SóProvas


ID
2481184
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
CBM-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados preliminares do Censo de 2010, divulgados pelo IBGE, 85% da população brasileira vivem em áreas urbanas. Dessa forma, os ambientes urbanos irão, cada vez mais, exigir atenção da sociedade e, em especial, dos gestores públicos no que concerne não só ao aspecto quantitativo, mas também à complexidade dos elementos envolvidos em análises urbanas, como questões sociais, culturais e ambientais. A respeito desse tema, julgue o item subsequente.

Os fenômenos climáticos extremos ocorrem com mais frequência em áreas urbanas que nas rurais.

Alternativas
Comentários
  • é ao contrario!

  • Fenomenos climaticos extremos são catastrofes de alta complexidade. EX) Tornados, enchentes, secas prolongadas. Essas catastrofes NÃO podem ocorrer em um ambiente de forma mais rigorosa que em outro ambiente. Isso não signifca dizer que vai ser tudo igual. A quantidade de pessoas atingidas é bem maior na zona urbana, ao passo que na zona rural vc vai ter varios deslizamentos de terras , enchentes, ou seja, cada região tera sua consequencia. Agora dizer que ocorre mais em uma região que em outra ta completamente errado.

  • Na verdade, nas áreas rurais há uma grande incidência de diversos fenômenos, a diferença é que a zonas urbanas, quando nelas ocorrem, ficam mais devastadas, principalmente pelas chuvas, que às vezes nem são tão fortes ou demoradas, mas o fato de a cidade ser uma "selva de pedra" acaba por alagar intensamente.