SóProvas


ID
2479672
Banca
VUNESP
Órgão
TJ-SP
Ano
2017
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Leia a notícia a seguir.

Marine Le Pen e Emmanuel Macron venceram o primeiro turno das eleições francesas neste domingo [23 de abril], classificando-se para o embate final em 7 de maio. O resultado é histórico. É a primeira vez na história moderna da França em que nenhum candidato dos principais partidos chega ao segundo turno. Rejeitados nas urnas, eles deixam um espaço em aberto para a população testar outras forças.

(Folha de S.Paulo, 23.04.17. Disponível em: <https://goo.gl/Uuyp62> .

Adaptado)


O embate entre Le Pen e Macron marcou a disputa, respectivamente, entre

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA E.

     

    Le Pen negou que seu partido seja xenófobo ou islamofóbico. Mas, suas declarações deram munição a seus detratores. Isso ocorreu, por exemplo, quando Le Pen defendeu a expulsão imediata de todos os estrangeiros em situação ilegal, o fim do direito de solo − a nacionalidade automática para quem nasce na França − e o fim do direito ao reagrupamento familiar. 

    Le Pen é considerada xenófoba, por analistas políticos. Emmanuel Macron é um político de centro, que defende uma maior integração europeia.

    nacionalismo, em sentido estrito, seria um sentimento de valorização marcado pela aproximação e identificação com uma nação. O termo está relacionado à preservação da nação enquanto entidade; na defesa do seu território, delineado por fronteiras terrestres; da economia nacional e nos campos linguístico, cultural, etc., contra processos de destruição ou transformação identitária.

    xenofobia é o medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas estranhas ao meio daquele que as julga ou que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito e religião diferente.

     

    Já Macron chegou, com todo o seu vigor político e novos horizontes. Também ele pensa e quer que haja mais Europa, mais integração europeia, uma nova Europa. 

     

    Fontes: http://www.dn.pt/opiniao/opiniao-dn/anselmo-borges/interior/trump-merkel-macron-e-francisco-sobre-a-europa-8635954.html

    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/05/internacional/1486311781_647565.html

    https://www.estrategiaconcursos.com.br/blog/tj-sp-prova-comentada-e-gabarito-extraoficial-de-atualidades/

  • Resposta E

    ---------------------------------

    Le Pen inicia campanha na França com discurso xenófobo e protecionistaA líder da ultradireitista Frente Nacional promete defender os franceses da UE, dos estrangeiros e dos muçulmanos

     

    Notocia 02/02/2017

    Prova 02/07/2017

     

    https://brasil.elpais.com/brasil/2017/02/05/internacional/1486311781_647565.html

  • Nada esquerdista essa análise... mas prova é prova...

  • Não tem nada de análise esquerdista, é um fato concreto, claro e evidente. Existe um sério problema em quem não sabe separar as paixões ideológica do que realmente acontece no mundo. Melhor assim, pois desse modo temos uma claúsula de barreira que além de medir conhecimento, obsta extremos. 

  • Não precisa querer defender sua ideologia pra perceber que a alternativa ''E'' extrapolou ao dizer ''xenófobo, associado à direita''. Uma coisa é a Le Pen fazer discurso xenófobo ou não, outra é associar xenofobia à direita. De qualquer modo, com os acontecimentos causados pelos imigrantes refugiados, como não falar em proteção? 

  • Comentário: A candidata Marine Le Pen, do partido Frente Nacional, representa a extrema direita francesa, com forte posicionamento voltado à intolerância, xenofobia e movimentos antiglobalização. Já o candidato vitorioso, Emmanuel Macron, líder do partido de centro En Marche!, defende uma postura integracionista, favorável à União Europeia e à política de refugiados.

     

     

     

    https://blog.grancursosonline.com.br/wp-content/uploads/2017/07/Coment%C3%A1rios-Escrevente-TJ-SP-Rebecca-Guimar%C3%A3es.pdf

  • Talvez seja por isso que Marine Le Pen perdeu. hahahaah

    Dalee Emmanuel

  • Certamente uma questão desta não cai mais.

    Estudar atualidades é complicado.

  • Nossos meios de comunicação não são nada imparciais.E tem gente que ainda diz que é um fato concreto, mas vamos estudar que ganhamos mais.

  • alguém conseguiu questões sobre atualidades?

  • Tem que esquerdar pra acertar !

  • ACERTEI A QUESTÃO...

     

    MAS É FATO... VOCE TEM QUE ESQUERDAR PARA ACERTAR QUESTÕES DE CONCURSOS.

     

    MUITO EMBORA A SUA VISÃO DE VIDA [GRAÇAS A MEU BOM DEUS], LHE IMPEÇA DE PENSAR COMO ESSAS MEDÍOCRES BANCAS COMUNISTAS.

  • Penso o mesmo Pedro Igor.

  • Concordo com você Conurseiro Brasília!! Vamos estudar, pois fatos são fatos. Além, só pela animosidade dá pra ver o nível, e os próprios já se autodeclaram de direita. Vou prestar mais atenção para não votar em quem eles apoiam.

  • Hunrum, question trés trés gauche!!

  • Percebe-se que a banca bebe da velha grande mídia(quase toda ela esquerdista até as entranhas) pra elaborar as questões de atualidades. É uma vergonha uma questão dessas numa prova de concurso público! Essa questão é simplesmente criminosa!

  • Venho aqui pra aprender, no entanto, sou interrompido pelos comentaristas de política. Quando perdem tempo pra comentar politicamente um assunto, ao menos aqui, se tornam tanto quanto ou pior aos extremamente de direita ou esquerda, fossem mesmo comedidos politicamente falando dariam de ombro aos comentários que julgam desnecessários!