SóProvas


ID
2479483
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

      Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

      Os funcionários, até então, trabalhavam de casa, mas ele queria que todos estivessem juntos, para se conectarem e colaborarem mais facilmente. Mas em pouco tempo ficou claro que Nagele tinha cometido um grande erro. Todos estavam distraídos, a produtividade caiu, e os nove empregados estavam insatisfeitos, sem falar do próprio chefe.

      Em abril de 2015, quase três anos após a mudança para o escritório aberto, Nagele transferiu a empresa para um espaço de 900 m² onde hoje todos têm seu próprio espaço, com portas e tudo.

      Inúmeras empresas adotaram o conceito de escritório aberto – cerca de 70% dos escritórios nos Estados Unidos são assim – e até onde se sabe poucos retornaram ao modelo de espaços tradicionais com salas e portas.

      Pesquisas, contudo, mostram que podemos perder até 15% da produtividade, desenvolver problemas graves de concentração e até ter o dobro de chances de ficar doentes em espaços de trabalho abertos – fatores que estão contribuindo para uma reação contra esse tipo de organização.

      Desde que se mudou para o formato tradicional, Nagele já ouviu colegas do setor de tecnologia dizerem sentir falta do estilo de trabalho do escritório fechado. “Muita gente concorda – simplesmente não aguentam o escritório aberto. Nunca se consegue terminar as coisas e é preciso levar mais trabalho para casa”, diz ele.

      É improvável que o conceito de escritório aberto caia em desuso, mas algumas firmas estão seguindo o exemplo de Nagele e voltando aos espaços privados.

      Há uma boa razão que explica por que todos adoram um espaço com quatro paredes e uma porta: foco. A verdade é que não conseguimos cumprir várias tarefas ao mesmo tempo, e pequenas distrações podem desviar nosso foco por até 20 minutos.

      Retemos mais informações quando nos sentamos em um local fixo, afirma Sally Augustin, psicóloga ambiental e de design de interiores.

(Bryan Borzykowski, “Por que escritórios abertos podem ser ruins para funcionários.” Disponível em:<www1.folha.uol.com.br>. Acesso em: 04.04.2017. Adaptado)

Assinale a alternativa em que a nova redação dada ao seguinte trecho do primeiro parágrafo apresenta concordância de acordo com a norma-padrão:

Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito.

Alternativas
Comentários
  • Esse "faz cerca" é muito estranhos aos ouvidos.

  • Letra (c)

     

    Complementando os demais comentários:

     

    A cerca de: escrito assim, separado, significa "perto de", "aproximadamente", "proximo de"

     

    Ex.: BSB fica "a cerca de" 208 KM de Gyn

     

    Acerca de: tem significado de "a respeito de" ou "sobre"

     

    Ex.: Estavámos conversando "acerca" da viagem.

     

    Há cerca de: por apresentar o verbo "haver" tem sentido de tempo decorrido, logo, significa "desde aproximadamente", "faz aproximadamente"

     

    Ex.: O curso foi lançado há cerca de dois anos.

  • Luiz Diego, acho que você se equivocou na sua colocação, pois na expressão MAIS DE UM o verbo concorda com o SUBSTANTIVO e não com o numeral. Espero ter ajudado! 

  •  a) Muitos executivos já havia transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

     a) Muitos executivoshaviam transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

                                    (Verbo "haver" aqui é pessoal, tem sujeito e concorda com ele porque tem sentido de ter - "tinham")

     

     b) Mais de um executivo já tinham transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele fazem mais de quatro anos.

     b) Mais de um executivo tinha transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele faz mais de quatro anos.

    (o verbo concorda com o numeral "mais de um";  sem contar que o substantivo "executivo" também está no singular)

     

     c) O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos. CORRETA!

     

     d) Devem fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como foi transferido por muitos executivos.

     d) Deve fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como (outras equipes) foram transferidas por muitos executivos.

    (locução verbal "deve fazer" com sentido de tempo decorrido, ambos ficam no singular)

     

     e) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinham sido feitos por outros executivos do setor.

     e) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinha sido feito por outros executivos do setor.

      (o que= aquilo, o pronome relativo "que" juntamente com o artigo definido "o" toma o sentido de pronome demostrativo, esse exercendo papel de sujeito da oração subordinada a qual a locução verbal "tinha sido feito" deve concordar)

     

    OBS: @Ana Santos, "faz cerca de quatros anos"  vs. "há cerca de quatro anos"

                                Informal/Coloquial                Formal/Culta

  • Pessoal, pegadinha da banca na letra A:

    a) Muitos executivos já havia transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

    Atenção:O verbo haver somente fica no sigular se na frase seu sentido for "existir, ocorrer, acontecer".Na questão acima, o sentido é "Ter"

    Bons estudos!!!

  • C)

     

    A) Muitos executivos já havia transferido.

     Verbo não concorda com sujeito

     

    B) Mais de um executivo já tinham feito.

      A expressão ''mais de um'' seguida de um substântivo , o verbo deve concordar com  o numeral.. 

     

    C) O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos.

     

    D) Devem fazer uns quatro anos.  

    Qual é, as pessoas criaram 4 anos? [Verbo fazer ,no sentido de tempo transcorrido é impessoal, fica na 3° do singular, e não tem sujeito.  >FAZ<]

     

    E) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinham sido feitos por outros executivos.

     A correlação poderia até dar certo,se tivesse concordância.

     

     

     

     

    Não desista ,cara.

    A dor é temporária!

  •  

    A) Muitos executivos já havia transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele. ( verbo não está com sentido de existir, e sim com o sentido de TER)

    B) Mais de um executivo já tinham transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele fazem mais de quatro anos. ( EXPRESSÃO MAIS DE UM O VERBO PERMANECE NO SINGULAR)

    C) O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos. ( COMPLETAMENTE DENTRO DA NORMA-PADRÃO)

    D) Devem fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como foi transferido por muitos executivos.

    E) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinham sido feitos por outros executivos do setor.

  • Cheguei à alternativa correta por eliminação, porém com ressalvas. Achei a redação repetitiva: o verbo "fazer" aparecendo três vezes numa pequena oração, não ficou agradável, mas como as outras opções possuiam erros evidentes, sobrou a "c". Tem que dançar conforme a música!

  • Mais de um -> Singular
    Mais de dois -> Plural
    Concordam com o numeral.

    EXCEÇÃO, quando indicar reciplocidade A<->B
    Exemplos:
    Mais de um aluno se cumprimentaram
    Mais de um Deputado se ofenderam no plenário

  • Cai igual um pato por causa desse "faz cerca". O comentário da colega Camila esclareceu 100%, muito obrigado. Juntos somos fortes

  • Que sacanagem, como a resposta da anterior foi a C não acreditei na minha intuição é critério de eliminação de resposta, em fim, errei mais uma, antes errar aqui do que na prova.

    Excelentes comentários para béns galera

  • É simples... conjugar o verbo de acordo com o sujeito! ;) essa eu acertei :)

  • RESP. LETRA "c"

    correção nas demais:

    A- (haviam)

    B- (tinha) (faz)

    D- (deve) (tal...)

    E- (tinha)

  • O grande Pest diz :  "A expressão "MAIS DE UM"  tem particularidades: se a frase indicar reciprocidade, se houver coletivo especificado ou se a expressão vier repetida, o verbo fica no PLURAL".

     

    Então, na letra B a concordância do verbo com a expressão MAIS DE UM está errada. 

  • GAB. C

  • Errei por causa do ´´faz cerca´´ :(

  • Putz, pensei que só eu tinha ido na A). Eu fiquei em dúvida na A e na C, não fui na C porque elaboraram o final da frase de forma informal, por exemplo:

     

    "faz cerca de quatros anos"  vs. "há cerca de quatro anos"                            
            Informal/Coloquial                Formal/Culta

     

    E o pior, eu vi que o "havia transferido" da letra A) estava errado, aí pensei, tô achando erro e forma informal em todas, vai essa mesmo, marquei a A e era a C, a Vunesp faz muito isso.

  • Faz cerca?? =/ 

     

    NUNCA NEM VI!.. QUE DIA FOI ISSO?? 

  • A) Muitos executivos já HAVIAM...
    B) Mais de um executivo já TINHA/FAZ 
    C) Gabarito
    D) DEVE fazer uns quatro anos... / TAL como foi transferido por muitos executivos
    E) ...fez o que já TINHA sido feito...

  • gab. C

  •  a) Muitos executivos já havia transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

     Verbo haver, no caso supra, é pessoal, pois tem sentido de TER e não de OCORRER, EXISTIR e ACONTECER. 

     b) Mais de um executivo já tinham transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele fazem mais de quatro anos.

     Verbo ter, no caso acima, é empregado no singular concordando com Mais de um (Mais de um singular concordando com mais próximo)

    c) O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos.

     Está de acordo com a norma culta, todas as concordâncias acima. 

    d) Devem fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como foi transferido por muitos executivos.

     A impessoalidade do verbo fazer no sentido de tempo decorrido , transefere a seu auxiliar

    e) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinham sido feitos por outros executivos do setor.

    Os verbos auxiliar TER deve ficar no singular, pois no caso flexiona  tão somente o verbo principal em número 

  • GABARITO: C

    Olá, Leonardo Umbelino!

    Veja o meu entendimento:

     Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito – ele transferiu sua equipe para um chamado escritório aberto, sem paredes e divisórias.

    ...Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como foi transferido por muitos executivos. (ERRADO)

    O correto seria: ...transferiu sua EQUIPE para escritórios abertos, TAL como foi transferida por muitos executivos. Pergunte para o verbo: Quem foi transferida por muitos executivos? A EQUIPE!

    Esse foi meu entendimento! Corrijam-me se eu estiver errada!

  • A)"Muitos executivos já haviam"

    B)"Mais de um executivo já tinha" / "Faz mais de quatro anos"

    C) "O que muitos executivos fizeram" / "Faz cerca de quatro anos" -> Correta

    D)"Deve fazer uns quatro anos"

    E)"O que já tinha sido feito"

  • A alternativa (A) está errada, pois a locução verbal “havia transferido” deve concordar com o sujeito plural “Muitos executivos”. Note que o verbo “havia” não se encontra no sentido de existir, por isso deve se flexionar. Veja a correção:

    Muitos executivos já haviam transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

     

     

    A alternativa (B) está errada, pois a expressão singular “Mais de um” força o verbo ao singular. Além disso, o verbo “fazer”, no sentido de tempo decorrido, não pode se flexionar no plural. Veja a correção:

    Mais de um executivo já tinha transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele faz mais de quatro anos.

     

     

    A alternativa (C) é a correta.  O verbo “fizeram” concorda com o sujeito “muitos executivos”. A locução verbal da voz passiva “foi feito” tem como sujeito paciente o pronome demonstrativo “O”. Note que o verbo “fazer”, no sentido de tempo decorrido, não pode se flexionar no plural. Confirme:

    O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos.

     

    OBS: Há cerca de: Por possuir o verbo “haver” ele indica tempo decorrido, não define esse tempo com exatidão, apenas de uma forma aproximada. Deste modo, o verbo haver apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser sempre conjugado somente na 3ª pessoa do singular. Ele também pode ser substituído pelo verbo fazer: 

    Exemplo: Há cerca de cinco minutos = faz cerca de cinco minutos. 

     

     A alternativa (D) está errada, pois o verbo “fazer”, no sentido de tempo decorrido, não permite que seu verbo auxiliar se flexione no plural. Além disso, a locução conjuntiva comparativa “tal como” não deve variar. Por fim, a locução verbal da voz passiva “foi transferido” não apresenta referente masculino, mas feminino (“equipe”). Veja a correção:

     

    Deve fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tal como foi transferida por muitos executivos.

    A alternativa (E) está errada, pois o pronome relativo “que” ocupa a função de sujeito e retoma o pronome singular “o”. Assim, a locução verbal “tinham sido feitos” deve se flexionar no singular.

    Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinha sido feito por outros executivos do setor.

     

    Fonte: Estratégia concursos

     

     

  • Se o verbo haver não estiver no sentido de existir, ele deve se flexionar de acordo com o sujeito.

  • gab. C

  • Analisemos letra a letra:

    Letra A - ERRADA - Deve-se empregar a forma plural "haviam transferido", para que haja concordância com o núcleo do sujeito "executivos".

    Letra B - ERRADA - O sujeito formado pela expressão "Mais de um", exceto quando estiver associado à ideia de reciprocidade, faz com que o verbo seja flexionado no singular. Dessa forma, deve-se empregar a forma "já tinha transferido".

    Letra C - CERTA - Destaca-se a flexão em 3a pessoa do singular do verbo impessoal "fazer", indicando tempo decorrido.

    Letra D - ERRADA - O verbo principal "fazer", no sentido de tempo decorrido, é impessoal. O auxiliar se torna também impessoal, o que faz com que empreguemos a construção "Deve fazer", com o auxiliar flexionado na 3a pessoa do singular.

    Letra E - ERRADA - Deve-se empregar a forma singular "tinha sido feito", para que haja concordância com o antecedente do pronome relativo - o demonstrativo "o", que equivale a "aquilo".

    Observe:

    ... fez o que já tinha sido feito por outros executivos do setor.

    = ... fez aquilo que já tinha sido feito por outros executivos do setor.

    Resposta: Letra C

  • Assinale a alternativa em que a nova redação dada ao seguinte trecho do primeiro parágrafo apresenta concordância de acordo com a norma-padrão:

    Há quatro anos, Chris Nagele fez o que muitos executivos no setor de tecnologia já tinham feito.

    Compilação

    A) Muitos executivos já havia transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

    Muitos executivos já haviam transferido suas equipes para o chamado escritório aberto, como feito por Chris Nagele.

    (Verbo "haver" aqui é pessoal, tem sujeito e concorda com ele porque tem sentido de ter - "tinham")

    -------------------------------------------------------

    B) Mais de um executivo já tinham transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele fazem mais de quatro anos.

    Mais de um executivo já tinha transferido suas equipes para escritórios abertos, o que só aconteceu com Chris Nagele faz mais de quatro anos.

    (o verbo concorda com o numeral "mais de um";  sem contar que o substantivo "executivo" também está no singular)

    -------------------------------------------------------

    C) O que muitos executivos fizeram, transferindo suas equipes para escritórios abertos, também foi feito por Chris Nagele, faz cerca de quatro anos. [Gabarito]

    -------------------------------------------------------

    D) Devem fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tais como foi transferido por muitos executivos.

    Deve fazer uns quatro anos que Chris Nagele transferiu sua equipe para escritórios abertos, tal como (outras equipes) foram transferidas por muitos executivos.

    (locução verbal "deve fazer" com sentido de tempo decorrido, ambos ficam no singular)

    (Expressão de Natureza Adverbial Modal "tal como")

    -------------------------------------------------------

    E) Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinham sido feitos por outros executivos do setor.

    Faz exatamente quatro anos que Chris Nagele fez o que já tinha sido feito por outros executivos do setor.

    (o que = aquilo, o pronome relativo "que" juntamente com o artigo definido "o" toma o sentido de pronome demostrativo, esse exercendo papel de sujeito da oração subordinada a qual a locução verbal "tinha sido feito" deve concordar)

    By: Camila FocoForçaFé

     

  • Verbo "fazer" indicando tempo transcorrido é impessoal, por isso "faz cerca de 4 anos".

  • Loc. verbal c/ v. haver: sempre o 1º auxiliar e o último princ. Quando houver essa estrutura, pode-se trocar por “tinha”.

    Expressões partitivas: neste caso, o v. auxiliar concordará com o numeral. Caso fosse: “uma parte dos executivos já tinha/ tinham transferido...” a concordância dar-se-ia com ambos.

    Quem fizeram? Os executivos. Foi feito por quem? Chris.

    Loc. verbal c/ verbo “fazer”: sempre o 1º auxiliar e o último princ. O v. “fazer” neste sent. de tempo decorrido não se flexiona, assim como seu auxiliar.

    O que tinha sido feito? Aquilo. A loc. deve concordar c/ o pron.

  • Quando o verbo HAVER funciona como verbo auxiliar, no sentido de "TER" ele fica no plural quando necessário

    Exemplo: Ele havia feito uma boa prova

    Eles haviam feito uma boa prova (eles tinham feito uma boa prova)

    Quando o verbo HAVER tem o sentido de Existir ou Acontecer ele é IMPESSOAL e não fica no plural. Exemplo:

    Havia uma pessoa na sala

    Havia duas pessoas na sala

    Houve um acidente

    Houve dois acidentes.

    O verbo haver também tem outros significados mas é pouco usual e ainda nunca vi sendo cobrado em prova.

    Conseguir: O funcionário houve o perdão do chefe

    Lidar: O aluno não se havia com o professor

    Considerar: O acusado houve por bem não se pronunciar