SóProvas


ID
247843
Banca
FCC
Órgão
TRT - 8ª Região (PA e AP)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Um plano de classificação visa dar acesso aos documentos e

Alternativas
Comentários

  • Alternativa D

    classificação é o procedimento mais determinante na organização
    dos documentos de arquivo: no que se refere especificamente à fase corrente, os documentos podem ser classificados durante a própria tramitação, o que já os “prepara” para a integração aos demais documentos, quando tiverem de ser arquivados. Mais que isso: a classificação dos documentos na sua entrada ou saída do órgão auxilia na atualização do plano de classificação, pois novos tipos documentais, não previstos no plano, que forem recebidos ou expedidos terão necessariamente que ser incorporados a ele. Neste sentido, se adotado em todas as unidades que lidam com os documentos - seja protocolando-os, expedindo-os ou arquivando-os -, o plano de classificação será um instrumento fundamental para a realizarão da gestão de documentos.


  • Segundo a Terminologia Arquivística Brasileira, o plano de classificação, também conhecido como código de classificação, é um instrumento para classificar todo e qualquer documento produzido e recebido por um órgão no exercício de suas funções e atividades. 

  • GAB:  D

    78 - PLANO DE CLASSIFICAÇÃO
    Esquema elaborado a partir do estudo das estruturas  e funções (dar visibilidade as funções) da instituição e análise do arquivo por ela produzido (e atividades do organismo produzido), pelo qual se distribuem os  documentos em  classes, de acordo com métodos de arquivamento específicos (deixando claras as relações entre os documentos) . Expressão geralmente adotada em arquivos correntes.

    Fonte: www.aneel.gov.br/arquivos/.../Plano_Classificacao_unificado_intranet_at...