SóProvas


ID
2479870
Banca
UFU-MG
Órgão
UFU-MG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Considere o texto a seguir.

A guerra é a política destituída de metáfora, o momento________ os agentes abrem mão da mediação discursiva e optam pelo ato físico de dominar. ________ o controle das riquezas materiais e de todos os sentidos simbólicos, a realização do fenômeno militar é, no fim, a imposição do poder de um grupo sobre outro.

A Segunda Guerra Mundial, _________ fim no cenário europeu aconteceu há 70 anos, levou a vontade de dominação a feições arquetípicas. Desde fins do século XIX desenvolvia-se o capitalismo industrial, com a aparente vitória da direita liberal nos planos econômico e político. ________ nas primeiras décadas do século seguinte, a receita ampliou a miséria, terreno prenhe ________ brotaram ideologias de extrema-direita: o fascismo italiano e o nazismo alemão - que se configuraram em planejamento sistemático de expansão armada, controle absoluto das massas trabalhadoras e extermínio físico das oposições.

Resultado de um programa gestado no espectro político hegemônico no Ocidente, o relâmpago nazista que se pôs à mostra na década de 1930 partia de lugares ideológicos tão reconhecíveis que custou a encontrar oposição verdadeira. Hitler, Mussolini e seus aliados só enfrentaram duas resistências cerradas: outras potências imperiais ________ se viram confrontadas, e os milhões de combatentes informais, que compuseram a grande barreira ideológica ao projeto nazista de aniquilação.

ELIAS, Rodrigo. Revista de História da Biblioteca Nacional. Ano 10, No. 116, maio de 2015, p. 5 (fragmento adaptado).


Assinale a alternativa que apresenta os itens que preenchem corretamente as lacunas do texto.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: A


    A guerra é a política destituída de metáfora, o momento NO QUAL os agentes abrem mão da mediação discursiva e optam pelo ato físico de dominar. NÃO OBSTANTE o controle das riquezas materiais e de todos os sentidos simbólicos, a realização do fenômeno militar é, no fim, a imposição do poder de um grupo sobre outro.

    A Segunda Guerra Mundial, CUJO fim no cenário europeu aconteceu há 70 anos, levou a vontade de dominação a feições arquetípicas. Desde fins do século XIX desenvolvia-se o capitalismo industrial, com a aparente vitória da direita liberal nos planos econômico e político. MAS nas primeiras décadas do século seguinte, a receita ampliou a miséria, terreno prenhe NO QUAL brotaram ideologias de extrema-direita: o fascismo italiano e o nazismo alemão - que se configuraram em planejamento sistemático de expansão armada, controle absoluto das massas trabalhadoras e extermínio físico das oposições.

    Resultado de um programa gestado no espectro político hegemônico no Ocidente, o relâmpago nazista que se pôs à mostra na década de 1930 partia de lugares ideológicos tão reconhecíveis que custou a encontrar oposição verdadeira. Hitler, Mussolini e seus aliados só enfrentaram duas resistências cerradas: outras potências imperiais QUANDO se viram confrontadas, e os milhões de combatentes informais, que compuseram a grande barreira ideológica ao projeto nazista de aniquilação.