SóProvas


ID
2478787
Banca
PUC-PR
Órgão
TJ-PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Leia a citação a seguir.

Buosi (2012, p.54) ilustra:

A origem da Síndrome de Alienção Parental (SAP) ocorre exatamente no momento em que um dos genitores percebe o interesse do outro genitor em preservar a convivência afetiva com a criança, e a usa de forma vingativa perante ressentimentos advindos da época do relacionamento ou da separação, programando o filho a odiar e rejeitar o outro genitor sem nenhuma justificativa plausível.”

A respeito de Alienação Parental, é CORRETO afirmar sobre sua origem:

Alternativas
Comentários
  •  

    O genitor alienado (ERRO) geralmente se apresenta com um perfil de superprotetor, que não consegue ter consciência da raiva que está sentindo e, com intencionalidade de se vingar do outro, passa a emitir os comportamentos alienadores. 

    O discurso verbal do genitor alienador (ERRADO) é sempre no sentido de que está pensando no melhor para si, em seus interesses e em tudo o que possa fazer para sentir-se melhor. 

    O fato de um genitor alienar a criança contra o outro genitor se torna cada vez mais comum em disputas de guarda pelos filhos e separações conjugais, nas quais tal manipulação faz com que o genitor alienado ganhe força (ERRADO)

    A partir do momento em que as situações não estão resolvidas entre os genitores, eles se sentirão lesados e possivelmente alimentarão um desejo de vingança para com o outro, sendo, portanto, os filhos a forma mais acessível de atingir esse objetivo. 

    Os abusos psicológicos, que são realizados sutilmente e sem que os envolvidos percebam (ERRADO) são comumente aplicados pelos filhos alienados ao buscar desmoralizar um genitor (ERRADO)

     

    Indicar para comentário

  • De acordo com Buosi (2011) "A Síndrome da Alienação parental atinge principalmente crianças e adolescentes, filhos de casais separados que enfrentam uma disputa judicial sobre a guarda dessa criança, que passa a ser usada por um dos genitores como objeto de vingança do outro, que detém mágoas e sentimentos mal resolvidos da dissolução conjugal. A partir daí, um jogo de manipulações se instala, e uma série de consequências negativas atinge os envolvidos" (p. 9).

    Ainda segundo Buosi (2011), "a partir do momento em que as situações não estão resolvidas entre os ex-parceiros, eles se sentirão lesados e possivelmente alimentarão um desejo de vingança para com o outro, sendo, portanto, os filhos a forma mais acessível de atingi-lo. Assim, quem irá sofrer em função dos problemas do casal será a criança, o que não poderia ocorrer tendo em vista que os adultos deveriam separar os problemas relacionados à conjugalidade e parentalidade para resguardar os filhos" (p. 46).

    Fonte: Lei da Alienação Parental: O contexto sociojurídico da sua promulgação e uma análise dos seus efeitos

    Gabarito: D