na organização de arquivos PERMANENTES, consiste na ordenação - estrutural ou funcional - dos documentos em fundos, na ordenação das séries DENTRO dos fundos e, se necessário, dos itens documentais dentro das séries. 2-Processo, que na organização de arquivos CORRENTES, consiste em colocar ou distribuir os documentos numa sequência alfabética,numérica ou alfanumérica, de acordo com o método previamente adotado,ou seja, também denomina-se classificação.

    Fundo: 1- Principal unidade de ARRANJO  estrutural nos arquivos PERMANENTES, constituída dos documentos provenientes de uma mesma fonte geradora de arquivos. 2- Principal unidade de arranjo funcional nos arquivos PERMANENTES, constituída dos documentos provenientes de MAIS de uma fonte geradora de arquivo reunidas pela semelhança de suas atividades, mantido o princípio da proveniência.

    Item Documental: A menor unidade arquivística materialmente indivisível.


    Série: DESIGNAÇÃO DADA  ÀS SUBDIVISÕES DE UM FUNDO, QUE REFLETEM A NATUREZA DE SUA COMPOSIÇÃO, SEJA  ELA ESTRUTURAL, FUNCIONAL OU POR ESPÉCIE DOCUMENTAL.

    Fonte: Obra da  Marilena Leite Paes
  • GABARITO LETRA "E".

    Mas, faço uma ressalva:

    A ordenação de uma série documental (c) permite a avaliação de seu conteúdo, apenas a partir de instrumentos de acesso. ERRADA

    Bom, eu marquei a alternativa C. Segundo o Conarq, após a ordenação os dados referentes ao conteúdo do documento serão registrados na capa de forma a facilitar sua identificação.

    Pode ser que o erro seja que esse registro na capa é feito após a ordenação, e não na ordenação em si. Ou então o erro pode ser ao dizer que permite a avaliação do seu conteúdo, considerando nesse caso o conteúdo completo...sei lá.

    --------------------------

    ARQUIVAMENTO 

    Uma vez classificado e tramitado, o documento deverá ser arquivado, obedecendo às seguintes operações: 

    a) INSPEÇÃO: consiste no exame do(s) documento(s) para verificar se o(s) mesmo(s) se destina(m) realmente ao arquivamento, se possui(em) anexo(s) e se a classificação atribuída será mantida ou alterada. 

    b) ORDENAÇÃO: consiste na reunião dos documentos classificados sob um mesmo assunto. A ordenação tem por objetivo agilizar o arquivamento, minimizando a possibilidade de erros. Além disso, estando ordenados adequadamente, será possível manter reunidos todos os documentos referentes a um mesmo assunto, organizando-os previamente para o arquivamento. 

    Após a ordenação, os documentos classificados sob o mesmo código formarão dossiês acondicionados em capas apropriadas com prendedores plásticos, com exceção dos processos e volumes. Os dados referentes ao seu conteúdo (código, assunto e, se for o caso, nome de pessoa, órgão, firma ou lugar) serão registrados na capa de forma a facilitar sua identificação. Os dossiês, processos e volumes serão arquivados em pastas suspensas ou em caixas, de acordo com suas dimensões.

    http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/Media/resolucao_14.pdf

  • "A adoção de um ou mais critérios de ordenação para uma série documental permite evitar, em princípio, que, para a localização de um único documento, seja necessária a consulta de dezenas ou centenas de outros." (Como classificar e ordenar documentos de arquivo - Janice Gonçalves)

    GAB: LETRA E